Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17769 |
Resumo: | Este relatório teve por base o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, realizado com um grupo de onze crianças em valência de creche, numa sala com crianças dos 12 aos 24 meses de idade, numa instituição de índole particular. Este estudo teve como objetivo perceber a importância do brincar na 1ª infância, que aprendizagens pode o adulto reconhecer na brincadeira da criança, o que usa para brincar quando brinca livremente e qual o papel do educador com a criança que brinca. Os autores escolhidos para fazer a revisão de literatura foram, nomeadamente, Piaget, Portugal, Ferland e Azevedo. Este estudo está focado nas brincadeiras espontâneas das crianças e não em atividades previamente programadas com elas. As observações decorreram das interações com as crianças umas com as outras e com os objetos que eu lhes disponibilizei ou que já existiam. Foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, interpretativo e os dados foram recolhidos numa observação participante e registados sob a forma de notas de campo. |
id |
RCAP_35341f8aaf4514f0f138b870c4b177b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria.Educação Pré-EscolarBrincarBrincadeiraFaz-de-contaBrinquedosImitaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório teve por base o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, realizado com um grupo de onze crianças em valência de creche, numa sala com crianças dos 12 aos 24 meses de idade, numa instituição de índole particular. Este estudo teve como objetivo perceber a importância do brincar na 1ª infância, que aprendizagens pode o adulto reconhecer na brincadeira da criança, o que usa para brincar quando brinca livremente e qual o papel do educador com a criança que brinca. Os autores escolhidos para fazer a revisão de literatura foram, nomeadamente, Piaget, Portugal, Ferland e Azevedo. Este estudo está focado nas brincadeiras espontâneas das crianças e não em atividades previamente programadas com elas. As observações decorreram das interações com as crianças umas com as outras e com os objetos que eu lhes disponibilizei ou que já existiam. Foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, interpretativo e os dados foram recolhidos numa observação participante e registados sob a forma de notas de campo.Ribeiro, MariaRepositório ComumRamalhete, Sara2017-01-30T20:50:13Z2016-12-202016-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17769TID:201597675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:29.425607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
title |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
spellingShingle |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. Ramalhete, Sara Educação Pré-Escolar Brincar Brincadeira Faz-de-conta Brinquedos Imitação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
title_full |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
title_fullStr |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
title_full_unstemmed |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
title_sort |
Brincar: como, quando, com o quê? Como tornar o brincar da criança a sua atividade mais séria. |
author |
Ramalhete, Sara |
author_facet |
Ramalhete, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalhete, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Brincar Brincadeira Faz-de-conta Brinquedos Imitação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Brincar Brincadeira Faz-de-conta Brinquedos Imitação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório teve por base o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, realizado com um grupo de onze crianças em valência de creche, numa sala com crianças dos 12 aos 24 meses de idade, numa instituição de índole particular. Este estudo teve como objetivo perceber a importância do brincar na 1ª infância, que aprendizagens pode o adulto reconhecer na brincadeira da criança, o que usa para brincar quando brinca livremente e qual o papel do educador com a criança que brinca. Os autores escolhidos para fazer a revisão de literatura foram, nomeadamente, Piaget, Portugal, Ferland e Azevedo. Este estudo está focado nas brincadeiras espontâneas das crianças e não em atividades previamente programadas com elas. As observações decorreram das interações com as crianças umas com as outras e com os objetos que eu lhes disponibilizei ou que já existiam. Foi utilizada uma metodologia de cariz qualitativo, interpretativo e os dados foram recolhidos numa observação participante e registados sob a forma de notas de campo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20 2016-12-20T00:00:00Z 2017-01-30T20:50:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17769 TID:201597675 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17769 |
identifier_str_mv |
TID:201597675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929861214208 |