Influência do ambiente de compra: estudo comparativo entre lojas físicas e online. Projecto-empresa: Continente Online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Inês Delgado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6056
Resumo: Com o comércio electrónico a ganhar destaque, surge a necessidade de repensar a influência do ambiente da loja no comportamento de compra e adequar as técnicas tradicionais de organização do espaço, que desempenham um papel marcante nas decisões dos consumidores. A par de um consumidor mais exigente e informado, esta necessidade deve acompanhar a evolução do mercado e oferecer aos clientes uma proposta de valor mais apropriada. Paralelamente, uma conjuntura competitiva exige formas de diferenciação que conquistem os clientes. No mercado dos bens de consumo, esta capacidade de diferenciação é muitas vezes reduzida, pelo que o despertar das emoções no momento da compra é encarado como um forte aliado. Associando esta ideia ao comércio electrónico, o mesmo deve ser trabalhado no sentido de diminuir a racionalidade subjacente à compra online. Este projecto procura compreender a especificidade do meio online enquanto mediador de compra, utilizando para tal o caso do Continente Online. Numa óptica comparativa entre loja tradicional e loja online, foi realizado um inquérito a 391 pessoas, das quais 83 são utilizadoras de supermercados online. Estas últimas compararam os seus comportamentos e preferências em cada tipo de loja. Concluiu-se que o meio de compra influencia a aquisição de produtos, sendo que a compra online ainda não é percepcionada como algo natural, o que pode influenciar negativamente a experiência dos utilizadores. O estudo permitiu a elaboração de um conjunto de sugestões, que têm em vista o desenvolvimento do Continente Online numa vertente de utilização mais intuitiva e próxima dos seus clientes.
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