Desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem prática da natação em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3510 |
Resumo: | “O desporto, com a diversidade das suas modalidades e disciplinas, dos seus sentidos e modelos, constitui o expoente das modernas tecnologias do corpo, disponibiliza muitas e variadas maneiras de lidar com o corpo, com os seus fenómenos, com as suas aspirações e necessidades” (Bento, 2000, p. 10). É nosso objetivo neste trabalho avaliar o desenvolvimento motor global de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ano ao 4º ano de escolaridade), praticantes e não praticantes de natação, para além da participação em aulas de Expressão e Educação Físico-Motora. A amostra sujeita ao estudo foi constituída na sua totalidade por 160 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar as aulas que fazem parte das Atividades Extra Curriculares. Destas crianças, 53 pertencem ao grupo que não frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora e; 87 pertencem ao grupo que frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora. Para avaliar o desenvolvimento motor global das crianças foi utilizada a bateria de testes “Test of Gross Motor Development ” (TGMD-2), de Ulrich Dale (2000), que foi projetada para avaliar o desenvolvimento motor global em crianças dos 3 aos 10, com confiabilidade e validade atestada. É composta por 12 habilidades, distintas em 2 subtestes (subteste locomotor e subteste controlo de objetos) que medem as habilidades motoras globais que se desenvolvem cedo na vida. As evidências transmitidas pelo conjunto de resultados, revisão de literatura e estudos feitos anteriormente, demonstram existir diferenças significativas entre as crianças com e sem experiência aquática, confirmando a hipótese, de as crianças com experiência em natação terem melhor desenvolvimento motor que as crianças sem experiência em natação. |
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Desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem prática da natação em contexto educativoDesenvolvimento motor - Alunos - Praticante de nataçãoDesenvolvimento motor - Alunos - Não praticante de nataçãoDesenvolvimento motor - Criança - 0-10 anosDesenvolvimento motor - Test of gross development (TGMD-2)“O desporto, com a diversidade das suas modalidades e disciplinas, dos seus sentidos e modelos, constitui o expoente das modernas tecnologias do corpo, disponibiliza muitas e variadas maneiras de lidar com o corpo, com os seus fenómenos, com as suas aspirações e necessidades” (Bento, 2000, p. 10). É nosso objetivo neste trabalho avaliar o desenvolvimento motor global de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ano ao 4º ano de escolaridade), praticantes e não praticantes de natação, para além da participação em aulas de Expressão e Educação Físico-Motora. A amostra sujeita ao estudo foi constituída na sua totalidade por 160 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar as aulas que fazem parte das Atividades Extra Curriculares. Destas crianças, 53 pertencem ao grupo que não frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora e; 87 pertencem ao grupo que frequenta aulas de natação no âmbito da Expressão e Educação Físico-Motora. Para avaliar o desenvolvimento motor global das crianças foi utilizada a bateria de testes “Test of Gross Motor Development ” (TGMD-2), de Ulrich Dale (2000), que foi projetada para avaliar o desenvolvimento motor global em crianças dos 3 aos 10, com confiabilidade e validade atestada. É composta por 12 habilidades, distintas em 2 subtestes (subteste locomotor e subteste controlo de objetos) que medem as habilidades motoras globais que se desenvolvem cedo na vida. As evidências transmitidas pelo conjunto de resultados, revisão de literatura e estudos feitos anteriormente, demonstram existir diferenças significativas entre as crianças com e sem experiência aquática, confirmando a hipótese, de as crianças com experiência em natação terem melhor desenvolvimento motor que as crianças sem experiência em natação."Sport, with the diversity of its forms and disciplines, their meanings and models, is the exponent of the modern technologies of the body, provides many and varied ways of dealing with the body, with its phenomena, with their aspirations and needs" (Benedict, 2000, p. 10). It is our goal in this work to evaluate global motor development of children in the 1st cycle of basic education (1st year to 4th grade), practitioners and non swimmers in parallel with participation in classes and Expression Education Physical Motor. The sample subjected to the study, was composed entirely of 160 children of the 1st Cycle of Basic Education, to attend classes that are part of the Extra Curricular Activities. Of these children, 53 belong to the group who did not attend swimming lessons as part of Expression and Physical Education and Motor, 87 belong to the group that attends swimming lessons as part of Expression and Physical Education Motor. To assess global motor development of children was used to test battery "Test of Gross Motor Development" (TGMD - 2), Dale Ulrich (2000), which was designed to assess global motor development in children from 3 to 10, with reliability and validity attested. It is composed of 12 skills, in two separate subtests (locomotor subtest and object control subtest) that measure the overall motor skills that develop early in life. The evidence submitted by the set of results, literature review and earlier studies demonstrate significant differences between children with and without aquatic experience, confirming the hypothesis that children with experience in swimming have better motor development than children without experience swimming.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumMartins, Vera Patrícia Dias2015-06-08T11:27:36Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3510TID:201271311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:12:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:12:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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