A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37218 |
Resumo: | Sendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade. |
id |
RCAP_35b9fde4f2fe69ab615a38e9449b3b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação físicaEducação físicaEscolaPerceçãoAtitudeProfessorEnsinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade.Vieira, FernandoRepositório ComumAzinheira, Susana2021-07-28T10:52:00Z2021-01-152021-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37218TID:202733319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:22.420768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
title |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
spellingShingle |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física Azinheira, Susana Educação física Escola Perceção Atitude Professor Ensino Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
title_full |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
title_fullStr |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
title_full_unstemmed |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
title_sort |
A perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino dos professores de educação física |
author |
Azinheira, Susana |
author_facet |
Azinheira, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azinheira, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Escola Perceção Atitude Professor Ensino Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Escola Perceção Atitude Professor Ensino Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Sendo o tema do estudo “A Perceção dos Estudantes Face aos Comportamentos de Ensino dos Seus Professores de Educação Física”, pretendeu-se analisar e descrever a forma como os estudantes do Ensino Básico percepcionam a escola e a disciplina de Educação Física, bem como, perceber como percepcionam os comportamentos de ensino dos seus professores de Educação Física. É fundamental perceber como os comportamentos dos professores de Educação Física influenciam na percepção que os estudantes têm dos mesmos, colocando a seguinte questão: “Qual a percepção dos estudantes sobre os comportamentos de ensino dos professores de Educação Física?”. Para o presente estudo utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, realizada através da aplicação de um questionário. O questionário consiste em quatro partes: a primeira parte contém 14 questões sociodemográficas, a segunda parte consiste em 4 afirmações sobre escola/escolarização, na terceira parte temos 15 afirmações relativas à disciplina de Educação Física e por fim, a quarta parte corresponde aos comportamentos de ensino do professor, sendo constituída por 23 afirmações sobre a dimensão Clima, 16 sobre a dimensão Gestão/Organização, 14 sobre a dimensão Instrução e 7 sobre a dimensão Disciplina. Para a condução deste trabalho, procedeu-se ao envio dos questionários em 2 escolas da zona da Margem Sul do Tejo, aos estudantes do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, com o cuidado de ter sido mantido o seu anonimato e a confidencialidade das respostas. Sendo que os resultados indicam que na sua globalidade, os estudantes percecionam a escola e a disciplina de Educação Física de uma forma positiva. Considerando as quatro dimensões do estudo, os estudantes valorizam mais os comportamentos do professor que estão relacionados com as dimensões de Instrução e Clima de Aula. O presente estudo permitiu conhecer a perceção dos estudantes face aos comportamentos de ensino do professor, de modo a perceber se existe diferentes formas de perceção quanto ao género e à idade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-28T10:52:00Z 2021-01-15 2021-01-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/37218 TID:202733319 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/37218 |
identifier_str_mv |
TID:202733319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918035374080 |