Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcos Tiago de Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4927
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_fdd52c086a331aedc1f0b5add90a78c6
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adultaNecessidade educativas especiaisExpectativasTransição para a vida adultaSpecial educational needsExpectationsTransition to adult lifeDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em ciências da educação: educação especial, domínio cognitivo e motor e tem como tema: Expectativas de alunos com Necessidades Educativas Especiais e seus Encarregados de Educação na Transição da Escola para a Vida Adulta.” A problemática existente na transição para a vida adulta dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é cada vez mais premente no contexto atual. A família, a escola e a sociedade têm de entender as angústias, necessidades e expectativas criadas por esse desejo. Compreender quais as expectativas criadas pelos alunos com NEE, assim como pelos seus Encarregados de Educação (EE) torna-se relevante na preparação desta passagem, podendo prepará-los para os desafios que se impõem ao longo da escolaridade. Compreender se as expectativas dos EE e dos NEE são compatíveis e reais parece importante na preparação dos desejos e das angústias que encontrarão pela vida fora. A presente investigação tem como objetivo avaliar as expectativas dos Encarregados de Educação e dos Alunos com NEE, relativamente ao seu presente e ao seu futuro. Compreender o que poderá ser barreira de futuro, influenciando as expectativas e onde é que os NEE se vêm no futuro, tendo ou não consciência das suas limitações. A informação foi recolhida através de entrevistas e questionários, tendo participado alunos com Necessidades Educativas Especiais e os seus Encarregados de Educação. Concluiu-se do estudo que os alunos com necessidades educativas especiais e os encarregados de educação têm expectativas de carreira completamente diferentes, que as condições socioeconómicas e as barreiras sentidas não são entraves às expectativas criadas por ambos os intervenientes. This research work is part of a Master’s Degree in Educational Sciences – Special Educational Needs, Cognitive and Motor Domains – under the title Students’ with SEN Expectations and their Parents’ Expectations in the Transition from School to Adult Life. Currently, the problems deriving from this transition are more urgent and the family, school and society must understand the anxiety, the need and the expectations involved. Understanding what both the students’ with SEN and their parents’ expectations are is very important to prepare them for this transition and for the challenges they will face throughout their school years. It is also important to understand if their expectations are the same and real in order to prepare them for their future lives. Therefore, this research aims to evaluate both their present and their future expectations by trying to understand what barriers may arise now that will influence their future and where do students with SEN see themselves in the future regardless of their limitations. The information gathered in this research was collected through interviews and questionnaires done to students with SEN and their parents. This research concludes that the students with SEN and their parents have complete different views over the former’s career expectations and that the socioeconomic conditions and the obstacles faced are not barriers to the expectations created by both parties.[s.n.]Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCarvalho, Marcos Tiago de Matos2015-09-18T15:24:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4927202183734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:45.359072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
title Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
spellingShingle Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
Carvalho, Marcos Tiago de Matos
Necessidade educativas especiais
Expectativas
Transição para a vida adulta
Special educational needs
Expectations
Transition to adult life
title_short Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
title_full Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
title_fullStr Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
title_full_unstemmed Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
title_sort Expetativas de alunos com necessidades educativas especiais e seus encarregados de educação na transição da escola para a vida adulta
author Carvalho, Marcos Tiago de Matos
author_facet Carvalho, Marcos Tiago de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcos Tiago de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidade educativas especiais
Expectativas
Transição para a vida adulta
Special educational needs
Expectations
Transition to adult life
topic Necessidade educativas especiais
Expectativas
Transição para a vida adulta
Special educational needs
Expectations
Transition to adult life
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18T15:24:12Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4927
202183734
url http://hdl.handle.net/10284/4927
identifier_str_mv 202183734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130284088623104