O jornal escolar digital na promoção da literacia mediática, em contexto de biblioteca escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9438 |
Resumo: | A era em que vivemos é marcada por transformações de grande impacto, designadamente nos modos de acesso à informação e ao conhecimento, na forma de comunicar, de se relacionar e de produzir saber, associadas a uma revolução tecnológica e digital, tornando-se imperativo educar para os media. As bibliotecas escolares possuem um importante papel na promoção de diversas literacias, entre as quais a literacia mediática. Revelando-se pertinente o desenvolvimento de estratégias de implementação de educação para os media, nestes contextos, e tendo em consideração as potencialidades dos jornais escolares, o presente estudo centrou-se num projeto de investigação-ação com alunos de 1.º ciclo de uma escola do concelho de Leiria, onde se criou e dinamizou, no âmbito da biblioteca escolar, um jornal escolar em formato digital, realizando-se, em sessões semanais, atividades inerentes ao processo de criação de raiz do jornal e à produção de conteúdos para publicação, a par de atividades com uma intencionalidade específica direcionada para o desenvolvimento da literacia mediática, fazendo uso de tecnologias digitais disponíveis, conforme planificação efetuada com base no referencial “Aprender com a biblioteca escolar”. Durante a fase da ação, recorreu-se à observação participante, assumindo os alunos, neste processo, um papel ativo, na medida das suas capacidades, e procedeu-se ao registo de anotações num diário de bordo que, depois de analisadas, deram origem a um conjunto descritivo de etapas e procedimentos. A avaliação do projeto teve por base a aplicação de um questionário aos alunos e a realização de um grupo de discussão. A maioria dos alunos manifestou-se satisfeita e revelou mudança de atitudes e desenvolvimento de competências. Este estudo é indicativo do potencial de um projeto de criação e sustentabilidade de um jornal escolar digital, no contexto de uma biblioteca escolar, possibilitando a alunos de 1.º ciclo importantes experiências que os podem enriquecer a diversos níveis, nomeadamente ao nível da literacia mediática, enquanto se envolvem na sua produção. |
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