As Prática Clínicas Simuladas: Influência no conhecimento, desempenho e autoconfiança dos enfermeiros de um Serviço de Bloco Operatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andreia Patrícia Soares Barjona
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=7ixTsUMM
Resumo: O contexto de Bloco Operatório estimula a existência de um cenário altamente dinâmico e instável, com elevado risco para a ocorrência de situações de emergência. A literatura tem evidenciado uma grande amplitude na frequência destes eventos, sugerindo a necessidade de desenvolvimento de estratégias formativas que favoreçam a presença de respostas eficazes através da simulação de cenários altamente instáveis, interativos e que se aproximem da realidade. A Simulação de Alta-Fidelidade em situações de emergência tem-se evidenciado como estratégia formativa capaz de cumprir estes requisitos, num ambiente controlado e seguro, com impacto no Conhecimento, Autoconfiança e melhoria do Desempenho. É precisamente pela inexistência de estudos que identifiquem este impacto nos enfermeiros de um serviço de Bloco Operatório, que gerou a necessidade desta investigação. Deste modo, procurou-se compreender a influência das Práticas Clínicas Simuladas através da Simulação de Alta-Fidelidade, no Conhecimento, Autoconfiança e Desempenho dos enfermeiros de um serviço de Bloco Operatório. Foi realizado um estudo quantitativo, pré-experimental, com desenho antes-após com grupo único, com avaliação em quatro momentos distintos, de modo a compreender o impacto os enfermeiros, de um programa de formação baseado na Simulação de Alta-Fidelidade, e sua estabilidade temporal. Os resultados evidenciaram que as Práticas Clínicas Simuladas melhoraram os níveis de Conhecimento, com impacto temporal negativo na retenção do Conhecimento no follow-up. Observou-se melhoria significativa da Autoconfiança, sem impacto temporal no follow-up, e a presença de níveis de Desempenho superiores a 71%, com um máximo de 88%, não se observando a influência de outras variáveis nos resultados observados. As Práticas Clínicas Simuladas demonstraram ser uma estratégia formativa eficaz na melhoria do Conhecimento, Autoconfiança e Desempenho dos enfermeiros de um serviço de Bloco Operatório, em situações de emergência.
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