A literacia em leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/661
Resumo: Pela segunda vez, no espaço de uma década, Portugal apresenta resultados fracos em testes de literacia aplicados em vários países a alunos incluídos na escolaridade obrigatória. Estes testes procuram medir a compreensão leitora em vários tipos de textos e, no caso dos jovens portugueses, o treino a que são submetidos na escola com determinados textos, nomeadamente os narrativos, faz com que os resultados sejam diferentes consoante as práticas utilizadas na aprendizagem. Estes resultados cruzam-se com outros dados existentes na sociedade portuguesa que nos mostram que é preciso dar mais atenção ao ensino do português, aos contextos e às estratégias de leitura, a programas de literacia para pais e outros parceiros educativos.
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spelling A literacia em leituraPela segunda vez, no espaço de uma década, Portugal apresenta resultados fracos em testes de literacia aplicados em vários países a alunos incluídos na escolaridade obrigatória. Estes testes procuram medir a compreensão leitora em vários tipos de textos e, no caso dos jovens portugueses, o treino a que são submetidos na escola com determinados textos, nomeadamente os narrativos, faz com que os resultados sejam diferentes consoante as práticas utilizadas na aprendizagem. Estes resultados cruzam-se com outros dados existentes na sociedade portuguesa que nos mostram que é preciso dar mais atenção ao ensino do português, aos contextos e às estratégias de leitura, a programas de literacia para pais e outros parceiros educativos.For the second time in a decade, Portugal presents poor results on reading literacy tests involving students of several countries. The tests tried to measure reading literacy as the ability to understand and use written forms required and valued by society. Portuguese students showed larger advantage on narrative texts mainly because Portuguese schools are more likely to train students on narrative comprehension. On the contrary, on documents and recognition domains Portuguese students scored poorly. It is time to give all the Portuguese children a head start in order to achieve acceptable levels of reading literacy by attending well-resourced schools, with libraries, textbooks and well trained teachers.C’est la deuxième fois, dans une décade, que Portugal a une faible position dans une évaluation internationale de littératie. Ces résultats obtenus par les élèves portugais de quinze ans doivent être croisé avec des autres données de la société portugaise qui montrent qu’il faut donner plus attention à l’enseignement de la langue, aux contextes et aux stratégies de lecture, aux programmes de littératie pour les parents et autres agents éducatifs.Universidade do MinhoSequeira, Maria de Fátima20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/661por“Revista Portuguesa de Educação”. ISSN 0871-9187. 15:2 (2002) 51-60.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:42.686297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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