Aprender e Ensinar em Ciências : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 11º ano de escolaridade Crescimento e renovação celular Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Maria João Ramalho Simões
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28041
Resumo: Dissertação de mestrado em Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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Este relatório, referente à unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório, consiste na apresentação e avaliação das atividades realizadas, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, nas unidades de Biologia, Crescimento e renovação celular, e de Geologia, Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. Além disso, foi ainda efetuada uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Neste estudo, conduzido no ano letivo de 2013/2014 na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, participaram 10 alunos de uma turma do 11º ano de escolaridade. A avaliação do contributo das estratégias implementadas foi feita recorrendo a testes de avaliação diagnóstica e sumativa, relatórios das atividades práticas laboratoriais e questionários implementados sobre a participação no projeto “Cell Spotting – Vamos combater o cancro juntos!” e no IX Congresso dos Jovens Geocientistas. Na avaliação diagnóstica registou-se uma evolução dos conhecimentos dos alunos em ambas as componentes, Biologia e Geologia. Esta evolução reflete o contributo da prática letiva, estratégias e recursos utilizados: as atividades laboratoriais onde os alunos obtiveram resultados muito satisfatórios; a participação no Projeto “Cell Spotting – Vamos combater o cancro juntos!” e no Congresso, em que a análise dos dados dos questionários permitiram concluir que foram experiências diferentes e que promoveram a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e o trabalho cooperativo. Relativamente à avaliação sumativa, a classificação dos alunos foi positiva em ambas componentes, sendo a média dos resultados superior em Biologia. Salienta-se que os alunos ainda revelaram dificuldades ao nível da interpretação e construção que se refletiram nas classificações das questões de construção. Concluiu-se, assim, que as atividades letivas foram adequadas para o desenvolvimento das competências dos alunos. Na sequência da reflexão, sugerem-se modificações no sentido de um aperfeiçoamento das práticas letivas.Sciences are disciplines of knowledge in evolution and it is important that teachers follow those changes, what should be reflected on its teaching practices. This report, on the curriculum unit of Pedagogical Training and Report, consists on presentation and evaluation of the activities undertaken, under the Supervised Teaching Practice, in units of Biology, Growth and cell renewal, and Geology, Important geologic materials and processes in Earth environments. On this study conducted in academic year 2013/2014 in José Falcão Secondary School in Coimbra, participated 10 students from an 11th grade class. The evaluation of the contribution of implemented strategies, was done resorted to diagnostic and summative assessment, reports of laboratory activities and implemented questionnaires on participation in the project “Cell Spotting – Let’s fight cancer together!” and IX Congress of Young Geoscientists. In the diagnostic evaluation there was an evolution of students knowledge in both components, Biology and Geology. This evolution reflects the contribution of teaching practice, strategies and resources used: laboratory activities where students have obtained very satisfactory results; participation in the Project “Cell Spotting – Let’s fight the cancer together!” and in the Congress, where the data analysis of the questionnaires aloud to conclude that they were different experiences that promoted the construction of knowledge, skills development and cooperative work. With regard to summative assessment, students classification was positive in both components, with superior average results in Biology. It is noted that students still showed difficulties in terms of interpretation and construction, which were reflected in the ratings of construction questions. Thus, it was concluded that the teaching activities were suitable for the development of students skills. Following consideration, it was suggest changes in the direction of improving teaching practices.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28041http://hdl.handle.net/10316/28041TID:201670232porPalma, Maria João Ramalho Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T09:56:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:59.320330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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