A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Daniela Lago da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28977
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_35038d5471d961e1f7f6e28159e6a067
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopresente relatório, intitulado “A participação oral na aula de espanhol: crenças e práticas” documenta o trabalho realizado no estágio pedagógico integrado do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário com uma turma do 7.º ano de Nível A1 (iniciação), segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O principal objetivo deste projeto era levar os alunos a expressar-se em espanhol na sala de aula, mesmo nas tarefas mais elementares. Assim, depois de uma fase de observação de aulas e consulta dos documentos orientadores: Programa Nacional da disciplina; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; Projeto Educativo de Escola, auscultei as perceções dos alunos sobre as suas competências e dificuldades na oralidade, através da aplicação de instrumentos de recolha de informação, os quais me permitiram delinear estratégias de atuação, no sentido de motivar os alunos a participar, na língua alvo, nas atividades da aula. As conclusões obtidas sugerem que participar oralmente na língua estrangeira não é uma tarefa fácil para muitos alunos, principalmente para aqueles que ainda não lidam bem com fatores pessoais como a vergonha e o medo de errar. No entanto, a competência da oralidade pode ser trabalhada desde uma fase inicial da aprendizagem, mas o professor deve dar tempo para o aluno se preparar anteriormente e o trabalho em pares poderá ser profícuo para ultrapassar barreiras pessoais, como a timidez e falta de iniciativa.This report, entitled “The oral participation in Spanish classroom: beliefs and practices”, documents the work carried out as a trainee teacher within the Master’s Degree in Teaching Portuguese and Spanish next to a 7th grade class corresponding to the A1 (initiation) language level , according to the Common European Framework of Reference for Languages. This project’s main goal was to make the students to express themselves in Spanish in the classroom, even during the most elemental tasks. Therefore, after a class observation and do cumental search (National Spanish Language Teaching Program, Common European Framework of Reference for Languages, School’s Educational Project, etc.) phase, the student’s perceptions about their skills and difficulties on oral production were gathered, using instruments to collect information. These allowed me to establish the action strategies in order to motivate the students to participate in the target language in the classroom’s activities. The conclusions obtained suggest that to participate orally in the foreign language is not an easy task for many students, especially for those who do not deal well with personal factors such as shame and fear of making mistakes. However, oral skills may be worked from an early learning stage, but the teacher should give the student time to previously prepare himself and pair work may be productive to overcome personal barriers such as shyness and lack of initiative.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoSilva, Maria Daniela Lago da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28977por201406667info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:11.425259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
title A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
spellingShingle A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
Silva, Maria Daniela Lago da
806.0:372.88
372.88:806.0
title_short A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
title_full A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
title_fullStr A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
title_full_unstemmed A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
title_sort A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
author Silva, Maria Daniela Lago da
author_facet Silva, Maria Daniela Lago da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazos Justo, Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Daniela Lago da
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28977
url http://hdl.handle.net/1822/28977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133071690170368