Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8067 |
Resumo: | Este trabalho científico enquadra-se no domínio da segurança e da investigação em áreas relacionadas com a Missão Geral da GNR e subordina-se ao tema “Investigação em Acidentes de Viação – Conhecer para combater”. O objectivo que presidiu à sua realização foi a identificação das principais dificuldades sentidas pelos investigadores dos Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação (NICAV) da Guarda Nacional Republicana (GNR) no desempenho das suas funções. No que refere a metodologia científica, inicialmente procedeu-se à análise de documentos (da qual foi extraída alguma da bibliografia contida neste trabalho), obras de autores de referência nas matérias versadas, trabalhos científicos, legislação e sites de Internet. Foram ainda realizadas entrevistas exploratórias nos Destacamentos de Trânsito (DT) de Setúbal e no de Carcavelos. Na segunda parte do presente trabalho, são apresentados 94 Inquéritos por Questionário e seis Inquéritos por entrevista e, procedendo-se à respectiva análise. Pretende-se assim ir ao encontro da vertente prática requerida para o desenvolvimento deste trabalho e prossecução dos objectivos inicialmente delineados. O trabalho encontra-se dividido em cinco fases, que são: Introdução do trabalho; Enquadramento teórico ou revisão da literatura; Metodologia da investigação de campo; Apresentação, análise e discussão dos resultados e algumas conclusões e recomendações. No decorrer deste trabalho de investigação, foi possível constatar que a investigação de acidentes de viação efectuada pelos investigadores da GNR é de extrema importância para o combate a um enorme flagelo que afecta diariamente a sociedade portuguesa, a sinistralidade rodoviária. No entanto os investigadores deparam-se com dificuldades que condicionam e limitam a sua actuação. Após a análise de dados conclui-se que a falta de meios técnicos; a falta de adaptações e actualizações na formação; o recrutamento de pessoal pouco qualificado em termos académicos; a falta e a não adequação de algumas infra-estruturas; e a falta de um órgão coordenador e supervisor de toda a estrutura operacional para acompanhamento, avaliação da qualidade e promoção da evolução do serviço, são as principais dificuldades sentidas pelos investigadores dos NICAV no desempenho das suas funções. O trabalho que a seguir se apresenta foi realizado entre Janeiro e Março de 2009. |
id |
RCAP_34e49f821c9153d4226e49f382ffe984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8067 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combaterGuarda Nacional RepublicanaNúcleo de Investigação Criminal em Acidentes de ViaçãoInvestigaçãoAcidentes de viaçãoEste trabalho científico enquadra-se no domínio da segurança e da investigação em áreas relacionadas com a Missão Geral da GNR e subordina-se ao tema “Investigação em Acidentes de Viação – Conhecer para combater”. O objectivo que presidiu à sua realização foi a identificação das principais dificuldades sentidas pelos investigadores dos Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação (NICAV) da Guarda Nacional Republicana (GNR) no desempenho das suas funções. No que refere a metodologia científica, inicialmente procedeu-se à análise de documentos (da qual foi extraída alguma da bibliografia contida neste trabalho), obras de autores de referência nas matérias versadas, trabalhos científicos, legislação e sites de Internet. Foram ainda realizadas entrevistas exploratórias nos Destacamentos de Trânsito (DT) de Setúbal e no de Carcavelos. Na segunda parte do presente trabalho, são apresentados 94 Inquéritos por Questionário e seis Inquéritos por entrevista e, procedendo-se à respectiva análise. Pretende-se assim ir ao encontro da vertente prática requerida para o desenvolvimento deste trabalho e prossecução dos objectivos inicialmente delineados. O trabalho encontra-se dividido em cinco fases, que são: Introdução do trabalho; Enquadramento teórico ou revisão da literatura; Metodologia da investigação de campo; Apresentação, análise e discussão dos resultados e algumas conclusões e recomendações. No decorrer deste trabalho de investigação, foi possível constatar que a investigação de acidentes de viação efectuada pelos investigadores da GNR é de extrema importância para o combate a um enorme flagelo que afecta diariamente a sociedade portuguesa, a sinistralidade rodoviária. No entanto os investigadores deparam-se com dificuldades que condicionam e limitam a sua actuação. Após a análise de dados conclui-se que a falta de meios técnicos; a falta de adaptações e actualizações na formação; o recrutamento de pessoal pouco qualificado em termos académicos; a falta e a não adequação de algumas infra-estruturas; e a falta de um órgão coordenador e supervisor de toda a estrutura operacional para acompanhamento, avaliação da qualidade e promoção da evolução do serviço, são as principais dificuldades sentidas pelos investigadores dos NICAV no desempenho das suas funções. O trabalho que a seguir se apresenta foi realizado entre Janeiro e Março de 2009.Abstract This scientific work focus on the area of security and research namely related to the general mission of the Republican National Guard (GNR), and its main topic is “Research in traffic accidents – Knowing in order to avoid”. The purpose of its implementation was the identification of the main diff iculties felt by the researchers of the Centres of Criminal Investigation in Traffic Accidents (NICAV) of the GNR while performing their duty. As far as the scientific methodology is concerned, at first it was made a data analysis (from which some of the bibliography of this work was selected), of books of prestigious authors that wrote about these topics, scientific papers, legislation and internet sites. Some exploratory interviews were also conducted in the traffic sections of Setúbal and Carcavelos. In the second part of this work 94 surveys by questionnaire and 6 surveys by interview are presented as well as their subsequent data analysis. This way we intend to accomplish the practical research for the development of this work and to achieve the objectives previously defined. This work is divided into five sections: the introduction to the work; the theoretical framework or literature review; methodology of the research; presentation, analysis and discussion of the results and some conclusions and recommendations. While doing this research work, it was possible to conclude that the research about traffic accidents made by the researchers of the GNR is of extreme importance for the fight against the great scourge that affects the Portuguese society daily, the road accidents. However, the researchers deal with many difficulties that constrain and limit their action. After the data analysis it was concluded that the lack of technical support; the lack of adaptations and updates in training; the recruitment of low skilled staff, academically speaking; the lack and the inadequacy of some infrastructures; the lack of a coordinator and supervisor entity for the entire operational structure to monitor, evaluate the quality and to promote the evolution of service, are the main difficulties felt by the researchers of the NICAV in the development of their functions. The work that follows was made from January to March, 2009.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumMaio, António2015-03-19T11:24:50Z2009-03-01T00:00:00Z2009-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:56.852979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
title |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
spellingShingle |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater Maio, António Guarda Nacional Republicana Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação Investigação Acidentes de viação |
title_short |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
title_full |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
title_fullStr |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
title_full_unstemmed |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
title_sort |
Investigação de acidentes de viação: Conhecer para combater |
author |
Maio, António |
author_facet |
Maio, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maio, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guarda Nacional Republicana Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação Investigação Acidentes de viação |
topic |
Guarda Nacional Republicana Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação Investigação Acidentes de viação |
description |
Este trabalho científico enquadra-se no domínio da segurança e da investigação em áreas relacionadas com a Missão Geral da GNR e subordina-se ao tema “Investigação em Acidentes de Viação – Conhecer para combater”. O objectivo que presidiu à sua realização foi a identificação das principais dificuldades sentidas pelos investigadores dos Núcleos de Investigação Criminal em Acidentes de Viação (NICAV) da Guarda Nacional Republicana (GNR) no desempenho das suas funções. No que refere a metodologia científica, inicialmente procedeu-se à análise de documentos (da qual foi extraída alguma da bibliografia contida neste trabalho), obras de autores de referência nas matérias versadas, trabalhos científicos, legislação e sites de Internet. Foram ainda realizadas entrevistas exploratórias nos Destacamentos de Trânsito (DT) de Setúbal e no de Carcavelos. Na segunda parte do presente trabalho, são apresentados 94 Inquéritos por Questionário e seis Inquéritos por entrevista e, procedendo-se à respectiva análise. Pretende-se assim ir ao encontro da vertente prática requerida para o desenvolvimento deste trabalho e prossecução dos objectivos inicialmente delineados. O trabalho encontra-se dividido em cinco fases, que são: Introdução do trabalho; Enquadramento teórico ou revisão da literatura; Metodologia da investigação de campo; Apresentação, análise e discussão dos resultados e algumas conclusões e recomendações. No decorrer deste trabalho de investigação, foi possível constatar que a investigação de acidentes de viação efectuada pelos investigadores da GNR é de extrema importância para o combate a um enorme flagelo que afecta diariamente a sociedade portuguesa, a sinistralidade rodoviária. No entanto os investigadores deparam-se com dificuldades que condicionam e limitam a sua actuação. Após a análise de dados conclui-se que a falta de meios técnicos; a falta de adaptações e actualizações na formação; o recrutamento de pessoal pouco qualificado em termos académicos; a falta e a não adequação de algumas infra-estruturas; e a falta de um órgão coordenador e supervisor de toda a estrutura operacional para acompanhamento, avaliação da qualidade e promoção da evolução do serviço, são as principais dificuldades sentidas pelos investigadores dos NICAV no desempenho das suas funções. O trabalho que a seguir se apresenta foi realizado entre Janeiro e Março de 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01T00:00:00Z 2009-03-01T00:00:00Z 2015-03-19T11:24:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8067 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130406599000064 |