O bom professor de educação física:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45831 |
Resumo: | O presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física. |
id |
RCAP_e787ba2367f1f7f6a07c70d522016ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O bom professor de educação física:percepção dos alunos do agrupamento de escolas de BarrancosPerceçãoAlunosEducação físicaComportamentos do professorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física.Willig, RenataRepositório ComumGuerra, Gonçalo2023-07-28T15:11:11Z2023-07-182023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45831TID:203334442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:28.958436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bom professor de educação física: percepção dos alunos do agrupamento de escolas de Barrancos |
title |
O bom professor de educação física: |
spellingShingle |
O bom professor de educação física: Guerra, Gonçalo Perceção Alunos Educação física Comportamentos do professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O bom professor de educação física: |
title_full |
O bom professor de educação física: |
title_fullStr |
O bom professor de educação física: |
title_full_unstemmed |
O bom professor de educação física: |
title_sort |
O bom professor de educação física: |
author |
Guerra, Gonçalo |
author_facet |
Guerra, Gonçalo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Willig, Renata Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Gonçalo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perceção Alunos Educação física Comportamentos do professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Perceção Alunos Educação física Comportamentos do professor Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório Final da prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, no qual é realizada uma descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido no ano letivo 2021 - 2022, no Agrupamento de Escolas de Barrancos. Inicialmente é apresentado o relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente – D.L. 240/2001 de 30 de Agosto, e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, o qual integra quatro dimensões. A primeira dimensão é I. Profissional, Social e Ética, na qual é relatada a forma como o estagiário opera o currículo, de acordo com o contexto, respeitando as diferenças dos alunos com o intuito de criar autonomia e um sentido de inclusão no seio da turma. Além disso, esta dimensão também reflete a procura de uma atitude colaborativa entre os colegas e a promoção de valores associados ao desenvolvimento da cidadania no seio dos alunos. A dimensão II. Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem descreve as funções do estagiário ao nível do desenvolvimento diferenciado das aprendizagens, de acordo com o currículo e por via de uma relação pedagógica de qualidade que integre, organize e avalie os conhecimentos específicos com rigor e método. Por sua vez, a dimensão III. Relação da Escola e Participação com a Comunidade foi promovida no sentido de participar na construção, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo da escola e dos projetos curriculares, entendendo a escola enquanto meio de desenvolvimento social e cultural. Além disso, esta dimensão engloba também a participação nas atividades de administração e gestão escolar. A última dimensão, IV. Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida remete o estagiário para a busca de reflexões inerentes à sua prática. Assim, tendo em vista o desenvolvimento de competências numa perspetiva de formação ao longo da vida, é apresentado um trabalho de investigação sobre as perceções dos alunos em relação ao bom professor de Educação Física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28T15:11:11Z 2023-07-18 2023-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45831 TID:203334442 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45831 |
identifier_str_mv |
TID:203334442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918800834560 |