A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azinheira, Susana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37218
Resumo: Sendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade.
id RCAP_35b9fde4f2fe69ab615a38e9449b3b25
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação físicaEducação físicaEscolaPerceçãoAtitudeProfessorEnsinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade.Vieira, FernandoRepositório ComumAzinheira, Susana2021-07-28T10:52:00Z2021-01-152021-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37218TID:202733319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:22.420768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
title A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
spellingShingle A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
Azinheira, Susana
Educação física
Escola
Perceção
Atitude
Professor
Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
title_full A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
title_fullStr A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
title_full_unstemmed A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
title_sort A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
author Azinheira, Susana
author_facet Azinheira, Susana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Azinheira, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Perceção
Atitude
Professor
Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Escola
Perceção
Atitude
Professor
Ensino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Sendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28T10:52:00Z
2021-01-15
2021-01-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37218
TID:202733319
url http://hdl.handle.net/10400.26/37218
identifier_str_mv TID:202733319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918035374080