Empreendedorismo transgeracional: estudos de caso no setor vitivinícola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11710 |
Resumo: | Considerando que o empreendedorismo transgeracional é um tema cada vez mais estudado, é necessário ter um melhor entendimento sobre os determinantes e as características particulares de cada empresa que as levam a empreender e a transmitir o seu legado ao longo das gerações. O objetivo deste estudo é clarificar os determinantes que levam as empresas do setor vitivinícola ao empreendedorismo transgeracional, tendo em conta quatro dimensões principais: dimensão familiar, perfil do empreendedor, inovação e internacionalização. A metodologia utilizada será uma metodologia de métodos qualitativos indutivos, através de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos, redes sociais e observações diretas, com 7 estudos de caso de empresas do setor vitivinícola no meio rural. Os resultados mostram que para uma empresa sobreviver por várias gerações é necessário que estas sejam empreendedoras e aproveitem todos os recursos, incluindo aqueles que apenas as famílias podem proporcionar, como as tradições, valores e ensinamentos. Esta partilha de conhecimento, bem como o envolvimento dos vários membros da família nas tarefas diárias permitem a criação de um sentimento de paixão, que faz as gerações mais novas quererem preservar todo o património material e imaterial que lhes é passado. De acordo com os resultados obtidos, a família é também uma fonte de apoio na tomada de decisões e o gosto crescente pelo negócio da família influencia a escolha do percurso académico dos empreendedores. Também se verificou que as empresas continuam a empreender, inovando a vários níveis. Os empreendedores têm várias motivações para internacionalizar a empresa, também como fonte de inovação e como parte da estratégia da empresa para alcançar novos mercados. Este estudo contribui para uma melhor compreensão dos fatores que levam as empresas familiares a empreender, principalmente aliadas à inovação, num setor caracterizado pela tradição e cultura familiar e também partindo do pressuposto que as características de cada empreendedor influenciam a continuidade e o sucesso de cada empresa familiar. |
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Os resultados mostram que para uma empresa sobreviver por várias gerações é necessário que estas sejam empreendedoras e aproveitem todos os recursos, incluindo aqueles que apenas as famílias podem proporcionar, como as tradições, valores e ensinamentos. Esta partilha de conhecimento, bem como o envolvimento dos vários membros da família nas tarefas diárias permitem a criação de um sentimento de paixão, que faz as gerações mais novas quererem preservar todo o património material e imaterial que lhes é passado. De acordo com os resultados obtidos, a família é também uma fonte de apoio na tomada de decisões e o gosto crescente pelo negócio da família influencia a escolha do percurso académico dos empreendedores. Também se verificou que as empresas continuam a empreender, inovando a vários níveis. Os empreendedores têm várias motivações para internacionalizar a empresa, também como fonte de inovação e como parte da estratégia da empresa para alcançar novos mercados. Este estudo contribui para uma melhor compreensão dos fatores que levam as empresas familiares a empreender, principalmente aliadas à inovação, num setor caracterizado pela tradição e cultura familiar e também partindo do pressuposto que as características de cada empreendedor influenciam a continuidade e o sucesso de cada empresa familiar.Considering that transgenerational entrepreneurship is an increasingly studied topic, it’s necessary to have a better understanding of the determinants and the particular characteristics of each company that lead them to entrepreneurship and to the transmission of their legacy across generations. The objective of this study is to clarify the determinants that lead companies in the wine sector to transgenerational entrepreneurship, considering four main dimensions: family dimension, entrepreneur profile, innovation and internationalization. The methodology used will be an inductive qualitative methods methodology, through semi-structured interviews and document analysis, social networks and direct observations, with 7 case studies of wine sector enterprises in rural areas. The results show that for a company to survive for several generations, it is necessary that these generations are entrepreneurial and take advantage of all the resources, including those that only families can provide, such as traditions, values and teachings. This sharing of knowledge, as well as the involvement of the various family members in the daily tasks allows the creation of a feeling of passion, which makes the younger generations want to preserve all the material and immaterial heritage passed on to them. According to the results obtained, the family is also a source of support in decision making and the growing liking for the family business influences the choice of the entrepreneurs' academic path. It was also found that the businesses continue to be entrepreneurial, innovating at various levels. Entrepreneurs have several motivations to internationalize the company, also as a source of innovation and as part of the company's strategy to reach new markets. This study contributes to a better understanding of the factors that lead family businesses to entrepreneurship, mainly allied to innovation, in a sector characterized by tradition and family culture and also assuming that the characteristics of each entrepreneur influence the continuity and success of each family business.2023-09-11T14:47:25Z2023-04-18T00:00:00Z2023-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11710porAlves, Marta Lachadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:22Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:55.952476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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