Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4557 |
Resumo: | O presente relatório, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes distintas: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na Parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas, relativas a aspetos considerados mais relevantes durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Por ordem, encontra-se a reflexão alusiva ao contexto de Creche (crianças de 12/24 meses); Jardim de Infância (crianças de 3/6 anos) e, seguidamente, a reflexão do contexto de 1.º CEB (2.º ano e 3.º ano de escolaridade). Na Parte II, encontra-se, principalmente, o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma é que o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos, tendo-se definido os seguintes objetivos: (1) Identificar a numerosidade que as crianças fazem através do subitizing; (2) Caraterizar os tipos de subitizing utilizados; (3) Perceber de que forma o padrão figurativo influencia a competência de subitizing; (4) Refletir sobre a sequência de tarefas implementadas. Perante o estudo investigativo efetuado, o mesmo indicia que a sequência de tarefas implementadas, pedagogicamente, auxiliou na recolha dos dados necessários, bem como indicia que de facto o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos e, consequentemente, o desenvolvimento do sentido de número, sendo fundamental que as crianças treinem a perceção visual relativa a diferentes disposições para um mesmo número, levando-as a reconhecer a mancha gráfica sem recorrer à contagem. |
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Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anosEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloNúmeroMatemáticaSubitizingDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes distintas: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na Parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas, relativas a aspetos considerados mais relevantes durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Por ordem, encontra-se a reflexão alusiva ao contexto de Creche (crianças de 12/24 meses); Jardim de Infância (crianças de 3/6 anos) e, seguidamente, a reflexão do contexto de 1.º CEB (2.º ano e 3.º ano de escolaridade). Na Parte II, encontra-se, principalmente, o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma é que o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos, tendo-se definido os seguintes objetivos: (1) Identificar a numerosidade que as crianças fazem através do subitizing; (2) Caraterizar os tipos de subitizing utilizados; (3) Perceber de que forma o padrão figurativo influencia a competência de subitizing; (4) Refletir sobre a sequência de tarefas implementadas. Perante o estudo investigativo efetuado, o mesmo indicia que a sequência de tarefas implementadas, pedagogicamente, auxiliou na recolha dos dados necessários, bem como indicia que de facto o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos e, consequentemente, o desenvolvimento do sentido de número, sendo fundamental que as crianças treinem a perceção visual relativa a diferentes disposições para um mesmo número, levando-as a reconhecer a mancha gráfica sem recorrer à contagem.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineAntónio, Ana Raquel Henriques2020-01-23T16:10:07Z2019-11-272019-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4557TID:202380858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:49:32Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:22.468421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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