Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soledade, Cláudia Inês Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3858
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_352bde214b0269332dc1489f853e7b68
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino BásicoNovas tecnologiasPowerPointEstratégia de ensinoEstudo do meioNew thecnologiesTeaching strategyEnvironmental studiesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoNos últimos anos, as novas tecnologias têm assumido uma enorme importância no ensino, pois hoje em dia, são muitos os professores que as utilizam como uma metodologia de trabalho. Assim sendo, é importante que os estabelecimentos de ensino proporcionem, tanto aos professores, como aos alunos este contacto. Tendo em conta que existem várias ferramentas informáticas à disposição dos professores, o presente trabalho centra a sua atenção no uso da ferramenta PowerPoint como uma estratégia de ensino no Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Afirma-se que a utilização do PowerPoint neste ciclo de ensino tem tido nos últimos tempos uma enorme adesão por parte dos professores, uma vez que permite aos docentes expor diversos temas acompanhados por imagens que, por sua vez, conduzem ao interesse e à motivação do aluno perante novas aprendizagens. Assim sendo, num primeiro momento, é importante aferir as vantagens e desvantagens que a ferramenta apresenta bem como as suas potencialidades em contexto educativo. Num segundo momento, este estudo ambiciona não só comprovar os dados já existentes, mas também verificar se o PowerPoint pode ou não ser utilizado como uma estratégia de ensino no Estudo do Meio, através de diversas atividades implementadas no tempo de intervenção. Por fim, o estudo pretende também avaliar e comparar resultados, nomeadamente em dois temas semelhantes, cujas estratégias de ensino foram diferentesABSTRACT In recent years, new technologies have assumed tremendous importance in teaching, because nowadays, there are many teachers who use them as a work methodology. Therefore, it is important that shools provide, both to teachers as to students this contact. Given that there are several software tools available to teachers, this study focuses attention on the use of the tool PowerPoint as a teaching strategy in Environmental Studies of 1rst Cycle of Basic Education. It is stated that the use of PowerPoint in this cycle of education has had in recent times a huge uptake by teachers, since it allows teachersto expose various topics accompanied by images that, in turn, lead to the interest and motivation of the student before new learning. Therefore, at first, it is important to assess the advantages and disadvantages that the tool displays and their potential in educational context. Secondly, this study aims not only confirm the data already existing, but also check whether PowerPoint can or can not be used as a teaching strategy in Environmental Studies, through various activities implemented in time to intervene. Finally, the study also aims to evaluate and compare results,particularly in two similar themes, in which teaching strategies were different.Ferreira, NunoRCIPLSoledade, Cláudia Inês Machado2014-10-13T13:27:56Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3858TID:201367548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:24.265650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Soledade, Cláudia Inês Machado
Novas tecnologias
PowerPoint
Estratégia de ensino
Estudo do meio
New thecnologies
Teaching strategy
Environmental studies
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a ferramenta PowerPoint como estratégia de ensino no Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Soledade, Cláudia Inês Machado
author_facet Soledade, Cláudia Inês Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Nuno
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Soledade, Cláudia Inês Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
PowerPoint
Estratégia de ensino
Estudo do meio
New thecnologies
Teaching strategy
Environmental studies
topic Novas tecnologias
PowerPoint
Estratégia de ensino
Estudo do meio
New thecnologies
Teaching strategy
Environmental studies
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13T13:27:56Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3858
TID:201367548
url http://hdl.handle.net/10400.21/3858
identifier_str_mv TID:201367548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390952202240