Stresse em adultos, estratégias de coping e resistência familiar em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11247 |
Resumo: | Vivemos atualmente uma crise mundial devido à pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, que dá origem à doença respiratória COVID-19, uma realidade desconhecida e, como tal, geradora de stresse e que nos obrigou a desenvolver novas estratégias de coping para lidar com esta situação. O presente estudo teve como principal objetivo explorar a relação entre o stresse experienciado pelos adultos durante este período pandémico (medido pela escala do stresse do DASS-21 - da Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse-21) e as estratégias de coping (medidas pelo F-COPES - Family Crisis Orientated Personal Evaluation Scales) que desenvolveram face aos problemas surgidos nestes tempos de COVID-19. A amostra foi constituída por 324 sujeitos [167 do sexo feminino (51.5%) e 157 do sexo masculino (48.5%)]. Os resultados indicaram correlações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o stresse. Relativamente ao stresse verificaram-se níveis mais elevados no sexo masculino, participantes com filhos e em situação de desempregado/reformado. Nas estratégias de coping constataram-se diferenças estatisticamente significativas tanto no sexo, como no ter ou não filhos e na situação profissional. Os resultados sugerem ainda um efeito preditor das estratégias de coping sobre o stresse. Assim, concluímos que é necessário explorar que estratégias devem ser implementadas para prevenir e reduzir os sintomas de stresse que surgiram devido às alterações causadas pela pandemia. Por isso, pode ser pertinente realizarem-se mais estudos sobre que intervenções são as mais adequadas para a prevenção do stresse e a adaptação a uma realidade que nos era desconhecida e provocou tantas mudanças. |
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