A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28977 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_35038d5471d961e1f7f6e28159e6a067 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopresente relatório, intitulado “A participação oral na aula de espanhol: crenças e práticas” documenta o trabalho realizado no estágio pedagógico integrado do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário com uma turma do 7.º ano de Nível A1 (iniciação), segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O principal objetivo deste projeto era levar os alunos a expressar-se em espanhol na sala de aula, mesmo nas tarefas mais elementares. Assim, depois de uma fase de observação de aulas e consulta dos documentos orientadores: Programa Nacional da disciplina; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; Projeto Educativo de Escola, auscultei as perceções dos alunos sobre as suas competências e dificuldades na oralidade, através da aplicação de instrumentos de recolha de informação, os quais me permitiram delinear estratégias de atuação, no sentido de motivar os alunos a participar, na língua alvo, nas atividades da aula. As conclusões obtidas sugerem que participar oralmente na língua estrangeira não é uma tarefa fácil para muitos alunos, principalmente para aqueles que ainda não lidam bem com fatores pessoais como a vergonha e o medo de errar. No entanto, a competência da oralidade pode ser trabalhada desde uma fase inicial da aprendizagem, mas o professor deve dar tempo para o aluno se preparar anteriormente e o trabalho em pares poderá ser profícuo para ultrapassar barreiras pessoais, como a timidez e falta de iniciativa.This report, entitled “The oral participation in Spanish classroom: beliefs and practices”, documents the work carried out as a trainee teacher within the Master’s Degree in Teaching Portuguese and Spanish next to a 7th grade class corresponding to the A1 (initiation) language level , according to the Common European Framework of Reference for Languages. This project’s main goal was to make the students to express themselves in Spanish in the classroom, even during the most elemental tasks. Therefore, after a class observation and do cumental search (National Spanish Language Teaching Program, Common European Framework of Reference for Languages, School’s Educational Project, etc.) phase, the student’s perceptions about their skills and difficulties on oral production were gathered, using instruments to collect information. These allowed me to establish the action strategies in order to motivate the students to participate in the target language in the classroom’s activities. The conclusions obtained suggest that to participate orally in the foreign language is not an easy task for many students, especially for those who do not deal well with personal factors such as shame and fear of making mistakes. However, oral skills may be worked from an early learning stage, but the teacher should give the student time to previously prepare himself and pair work may be productive to overcome personal barriers such as shyness and lack of initiative.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoSilva, Maria Daniela Lago da20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28977por201406667info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:11.425259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
title |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
spellingShingle |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas Silva, Maria Daniela Lago da 806.0:372.88 372.88:806.0 |
title_short |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
title_full |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
title_fullStr |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
title_full_unstemmed |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
title_sort |
A participação oral na aula de espanhol : crenças e práticas |
author |
Silva, Maria Daniela Lago da |
author_facet |
Silva, Maria Daniela Lago da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pazos Justo, Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Daniela Lago da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.0:372.88 372.88:806.0 |
topic |
806.0:372.88 372.88:806.0 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28977 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133071690170368 |