Super Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstream

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barum, Henrique Tavares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11298
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo discutir a inserção das figuras consideradas drag queens no mercado cultural de massa e de que forma o programa RuPaul’s Drag Race se integra nesse cenário. Para isso, abordam-se aspectos referentes à teoria crítica da indústria cultural desenvolvida por Adorno e comentada por Taylor e Harris, além de permear o campo das competências culturais de Martín-Barbero, a cultura dos média de Douglas Kellner, a cultura na televisão de John Fiske e a convergência mediática de Henry Jenkins. Desta forma, foi possível justificar a inserção de tal expressão artística no cenário cultural mainstream e sua relação com a comunidade de fãs, que acaba por desenvolver características próprias e ser parte importante nesse processo. Para tornar isso possível, foi realizada uma análise de conteúdo audiovisual, onde cinco episódios do programa são dissecados para encontrar quais características da cultura drag estão presentes no programa, tal como quais os instrumentos narrativos utilizados pela produção e como Drag Race se tornou em um fenômeno cultural.
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