Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, João Paulo Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/congressobad.2919
Resumo: Ao longo das últimas décadas as questões relacionadas com a aplicação nas bibliotecas de conceitos relacionados com o marketing (advocacy, promoção, serviços, relações públicas) têm sido objeto de reflexão e entrado nas práticas das Bibliotecas Escolares no sentido de levar a uma tomada de consciência dos públicos que serve e dos decisores (políticos e outros) do valor do serviço que as bibliotecas prestam. Esta questão tem sido também objeto de interesse por parte das grandes associações internacionais de bibliotecas e/ou bibliotecários (IASL; IFLA, AAL, RBE). Neste estudo iremos apresentar, para além de uma sistematização e fundamentação teórica para as atuações o terreno, práticas intencionais e sustentadas de advocacy, promoção e marketing das Bibliotecas Escolares por parte das redes de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Almada e do Seixal.
id RCAP_35c6967d93c637d2fd880001ef851f26
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do SeixalAdvocacyMarketingPromoçãoBibliotecas EscolaresAo longo das últimas décadas as questões relacionadas com a aplicação nas bibliotecas de conceitos relacionados com o marketing (advocacy, promoção, serviços, relações públicas) têm sido objeto de reflexão e entrado nas práticas das Bibliotecas Escolares no sentido de levar a uma tomada de consciência dos públicos que serve e dos decisores (políticos e outros) do valor do serviço que as bibliotecas prestam. Esta questão tem sido também objeto de interesse por parte das grandes associações internacionais de bibliotecas e/ou bibliotecários (IASL; IFLA, AAL, RBE). Neste estudo iremos apresentar, para além de uma sistematização e fundamentação teórica para as atuações o terreno, práticas intencionais e sustentadas de advocacy, promoção e marketing das Bibliotecas Escolares por parte das redes de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Almada e do Seixal.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2023-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.48798/congressobad.2919https://doi.org/10.48798/congressobad.2919Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2919https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2919/2666Direitos de Autor (c) 2023 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, João Paulo Silva2023-05-04T09:46:22Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/2919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:46.438002Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
title Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
spellingShingle Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
Proença, João Paulo Silva
Advocacy
Marketing
Promoção
Bibliotecas Escolares
title_short Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
title_full Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
title_fullStr Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
title_full_unstemmed Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
title_sort Advocacy, Promoção e Marketing da Biblioteca Escolar: apresentação de boas práticas dos concelhos de Almada e do Seixal
author Proença, João Paulo Silva
author_facet Proença, João Paulo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, João Paulo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Advocacy
Marketing
Promoção
Bibliotecas Escolares
topic Advocacy
Marketing
Promoção
Bibliotecas Escolares
description Ao longo das últimas décadas as questões relacionadas com a aplicação nas bibliotecas de conceitos relacionados com o marketing (advocacy, promoção, serviços, relações públicas) têm sido objeto de reflexão e entrado nas práticas das Bibliotecas Escolares no sentido de levar a uma tomada de consciência dos públicos que serve e dos decisores (políticos e outros) do valor do serviço que as bibliotecas prestam. Esta questão tem sido também objeto de interesse por parte das grandes associações internacionais de bibliotecas e/ou bibliotecários (IASL; IFLA, AAL, RBE). Neste estudo iremos apresentar, para além de uma sistematização e fundamentação teórica para as atuações o terreno, práticas intencionais e sustentadas de advocacy, promoção e marketing das Bibliotecas Escolares por parte das redes de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Almada e do Seixal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/congressobad.2919
https://doi.org/10.48798/congressobad.2919
url https://doi.org/10.48798/congressobad.2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2919
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/2919/2666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 14 (2023): Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131586637070336