Desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem prática da natação em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vera Patrícia Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3510
Resumo: “O desporto, com a diversidade das suas modalidades e disciplinas, dos seus sentidos e modelos, constitui o expoente das modernas tecnologias do corpo, disponibiliza muitas e variadas maneiras de lidar com o corpo, com os seus fenómenos, com as suas aspirações e necessidades” (Bento, 2000, p. 10). É nosso objetivo neste trabalho avaliar o desenvolvimento motor global de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ano ao 4º ano de escolaridade), praticantes e não praticantes de natação, para além da participação em aulas de Expressão e Educação Físico-Motora. A amostra sujeita ao estudo foi constituída na sua totalidade por 160 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar as aulas que fazem parte das Atividades Extra Curriculares. Destas crianças, 53 pertencem ao grupo que não frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora e; 87 pertencem ao grupo que frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora. Para avaliar o desenvolvimento motor global das crianças foi utilizada a bateria de testes “Test of Gross Motor Development ” (TGMD-2), de Ulrich Dale (2000), que foi projetada para avaliar o desenvolvimento motor global em crianças dos 3 aos 10, com confiabilidade e validade atestada. É composta por 12 habilidades, distintas em 2 subtestes (subteste locomotor e subteste controlo de objetos) que medem as habilidades motoras globais que se desenvolvem cedo na vida. As evidências transmitidas pelo conjunto de resultados, revisão de literatura e estudos feitos anteriormente, demonstram existir diferenças significativas entre as crianças com e sem experiência aquática, confirmando a hipótese, de as crianças com experiência em natação terem melhor desenvolvimento motor que as crianças sem experiência em natação.
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