Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Tânia do Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10070
Resumo: O presente estudo busca conhecer as expectativas de pais/encarregados de educação e alunos sobre a transição da escola para a vida adulta. Verificar as possibilidades da implementação de um programa de transição para a vida pós-escolar em Limeira, voltado aos alunos com NE matriculados na EJA. Também caracterizar as adaptações necessárias à sua execução de acordo com a realidade local e o contexto social em que os alunos da EJA com NE estão inseridos. A pesquisa foi aplicada em 3 grupos de participantes, todos envolvidos direta ou indiretamente nos assuntos da educação e às práticas de inclusão do município de Limeira/SP. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas a 3 grupos de participantes, totalizando 40 pessoas. Concluiu-se que há um interesse por parte da comunidade escolar, os jovens, a equipe técnica da educação na implementação de um programa de transição que supre as necessidades dos mesmos nesse processo. Mas, no que tange ao interesse do poder público em face dessa demanda, infelizmente ela não consta como prioridade para o município, levando a responsabilidade para a Rede Estadual de ensino, o que reforça a dificuldade em promoverem políticas públicas para esse grupo específico de alunos. Assim, espera-se que com esse estudo, possamos contribuir para o processo de compreensão e valorização dos alunos com NE, que vivenciam o processo de transição entre a escola e o mercado de trabalho.
id RCAP_345a41dee04984dc845af1c8338cb882
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafiosAlunos com necessidades especiaisTransição para a vidaPossibilidadesDesafiosStudents with special needsTransition to lifePossibilitiesChallengesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo busca conhecer as expectativas de pais/encarregados de educação e alunos sobre a transição da escola para a vida adulta. Verificar as possibilidades da implementação de um programa de transição para a vida pós-escolar em Limeira, voltado aos alunos com NE matriculados na EJA. Também caracterizar as adaptações necessárias à sua execução de acordo com a realidade local e o contexto social em que os alunos da EJA com NE estão inseridos. A pesquisa foi aplicada em 3 grupos de participantes, todos envolvidos direta ou indiretamente nos assuntos da educação e às práticas de inclusão do município de Limeira/SP. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas a 3 grupos de participantes, totalizando 40 pessoas. Concluiu-se que há um interesse por parte da comunidade escolar, os jovens, a equipe técnica da educação na implementação de um programa de transição que supre as necessidades dos mesmos nesse processo. Mas, no que tange ao interesse do poder público em face dessa demanda, infelizmente ela não consta como prioridade para o município, levando a responsabilidade para a Rede Estadual de ensino, o que reforça a dificuldade em promoverem políticas públicas para esse grupo específico de alunos. Assim, espera-se que com esse estudo, possamos contribuir para o processo de compreensão e valorização dos alunos com NE, que vivenciam o processo de transição entre a escola e o mercado de trabalho.The present study seeks to know the expectations of parents/guardians and students about the transition from school to adulthood. Check the possibilities of implementing a transitionto Post-School Life Program in Limeira, aimed at students with NE enrolled in EJA. Also characterize the adaptations necessary for its execution according to the local reality and the social context in which EJA students with NE are inserted. The research was applied to 3 groups of participants, all directly or indirectly involved in the subjects of education and inclusion practices in the municipality of Limeira/SP. As for the methodology, we opted for a qualitative research, using as a data collection instrument, semistructured interviews applied to 3 groups of participants, totaling 40 people. It was concluded that there is an interest on the part of the school community, the young people, the technical team of education in the implementation of a transition program that meets their needs in this process. But, with regard to the interest of the public power in the face of this demand, unfortunalety it is not a priority for the municipality, taking responsability for the State Education Network, which reinforces the difficulty in promoting public policies for this specific group of students. Thus, it is expected that with this study, we will be able to contribute to the process of understanding and valuing students with NE, who experience the transition process between school and the labor market.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGomes, Tânia do Amaral2021-07-12T15:44:45Z2021-07-012021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10070TID:202980502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:27Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:51.185048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
title Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
spellingShingle Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
Gomes, Tânia do Amaral
Alunos com necessidades especiais
Transição para a vida
Possibilidades
Desafios
Students with special needs
Transition to life
Possibilities
Challenges
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
title_full Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
title_fullStr Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
title_sort Transição para a vida pós-escolar de alunos com N.E. em Limeira/SP - possibilidades e desafios
author Gomes, Tânia do Amaral
author_facet Gomes, Tânia do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Tânia do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com necessidades especiais
Transição para a vida
Possibilidades
Desafios
Students with special needs
Transition to life
Possibilities
Challenges
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alunos com necessidades especiais
Transição para a vida
Possibilidades
Desafios
Students with special needs
Transition to life
Possibilities
Challenges
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo busca conhecer as expectativas de pais/encarregados de educação e alunos sobre a transição da escola para a vida adulta. Verificar as possibilidades da implementação de um programa de transição para a vida pós-escolar em Limeira, voltado aos alunos com NE matriculados na EJA. Também caracterizar as adaptações necessárias à sua execução de acordo com a realidade local e o contexto social em que os alunos da EJA com NE estão inseridos. A pesquisa foi aplicada em 3 grupos de participantes, todos envolvidos direta ou indiretamente nos assuntos da educação e às práticas de inclusão do município de Limeira/SP. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas aplicadas a 3 grupos de participantes, totalizando 40 pessoas. Concluiu-se que há um interesse por parte da comunidade escolar, os jovens, a equipe técnica da educação na implementação de um programa de transição que supre as necessidades dos mesmos nesse processo. Mas, no que tange ao interesse do poder público em face dessa demanda, infelizmente ela não consta como prioridade para o município, levando a responsabilidade para a Rede Estadual de ensino, o que reforça a dificuldade em promoverem políticas públicas para esse grupo específico de alunos. Assim, espera-se que com esse estudo, possamos contribuir para o processo de compreensão e valorização dos alunos com NE, que vivenciam o processo de transição entre a escola e o mercado de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12T15:44:45Z
2021-07-01
2021-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10070
TID:202980502
url http://hdl.handle.net/10284/10070
identifier_str_mv TID:202980502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130334774689792