Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Echeverría, Zinder Pamela León
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82708
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_35a7ca148f40b9a22c7dd748564c50d7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-PortugalAttitude Towards Ethical Consumption - Influence on the intention to buy Ecological ClothesAtitudes face ao consumo éticoIntenção de compra de roupa ecológicaAttitudes towards ethical consumptionIntention to buy ecological clothesDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaA atitude para o consumo ético se forma a partir de valores aprendidos na infância e informações recebidas ao longo da vida sobre benefícios e prejuízos ambientais causados pelos seres humanos (Dias, 2007). Estas experiências e conhecimentos arraigados são decisivos no momento da intenção de compra de roupa ecológica. (Calomarde, 2000).O presente estudo pretende reforçar a investigação em torno do construto Atitude face ao Consumo Ético, identificando quais os seus antecedentes e consequentes tendo como foco o a intenção de compra de roupa ecológica no Peru e em Portugal. Como proposta base para antecedentes consideraram-se os construtos Envolvimento na moda, Consciência de preços, Consciência de valor, Idealismo, Egoísmo, Influência Social e Crenças pró-ambientais. Como variável central e mediadora da investigação é a atitude face ao consumo ético, que depois tem as suas respetivas variáveis consequentes, considerando-se a Satisfação com a vida, Atitude face à compra de roupa ecológica e a Intenção de compra de Roupa Ecológica O aspeto inovador do estudo é que por primeira vez tem sido comparado a atitude para o consumo ético num país da América do Sul e num país europeu, Peru e Portugal respetivamente.Por forma a responder ao objetivos delineados foi aplicado um questionário a consumidores peruanos tendo o mesmo sido distribuído online, através de redes sociais do Facebook. Foram obtidas respostas válidas respeitantes a 256 questionários. Também foi aplicada a investigação nos consumidores portugueses os quais responderam 264 inquéritos através das redes sociais Facebook, Linkedin e também por questionários físicos.Ambos questionários tinham os mesmos itens, traduzidos na língua de cada país respetivamente.Com base nos dados obtidos, e com recurso ao Modelo de Equações Estruturais, foi possível verificar que, para o caso das perceções relativas a Peru, a Consciência de preços, o Egoísmo e as Crenças Pró-ambientais são antecedentes, e a Satisfação com a vida, a Atitude face à compra de roupa ecológica e a Intenção de compra de roupa ecológica são consequentes. Para o caso de Portugal, comprovaram-se como antecedentes o Egoísmo, o Idealismo e as Crenças Pró-ambientais, e a Satisfação com a vida, a Atitude face à compra de roupa ecológica e a Intenção de compra de roupa ecológica são consequentes. O Envolvimento na moda, a Consciência de Preços e a Influencia Social não foi, em nenhum dos casos, significativas enquanto antecedentes. A análise dos dados permitiu ainda verificar que a Atitude face ao Consumo ético tem de facto uma influência positiva quer na Satisfação na vida quer nas atitudes face à compra de roupa ecológica. Ajzen e Fishbein (1977) afirmaram que para fortalecer a relação entre atitude e comportamento, os pesquisadores devem incluir outras variáveis intervenientes prováveis, como diferentes representações de atitude em relação a diferentes objetos, e combinando a especificidade de atitudes e medidas de comportamento.Afonso (2010) indica que parece haver uma predisposição crescente para o consumo ético e, por outro lado, uma cada vez maior preocupação do consumidor em quanto às questões ambientais. Os consumidores quando adquirem produtos ecológicos, não o fazem por curiosidade, o fazem por terem uma visão definida das vantagens ambientais da adquisição do produto.The attitude towards ethical consumption is formed from values learned in childhood and information received during the life on benefits and environmental damages caused by the human beings (Dias, 2007). These ingrained experiences and knowledge are decisive at the time of the purchase of ecological clothes. (Calomarde, 2000). The present study intends to reinforce the research around the construct Attitude towards the Ethical Consumption, identifying its antecedents and consequents, focusing on the intention to buy ecological clothes in Peru and Portugal.As a base proposal for antecedents we considered the constructs "Fashion Involvement", "Price Awareness", "Value Awareness", "Idealism", "Social Influence" and "Pro-environmental Beliefs".A central variable and mediator of the investigation is the attitude towards ethical consumption, which has its respective variables, considering satisfaction with life, attitude towards the purchase of ecological clothing and the intention to purchase Ecological ClothingThe innovative aspect of the study is the first time the attitude towards ethical consumption has been compared in a country of South America and in a European country, Peru and Portugal respectively.In order to respond to the outlined objectives, a questionnaire was applied to Peruvian consumers and it was distributed online through Facebook social networks. Valid answers were obtained for 256 questionnaires. Research was also applied to Portuguese consumers, who answered 264 surveys through social networks Facebook, Linkedin and also through physical questionnaires.Both questionnaires had the same items, translated into the language of each country respectively.Based on the data obtained, and using the Structural Equations Model, it was possible to verify that, in the case of perceptions regarding Peru, Price Consciousness, Egoism and Pro-Environmental Beliefs are antecedents, and Satisfaction with life, the attitude towards the purchase of ecological clothes and the intention to buy ecological clothes are consequent.In the case of Portugal, Egoism, Idealism and Pro-Environmental Beliefs, and Satisfaction with Life, Attitude with respect to the purchase of ecological clothing and the intention to purchase ecological clothing have been proven to be antecedent. The Involvement in fashion, Price Awareness and Social Influence was not, in any of the cases, significant as antecedents. The analysis of the data also allowed us to verify that Attitude in relation to Ethical consumption has a positive influence both in the satisfaction in life and in the attitudes towards the purchase of ecological clothes. Ajzen and Fishbein (1977) stated that in order to strengthen the relationship between attitude and behavior, researchers should include other likely intervening variables, such as different representations of attitude toward different objects, and combining the specificity of attitudes and behavioral measures.2017-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82708http://hdl.handle.net/10316/82708TID:202111636porEcheverría, Zinder Pamela Leóninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T02:06:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:36.078081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
Attitude Towards Ethical Consumption - Influence on the intention to buy Ecological Clothes
title Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
spellingShingle Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
Echeverría, Zinder Pamela León
Atitudes face ao consumo ético
Intenção de compra de roupa ecológica
Attitudes towards ethical consumption
Intention to buy ecological clothes
title_short Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
title_full Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
title_fullStr Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
title_full_unstemmed Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
title_sort Atitudes face ao Consumo Ético - Influência da Intenção de Compra de Roupa Ecológica Peru-Portugal
author Echeverría, Zinder Pamela León
author_facet Echeverría, Zinder Pamela León
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Echeverría, Zinder Pamela León
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes face ao consumo ético
Intenção de compra de roupa ecológica
Attitudes towards ethical consumption
Intention to buy ecological clothes
topic Atitudes face ao consumo ético
Intenção de compra de roupa ecológica
Attitudes towards ethical consumption
Intention to buy ecological clothes
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82708
http://hdl.handle.net/10316/82708
TID:202111636
url http://hdl.handle.net/10316/82708
identifier_str_mv TID:202111636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937805557760