Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4927 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
id |
RCAP_fdd52c086a331aedc1f0b5add90a78c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/4927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adultaNecessidade educativas especiaisExpectativasTransição para a vida adultaSpecial educational needsExpectationsTransition to adult lifeDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em ciências da educação: educação especial, domínio cognitivo e motor e tem como tema: Expectativas de alunos com Necessidades Educativas Especiais e seus Encarregados de Educação na Transição da Escola para a Vida Adulta.” A problemática existente na transição para a vida adulta dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é cada vez mais premente no contexto atual. A família, a escola e a sociedade têm de entender as angústias, necessidades e expectativas criadas por esse desejo. Compreender quais as expectativas criadas pelos alunos com NEE, assim como pelos seus Encarregados de Educação (EE) torna-se relevante na preparação desta passagem, podendo prepará-los para os desafios que se impõem ao longo da escolaridade. Compreender se as expectativas dos EE e dos NEE são compatíveis e reais parece importante na preparação dos desejos e das angústias que encontrarão pela vida fora. A presente investigação tem como objetivo avaliar as expectativas dos Encarregados de Educação e dos Alunos com NEE, relativamente ao seu presente e ao seu futuro. Compreender o que poderá ser barreira de futuro, influenciando as expectativas e onde é que os NEE se vêm no futuro, tendo ou não consciência das suas limitações. A informação foi recolhida através de entrevistas e questionários, tendo participado alunos com Necessidades Educativas Especiais e os seus Encarregados de Educação. Concluiu-se do estudo que os alunos com necessidades educativas especiais e os encarregados de educação têm expectativas de carreira completamente diferentes, que as condições socioeconómicas e as barreiras sentidas não são entraves às expectativas criadas por ambos os intervenientes. This research work is part of a Master’s Degree in Educational Sciences – Special Educational Needs, Cognitive and Motor Domains – under the title Students’ with SEN Expectations and their Parents’ Expectations in the Transition from School to Adult Life. Currently, the problems deriving from this transition are more urgent and the family, school and society must understand the anxiety, the need and the expectations involved. Understanding what both the students’ with SEN and their parents’ expectations are is very important to prepare them for this transition and for the challenges they will face throughout their school years. It is also important to understand if their expectations are the same and real in order to prepare them for their future lives. Therefore, this research aims to evaluate both their present and their future expectations by trying to understand what barriers may arise now that will influence their future and where do students with SEN see themselves in the future regardless of their limitations. The information gathered in this research was collected through interviews and questionnaires done to students with SEN and their parents. This research concludes that the students with SEN and their parents have complete different views over the former’s career expectations and that the socioeconomic conditions and the obstacles faced are not barriers to the expectations created by both parties.[s.n.]Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Marcos Tiago de Matos2015-09-18T15:24:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4927202183734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:45.359072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
title |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
spellingShingle |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta Carvalho, Marcos Tiago de Matos Necessidade educativas especiais Expectativas Transição para a vida adulta Special educational needs Expectations Transition to adult life |
title_short |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
title_full |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
title_fullStr |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
title_full_unstemmed |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
title_sort |
Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta |
author |
Carvalho, Marcos Tiago de Matos |
author_facet |
Carvalho, Marcos Tiago de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Fátima Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marcos Tiago de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidade educativas especiais Expectativas Transição para a vida adulta Special educational needs Expectations Transition to adult life |
topic |
Necessidade educativas especiais Expectativas Transição para a vida adulta Special educational needs Expectations Transition to adult life |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18T15:24:12Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/4927 202183734 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/4927 |
identifier_str_mv |
202183734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130284088623104 |