Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lurdes Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5924
Resumo: O presente relatório corresponde à descrição de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de jardim-de-infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo emergiu da nossa prática pedagógica no âmbito da intervenção precoce na infância no contexto acima referido, uma vez que o contexto de abrangência da intervenção precoce é mais vasto, e pretendeu problematizar a importância das práticas de intervenção precoce para a emergência de novas competências nas crianças em situação de risco. Desta forma, procurámos promover a realização de experiências de aprendizagem na área da expressão e comunicação colocando a ênfase no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, tendo em conta a articulação das diferentes áreas de conteúdo, evidenciadas nas «Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar». Neste sentido recorremos à articulação das diferentes linguagens, tendo em conta a importância da sua transversalidade na construção das aprendizagens, utilizando estratégias de ensino diversificadas em que foram valorizados os processos de aquisição da linguagem, utilizando uma pedagogia diferenciada de forma a responder à individualidade de cada criança.This report goes with a work description, which has been developed in a supervised teaching practise in the nursery school context and its purpose is to obtain a master degree in pre-school education. This study appears from our pedagogical performance which ambit is to act early/prematurely in the above context as there is a lot to be done at this wide context/stage and it also intended to equate the prematurely intervention for the appearance of new skills of children in danger. In this way we try to promote the learning experiences in the expression and communicative areas giving a great importance to the speaking skill and of course we can´t forget the writing one taking in account the context included in the “Curricular Orientations to the Pre-school Education”. In this way we try to take profit from different languages/speeches as we can’t forget the importance of different links which stimulate children to learn. Of course we have to diversify the learning strategies where we gave a great value to the acquisition process of the language/speech and to attain this we have to use a differentiated pedagogy in order to reply to each child individualization.
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