Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista,Carla
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Marisa Torres da, Ferreira,Allan Herison
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000200010
Resumo: Este artigo aborda a narrativa televisiva contemporânea popular a partir de uma análise do talk show diário apresentado por Cristina Ferreira na SIC até 17 de julho de 2020. O sucesso do Programa da Cristina é enquadrado de um ponto de vista histórico, estabelecendo continuidades com a obra de Nelson Traquina, Big Show Media (1997). Cristina Ferreira é uma celebridade da televisão popular portuguesa e constrói no seu programa uma performance de género ancorada na lógica paradoxal do pós-feminismo. A sua versatilidade é visível na transversalidade da estratégia de divulgação do programa nas redes sociais, designadamente no Instagram e no Facebook, onde se ampliam os públicos através da mobilização instrumental de outros influenciadores digitais.
id RCAP_34d3005b85043c9e0d72f1f53a619a73
oai_identifier_str oai:scielo:S2183-54622020000200010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesatelevisão popularentretenimentogéneroredes sociaisCristina FerreiraSICEste artigo aborda a narrativa televisiva contemporânea popular a partir de uma análise do talk show diário apresentado por Cristina Ferreira na SIC até 17 de julho de 2020. O sucesso do Programa da Cristina é enquadrado de um ponto de vista histórico, estabelecendo continuidades com a obra de Nelson Traquina, Big Show Media (1997). Cristina Ferreira é uma celebridade da televisão popular portuguesa e constrói no seu programa uma performance de género ancorada na lógica paradoxal do pós-feminismo. A sua versatilidade é visível na transversalidade da estratégia de divulgação do programa nas redes sociais, designadamente no Instagram e no Facebook, onde se ampliam os públicos através da mobilização instrumental de outros influenciadores digitais.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000200010Media & Jornalismo v.20 n.37 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000200010Baptista,CarlaSilva,Marisa Torres daFerreira,Allan Herisoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:49Zoai:scielo:S2183-54622020000200010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:11.061162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
title Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
spellingShingle Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
Baptista,Carla
televisão popular
entretenimento
género
redes sociais
Cristina Ferreira
SIC
title_short Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
title_full Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
title_fullStr Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
title_full_unstemmed Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
title_sort Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa
author Baptista,Carla
author_facet Baptista,Carla
Silva,Marisa Torres da
Ferreira,Allan Herison
author_role author
author2 Silva,Marisa Torres da
Ferreira,Allan Herison
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista,Carla
Silva,Marisa Torres da
Ferreira,Allan Herison
dc.subject.por.fl_str_mv televisão popular
entretenimento
género
redes sociais
Cristina Ferreira
SIC
topic televisão popular
entretenimento
género
redes sociais
Cristina Ferreira
SIC
description Este artigo aborda a narrativa televisiva contemporânea popular a partir de uma análise do talk show diário apresentado por Cristina Ferreira na SIC até 17 de julho de 2020. O sucesso do Programa da Cristina é enquadrado de um ponto de vista histórico, estabelecendo continuidades com a obra de Nelson Traquina, Big Show Media (1997). Cristina Ferreira é uma celebridade da televisão popular portuguesa e constrói no seu programa uma performance de género ancorada na lógica paradoxal do pós-feminismo. A sua versatilidade é visível na transversalidade da estratégia de divulgação do programa nas redes sociais, designadamente no Instagram e no Facebook, onde se ampliam os públicos através da mobilização instrumental de outros influenciadores digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000200010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622020000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Media & Jornalismo v.20 n.37 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137398915858432