Literacia e ensino da compreensão na leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/530 |
Resumo: | Este artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual. A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade. - This paper presents a reflection on the concepts of literacy and reading comprehension. Reading literacy updates the needs of contemporary society regarding to reading skills. The teaching of reading comprehension became a challenge to the school, given that reading is everyday less restricted to the school and the academic life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world. The relationship between being able to read and being able to understand it is not a constant. Thus, the explicit teaching of strategies for enabling readers to understand fully what they read becomes a fundamental task to give students the opportunity to continue learning in school successfully. It also enables them to keep learning in professional contexts, and to be able to act in society. |
id |
RCAP_2e5810c23c21cd7168efa8cfa37727e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia e ensino da compreensão na leituraCompreensão na leituraLiteraciaPráticas de ensinoEstratégias de leituraEste artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual. A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade. - This paper presents a reflection on the concepts of literacy and reading comprehension. Reading literacy updates the needs of contemporary society regarding to reading skills. The teaching of reading comprehension became a challenge to the school, given that reading is everyday less restricted to the school and the academic life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world. The relationship between being able to read and being able to understand it is not a constant. Thus, the explicit teaching of strategies for enabling readers to understand fully what they read becomes a fundamental task to give students the opportunity to continue learning in school successfully. It also enables them to keep learning in professional contexts, and to be able to act in society.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarvalho, CarolinaSousa, Otília2011-08-24T11:02:27Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/530porCarvalho,C. & Sousa, O. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura. Revista Interacções,19(7),109-126info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.362142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
title |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
spellingShingle |
Literacia e ensino da compreensão na leitura Carvalho, Carolina Compreensão na leitura Literacia Práticas de ensino Estratégias de leitura |
title_short |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
title_full |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
title_fullStr |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
title_full_unstemmed |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
title_sort |
Literacia e ensino da compreensão na leitura |
author |
Carvalho, Carolina |
author_facet |
Carvalho, Carolina Sousa, Otília |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Otília |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina Sousa, Otília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão na leitura Literacia Práticas de ensino Estratégias de leitura |
topic |
Compreensão na leitura Literacia Práticas de ensino Estratégias de leitura |
description |
Este artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se uma ferramenta essencial para aprender, agir, interagir e participar no mundo atual. A relação entre ser capaz de ler e ser capaz de compreender nem sempre é uma constante. Assim, o ensino explícito de estratégias que permitam ao leitor compreender o que lê torna-se uma tarefa a cumprir de modo a dar possibilidade a todos os alunos de continuarem com sucesso a aprender na escola, mas também de poderem aprender em contextos profissionais e a agir em sociedade. - This paper presents a reflection on the concepts of literacy and reading comprehension. Reading literacy updates the needs of contemporary society regarding to reading skills. The teaching of reading comprehension became a challenge to the school, given that reading is everyday less restricted to the school and the academic life being an essential tool to learn, act, interact and participate in today's world. The relationship between being able to read and being able to understand it is not a constant. Thus, the explicit teaching of strategies for enabling readers to understand fully what they read becomes a fundamental task to give students the opportunity to continue learning in school successfully. It also enables them to keep learning in professional contexts, and to be able to act in society. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-24T11:02:27Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho,C. & Sousa, O. (2011). Literacia e ensino da compreensão na leitura. Revista Interacções,19(7),109-126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552571953315840 |