O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ricardo Manuel da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58419
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_42105507a228a1640cc3fb6b87dcede9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundárioThe good teacher of Physical Education from the perspective of teachers and students in a school of basic and secondary educationBom professorEducação físicaPerceçõesProfessoresAlunosGood teacherPhysical educationPerceptionsTeachersStudentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório tem como objetivo a apresentação do processo de desenvolvimento da prática reflexiva referente ao trajeto didático-metodológico desenvolvido na minha prática de ensino supervisionada. O estágio pedagógico iniciou-se em setembro de 2017 com uma turma do 10º ano, numa escola pública situada no concelho de Barcelos. Estão aqui relatados os enquadramentos: pessoal, institucional (meio envolvente/caraterísticas da escola), da turma e pedagógico (conceção, planeamento, realização e avaliação do ensino). Ainda a participação na escola e relação com a comunidade (atividades) e, por fim, todos os pontos relativos ao projeto de investigação realizado. Conforme o exposto no título acima, a investigação versou sobre o que se entende ser um bom professor de Educação Física para alunos e professores. Deste modo, distribuíram-se 101 questionários (“Bom professor de Educação Física” de Resende, R., Póvoas, S., Moreira, J. e Albuquerque, A. (2014)) por 84 alunos de ambos os géneros e 17 professores. Os alunos do 8º e 10º ano destacaram pela positiva os pontos “Ser positivo perante a turma” e “Ser empenhado”, já pela negativa apenas coincidiram no item “Fazer comentários pessoais desagradáveis”. Quanto ao género as valorizações de comportamentos foram similares às do ano de escolaridade. Nas menos valorizadas, ambos os géneros, coincidiram nas questões “Fazer comentários pessoais desagradáveis” e “Demonstrar favoritismo em relação aos melhores alunos”. Relativamente à perceção entre professores e alunos, verificamos a existência de diferenças estaticamente significativas nas dimensões “Conhecimento e Competência Didática” e “Organização e Gestão da Aula”, concluindo assim que os docentes valorizam sempre mais os comportamentos relacionados com o bom professor de Educação Física.This report aims to present the process of developing reflective practice regarding the didactic-methodological journey developed in my supervised teaching practice. The pedagogic stage began in September 2017 with a 10th grade class in a public school located in the municipality of Barcelos. Here are the following frameworks: personal, institutional (environment/ characteristics of the school), class and pedagogical (conception, planning, realization and evaluation). Also the participation in the school and relation with the community (activities), and finally, all the points related to the research project carried out. As stated in the heading above, the research focused on what is meant to be a good teacher of Physical Education for students and teachers. In this way, 101 questionnaires ("Good teacher of Physical Education" of Resende, R., Póvoas, S., Moreira, J. and Albuquerque, A. (2014)) were distributed by 84 students of both genders and 17 teachers. The students of the 8th and 10th grades were positive for the points "Be positive before the class" and "Be committed", but for the negative, they only coincided in the item "Making unpleasant personal comments". Regarding the gender, the behavior values were similar to those of the year of schooling. In the less valued, both genders, coincided in the questions "Make unpleasant personal comments" and "Show favoritism towards the best students". Regarding the perception between teachers and students, we verified the existence of statistically significant differences in the dimensions "Didactic Knowledge and Competence" and "Classroom Organization and Management", thus concluding that the teachers value more the behaviors related to the good teacher of Physical Education.Silva, Inês PeixotoUniversidade do MinhoLoureiro, Ricardo Manuel da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58419por202150666info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:15.071863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
The good teacher of Physical Education from the perspective of teachers and students in a school of basic and secondary education
title O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
spellingShingle O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
Loureiro, Ricardo Manuel da Silva
Bom professor
Educação física
Perceções
Professores
Alunos
Good teacher
Physical education
Perceptions
Teachers
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
title_full O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
title_fullStr O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
title_sort O bom professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do ensino básico e secundário
author Loureiro, Ricardo Manuel da Silva
author_facet Loureiro, Ricardo Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Inês Peixoto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ricardo Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Bom professor
Educação física
Perceções
Professores
Alunos
Good teacher
Physical education
Perceptions
Teachers
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bom professor
Educação física
Perceções
Professores
Alunos
Good teacher
Physical education
Perceptions
Teachers
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58419
url http://hdl.handle.net/1822/58419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202150666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132650096558080