A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Filipe Santana dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4914
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a forma como alunos do ensino básico e secundário percecionam a escola, a disciplina de Educação Física e os comportamentos de ensino do professor. Para tal, aplicámos um questionário composto por: 4 questões sobre a escola, 7 questões sobre a disciplina de Educação Física, 23 questões sobre a dimensão clima 16 sobre gestão/organização, 15 sobre instrução e 7 questões sobre a dimensão disciplina. Responderam 478 alunos (226 raparigas, 251 rapazes) de duas escolas diferentes, uma situada na periferia e outra no centro da cidade de Lisboa. De acordo com as idades dos participantes, foram criados três escalões etários: 10-12 anos, 13-15 anos e 16-19 anos. Para analisar os dados recorreu-se à ANOVA e ao teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. No geral, os alunos valorizam a escola que frequentam, no entanto, são os mais novos que lhe dão maior importância e valorizam o que lá se aprende. A disciplina de Educação Física é a preferida dos alunos em todos os escalões etários, contudo, os alunos mais novos são os que apresentam uma atitude mais favorável. Considerando as quatro dimensões estudadas, os alunos valorizam mais os comportamentos do professor relacionados com as dimensões de instrução e clima de aula do que os relacionados com as dimensões gestão/organização e disciplina.
id RCAP_34c3966a83a8c28ab559ab922ce57608
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunosDESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAESCOLASENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAALUNOSMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOMÉTODOS DE ENSINOSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOLSPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSTUDENTSTEACHING METHODSO objetivo do estudo foi analisar a forma como alunos do ensino básico e secundário percecionam a escola, a disciplina de Educação Física e os comportamentos de ensino do professor. Para tal, aplicámos um questionário composto por: 4 questões sobre a escola, 7 questões sobre a disciplina de Educação Física, 23 questões sobre a dimensão clima 16 sobre gestão/organização, 15 sobre instrução e 7 questões sobre a dimensão disciplina. Responderam 478 alunos (226 raparigas, 251 rapazes) de duas escolas diferentes, uma situada na periferia e outra no centro da cidade de Lisboa. De acordo com as idades dos participantes, foram criados três escalões etários: 10-12 anos, 13-15 anos e 16-19 anos. Para analisar os dados recorreu-se à ANOVA e ao teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. No geral, os alunos valorizam a escola que frequentam, no entanto, são os mais novos que lhe dão maior importância e valorizam o que lá se aprende. A disciplina de Educação Física é a preferida dos alunos em todos os escalões etários, contudo, os alunos mais novos são os que apresentam uma atitude mais favorável. Considerando as quatro dimensões estudadas, os alunos valorizam mais os comportamentos do professor relacionados com as dimensões de instrução e clima de aula do que os relacionados com as dimensões gestão/organização e disciplina.This study aims to analyse how students of elementary and secondary education perceive school, the Physical Education subject and the teachers’ teaching behaviour. To do this, we applied a questionnaire consisting of 4 questions about school, 7 questions about the Physical Education subject, 23 questions about the climate dimension, 16 on management/organization, 15 on instruction and 7 questions about discipline. Questionnaire replies were received from a total of 478 students (226 girls and 251 boys) in two different schools, located in the centre of Lisbon and in its suburbs. Based on the age of the participants, we created three age groups: 10-12 years, 13-15 years and 16-19 years. To analyse the gathered data we used ANOVA and the non-parametric Kruskal-Wallis test. In general, students value the school they attend; however, the younger ones give it greater importance and value more what they learn there. The Physical Education subject is the favourite one to students in all age groups, but again the younger ones have a more positive attitude towards it. Considering the four studied dimensions, we can say that students give more importance to the teachers’ behaviours related to the dimensions of instruction and classroom climate than to those related to the management/organization dimensions and discipline.2014-06-09T10:36:58Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4914porSantos, Bruno Filipe Santana dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:11.958163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
title A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
spellingShingle A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
Santos, Bruno Filipe Santana dos
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAS
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
MÉTODOS DE ENSINO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOLS
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
STUDENTS
TEACHING METHODS
title_short A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
title_full A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
title_fullStr A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
title_full_unstemmed A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
title_sort A escola, a educação física e os comportamentos de ensino do professor: a perceção dos alunos
author Santos, Bruno Filipe Santana dos
author_facet Santos, Bruno Filipe Santana dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Filipe Santana dos
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAS
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
MÉTODOS DE ENSINO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOLS
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
STUDENTS
TEACHING METHODS
topic DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAS
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
MÉTODOS DE ENSINO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOLS
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
STUDENTS
TEACHING METHODS
description O objetivo do estudo foi analisar a forma como alunos do ensino básico e secundário percecionam a escola, a disciplina de Educação Física e os comportamentos de ensino do professor. Para tal, aplicámos um questionário composto por: 4 questões sobre a escola, 7 questões sobre a disciplina de Educação Física, 23 questões sobre a dimensão clima 16 sobre gestão/organização, 15 sobre instrução e 7 questões sobre a dimensão disciplina. Responderam 478 alunos (226 raparigas, 251 rapazes) de duas escolas diferentes, uma situada na periferia e outra no centro da cidade de Lisboa. De acordo com as idades dos participantes, foram criados três escalões etários: 10-12 anos, 13-15 anos e 16-19 anos. Para analisar os dados recorreu-se à ANOVA e ao teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. No geral, os alunos valorizam a escola que frequentam, no entanto, são os mais novos que lhe dão maior importância e valorizam o que lá se aprende. A disciplina de Educação Física é a preferida dos alunos em todos os escalões etários, contudo, os alunos mais novos são os que apresentam uma atitude mais favorável. Considerando as quatro dimensões estudadas, os alunos valorizam mais os comportamentos do professor relacionados com as dimensões de instrução e clima de aula do que os relacionados com as dimensões gestão/organização e disciplina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-09T10:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4914
url http://hdl.handle.net/10437/4914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248983015424