O bom professor de educação física:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Gonçalo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45831
Resumo: O presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física.
id RCAP_e787ba2367f1f7f6a07c70d522016ff9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O bom professor de educação física:percepção dos alunos do agrupamento de escolas de BarrancosPerceçãoAlunosEducação físicaComportamentos do professorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física.Willig, RenataRepositório ComumGuerra, Gonçalo2023-07-28T15:11:11Z2023-07-182023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45831TID:203334442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.958436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bom professor de educação física:
percepção dos alunos do agrupamento de escolas de Barrancos
title O bom professor de educação física:
spellingShingle O bom professor de educação física:
Guerra, Gonçalo
Perceção
Alunos
Educação física
Comportamentos do professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O bom professor de educação física:
title_full O bom professor de educação física:
title_fullStr O bom professor de educação física:
title_full_unstemmed O bom professor de educação física:
title_sort O bom professor de educação física:
author Guerra, Gonçalo
author_facet Guerra, Gonçalo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Willig, Renata
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Gonçalo
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção
Alunos
Educação física
Comportamentos do professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perceção
Alunos
Educação física
Comportamentos do professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28T15:11:11Z
2023-07-18
2023-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45831
TID:203334442
url http://hdl.handle.net/10400.26/45831
identifier_str_mv TID:203334442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918800834560