A perceção da democraticidade no desenvolvimento de uma pedagogia de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peralta, Roberto Paulo da Mota dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9082
Resumo: O contexto das sociedades ocidentais assenta em valores que radicam na democracia. A escola constitui-se como alavanca promotora do cultivo dos valores democráticos, cujo grande propósito de vida, é a formação sustentável de novos cidadãos. A sua função social, carateriza-se por formar cidadãos pensantes, livres, responsáveis e pró-ativos. A vivência interiorizada por todos os atores escolares, da cultura dos valores da democracia, constitui a democraticidade na escola. É nesta medida que se fala numa escola democrática, capaz de prestar um serviço educativo de qualidade. Considera-se a supervisão pedagógica como o conjunto de práticas, assentes no trabalho colaborativo, na dialogicidade e na reflexão, promovendo a construção, sempre inacabada, de conhecimento. Para a concretização do projeto escola democrática e a consequente perceção da democraticidade na escola, a prática de uma pedagogia de supervisão é de especial importância. A escola deve manter um processo de autoconhecimento contínuo, refletir sobre o que faz e sobre o que pretende fazer, aprender com a sua experiência, com a sua história. É neste âmago que se encontra a pedagogia da supervisão. Este estudo averigua, de que forma a perceção que os professores têm da democraticidade vivenciada na escola, condiciona as suas práticas pedagógicas, pondo a nu o longo caminho que a escola democrática tem de percorrer, na senda de uma pedagogia da supervisão.
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