A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26655
Resumo: Apesar de serem áreas de fundamental importância à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos, a Fonética e a Fonologia, tradicionalmente, fazem-se presentes no currículo escolar brasileiro de maneira incipiente (CAGLIARI, 2009). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por essas áreas na recém-lançada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), especificamente no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo fundamentou-se em Cagliari (2009) e em Simões (2006) e evidenciou que as áreas em pauta têm papel de destaque nesse nível de ensino durante todo o processo de apropriação e de sedimentação do sistema de escrita alfabética. Entretanto, mostrou também que, apesar de se embasar no sociointeracionismo discursivo para apresentar a sua compreensão de língua e de linguagem, a BNCC distancia-se de tal perpectiva, ao tratar a variação linguística como um conteúdo (um objeto do conhecimento) e não como um princípio que transversaliza a Fonética e a Fonologia, bem como os demais níveis de análise linguística, o que contribui com o fortalecimento da visão genérica e estereotipada do fenômeno.
id RCAP_34559c1b15494d3378d2efc5f5d92fcf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciaisFonéticaFonologiaEnsino de língua portuguesaApesar de serem áreas de fundamental importância à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos, a Fonética e a Fonologia, tradicionalmente, fazem-se presentes no currículo escolar brasileiro de maneira incipiente (CAGLIARI, 2009). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por essas áreas na recém-lançada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), especificamente no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo fundamentou-se em Cagliari (2009) e em Simões (2006) e evidenciou que as áreas em pauta têm papel de destaque nesse nível de ensino durante todo o processo de apropriação e de sedimentação do sistema de escrita alfabética. Entretanto, mostrou também que, apesar de se embasar no sociointeracionismo discursivo para apresentar a sua compreensão de língua e de linguagem, a BNCC distancia-se de tal perpectiva, ao tratar a variação linguística como um conteúdo (um objeto do conhecimento) e não como um princípio que transversaliza a Fonética e a Fonologia, bem como os demais níveis de análise linguística, o que contribui com o fortalecimento da visão genérica e estereotipada do fenômeno.Despite the fact that Phonetics and Phonology are areas of fundamental importance in the reflection on language and the broadening of students’ linguistic knowledge, traditionally they are presented in the Brazilian school curriculum in a rudimentary fashion (CAGLIARI, 2009). In this context, the objective of this research was to analyze the space occupied by these areas in the recently released Brazilian National Curriculum Standard Base (BRASIL, 2017), specifically in reference to the Early Years of Elementary Education. The study is based on Cagliari (2009) and Simões (2006) who show that the areas in focus have a featured role at this level of teaching throughout the entire process of appropriation and sedimentation of the alphabetic writing system. However, it also shows that, despite being based on discursive sociointeractivism, with regard to the concept of language (as a whole) and the language (in use), the BNCC diverts from this perspective by treating linguistic variation as content (an object of knowledge) and not as a principle that permeates Phonetics and Phonology, as well as the other levels of linguistic analysis, thus contributing to strengthening the generic and stereotyped vision of the phenomenon.Campinas SP: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem Departamento de Lingüística2019-10-02T11:17:03Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26655por0102-576710.20396/cel.v60i3.8652230Rodrigues, Siane Gois CavalcantiSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:38Zoai:ria.ua.pt:10773/26655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:35.605205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
title A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti
Fonética
Fonologia
Ensino de língua portuguesa
title_short A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
title_full A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
title_sort A Base Nacional Comum Curricular Brasileira e o lugar da fonética e da fonologia no ensino fundamental anos iniciais
author Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti
author_facet Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Fonética
Fonologia
Ensino de língua portuguesa
topic Fonética
Fonologia
Ensino de língua portuguesa
description Apesar de serem áreas de fundamental importância à reflexão sobre a língua e à ampliação dos saberes linguísticos dos alunos, a Fonética e a Fonologia, tradicionalmente, fazem-se presentes no currículo escolar brasileiro de maneira incipiente (CAGLIARI, 2009). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar o espaço ocupado por essas áreas na recém-lançada Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), especificamente no Ensino Fundamental Anos Iniciais. O estudo fundamentou-se em Cagliari (2009) e em Simões (2006) e evidenciou que as áreas em pauta têm papel de destaque nesse nível de ensino durante todo o processo de apropriação e de sedimentação do sistema de escrita alfabética. Entretanto, mostrou também que, apesar de se embasar no sociointeracionismo discursivo para apresentar a sua compreensão de língua e de linguagem, a BNCC distancia-se de tal perpectiva, ao tratar a variação linguística como um conteúdo (um objeto do conhecimento) e não como um princípio que transversaliza a Fonética e a Fonologia, bem como os demais níveis de análise linguística, o que contribui com o fortalecimento da visão genérica e estereotipada do fenômeno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-10-02T11:17:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26655
url http://hdl.handle.net/10773/26655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-5767
10.20396/cel.v60i3.8652230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campinas SP: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem Departamento de Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Campinas SP: Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem Departamento de Lingüística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651073220608