Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601 |
Resumo: | Nowadays, we face a great diversity of advertising messages in the media that are ruled by common goals: the will of attracting the public’s attention, increasing the public knowledge of the brands, thus awaking the interest and desires for the product and leading them, at last, to acquire such good or service. In order to be able to make a specific advertising message stand out it is necessary to create a memorable advertisement, that is also appealing and, especially, effective. Our goal in this paper is to analyze the content of three press advertisements that are part of the advertising campaign of the brand Delta Q Tisanas (launched in October, 2011), to illustrate the strategic linking of two creative approaches that are apparently opposed: the rational and the emotional. This analysis will be based on an analysis of speech that takes into consideration the formal and content aspects of the chosen corpus, allowing us to assess the veracity of our hypothesis, when it comes to the possibility of associating the two approaches mentioned above. |
id |
RCAP_34a859da8e12aff59681c8f72ae8ead7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3601 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q TisanasNowadays, we face a great diversity of advertising messages in the media that are ruled by common goals: the will of attracting the public’s attention, increasing the public knowledge of the brands, thus awaking the interest and desires for the product and leading them, at last, to acquire such good or service. In order to be able to make a specific advertising message stand out it is necessary to create a memorable advertisement, that is also appealing and, especially, effective. Our goal in this paper is to analyze the content of three press advertisements that are part of the advertising campaign of the brand Delta Q Tisanas (launched in October, 2011), to illustrate the strategic linking of two creative approaches that are apparently opposed: the rational and the emotional. This analysis will be based on an analysis of speech that takes into consideration the formal and content aspects of the chosen corpus, allowing us to assess the veracity of our hypothesis, when it comes to the possibility of associating the two approaches mentioned above.Hoje em dia, confrontamo-nos com uma enorme diversidade de mensagenspublicitárias nos diferentes meios, que se regem por objetivos comuns: a vontade de atrair a atenção do público, aumentando a notoriedade das marcas, despertando, desta forma, o interesse e o desejo pelo produto e levando, em última análise, à aquisição do bem ou serviço em questão. De forma a conseguir fazer com que uma mensagem publicitária específica sobressaia é necessário obter um anúncio que seja memorável, apelativo mas, sobretudo, eficaz. Para este efeito, os publicitários recorrem cada vez mais frequentemente à associação de argumentos de venda sólidos e racionais a conceitos criativos que apelam à emoção. É nosso objetivo neste artigo proceder à análise de conteúdo de três anúncios de imprensa, parte integrante da campanha publicitária da marca Delta Q Tisanas, (lançada em outubro de 2011), como forma de ilustrar esta estratégia de junção de duas abordagens criativas aparentemente diametralmente opostas: a racional e a emocional. Esta análise será baseada numa análise de discurso, que terá em conta os aspetos formais e de conteúdo do corpus escolhido, que nos permitirá avaliar a veracidade da nossa hipótese, no que diz respeito à possibilidade de associação das duas abordagens acima referidas.Redis: Revista de Estudos do Discurso2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 1 (2012): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 79-982183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601/3363Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Elsa Simões LucasTuna, Sandra2023-01-13T11:15:34Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:34.602398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
title |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
spellingShingle |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas Freitas, Elsa Simões Lucas |
title_short |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
title_full |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
title_fullStr |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
title_full_unstemmed |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
title_sort |
Infusões referenciais como estratégias discursivas em anúncios publicitários : análise da campanha Delta Q Tisanas |
author |
Freitas, Elsa Simões Lucas |
author_facet |
Freitas, Elsa Simões Lucas Tuna, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Tuna, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Elsa Simões Lucas Tuna, Sandra |
description |
Nowadays, we face a great diversity of advertising messages in the media that are ruled by common goals: the will of attracting the public’s attention, increasing the public knowledge of the brands, thus awaking the interest and desires for the product and leading them, at last, to acquire such good or service. In order to be able to make a specific advertising message stand out it is necessary to create a memorable advertisement, that is also appealing and, especially, effective. Our goal in this paper is to analyze the content of three press advertisements that are part of the advertising campaign of the brand Delta Q Tisanas (launched in October, 2011), to illustrate the strategic linking of two creative approaches that are apparently opposed: the rational and the emotional. This analysis will be based on an analysis of speech that takes into consideration the formal and content aspects of the chosen corpus, allowing us to assess the veracity of our hypothesis, when it comes to the possibility of associating the two approaches mentioned above. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601 https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3601/3363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2018 Redis: Revista de Estudos do discurso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 1 (2012): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 79-98 2183-3958 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130753146028032 |