O Uso do marketing de conteúdo em bibliotecas universitárias publicas e sua associação com o advocacy:o estado da arte entre 2001-2021 em âmbito nacional e internacionalacy e internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Keisse Ellen Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37310
Resumo: O marketing de conteúdo e o Advocacy são ferramentas que a biblioteca pode utilizar para aumentar a visibilidade institucional, expandir a comunidade (visando agregar valor e gerar troca de conteúdo com os usuários) e ser vista como um negócio para os tomadores de decisão, garantindo os recursos necessários para o seu funcionamento de forma eficiente. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a produção intelectual na área da Ciência da Informação e Biblioteconomia sobre a aplicação da estratégia do marketing de conteúdo nas bibliotecas universitárias, entre os anos de 2001-2021, nacional e internacional, nos idiomas português, inglês e espanhol, demonstrando a relação do marketing de conteúdo com o advocacy em bibliotecas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando um protocolo de pesquisa como instrumento metodológico para a execução da pesquisa, apresentando-se os resultados através de tabelas, gráficos e análise qualitativa dos textos. Diante desse percurso, dentre os resultados alcançados foi possível observar que 7 artigos trabalham com a temática (6 em inglês e 1 em português), os autores Kotler, Halvorson, Blankiston e Pulizzi são os mais citados e o conceito de marketing de conteúdo é associado à Pulizzi, sendo mencionado em mais de um texto e Halvorson voz conhecida no Marketing de Conteúdo, além de ser mencionado os sites do Content Marketing Instituto e RockContent, também utilizados para definir o marketing de conteúdo. Ainda segundo a análise dos dados, destacam-se as vantagens relacionadas ao uso do marketing de conteúdo nas bibliotecas universitárias, como exemplo, têm-se o aumento do uso da biblioteca, estreitamento da relação da biblioteca com a comunidade, aumento de visibilidade no universo digital. Além disso, destacam-se benefícios relacionados ao advocacy, conseguindo advogar a favor da biblioteca através da estratégia do marketing de conteúdo ou utilizando-a especificamente para advogar mostrando sua relevância para os líderesdas instituições de ensino a que estão submetidas, obtendo recursos financeiros e humanos (novos funcionários), e possibilitando a participação em comitês e o entrosamento com os tomadores de decisão. Nesse sentido, chegou-se a conclusão de que marketing de conteúdo associado ao advocacy apresentam benefícios e são estratégias eficientes para as bibliotecas, fazendo-se necessário um estudo mais aprofundado sobre a temática para que se torne uma realidade nas instituições.
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Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando um protocolo de pesquisa como instrumento metodológico para a execução da pesquisa, apresentando-se os resultados através de tabelas, gráficos e análise qualitativa dos textos. Diante desse percurso, dentre os resultados alcançados foi possível observar que 7 artigos trabalham com a temática (6 em inglês e 1 em português), os autores Kotler, Halvorson, Blankiston e Pulizzi são os mais citados e o conceito de marketing de conteúdo é associado à Pulizzi, sendo mencionado em mais de um texto e Halvorson voz conhecida no Marketing de Conteúdo, além de ser mencionado os sites do Content Marketing Instituto e RockContent, também utilizados para definir o marketing de conteúdo. Ainda segundo a análise dos dados, destacam-se as vantagens relacionadas ao uso do marketing de conteúdo nas bibliotecas universitárias, como exemplo, têm-se o aumento do uso da biblioteca, estreitamento da relação da biblioteca com a comunidade, aumento de visibilidade no universo digital. Além disso, destacam-se benefícios relacionados ao advocacy, conseguindo advogar a favor da biblioteca através da estratégia do marketing de conteúdo ou utilizando-a especificamente para advogar mostrando sua relevância para os líderesdas instituições de ensino a que estão submetidas, obtendo recursos financeiros e humanos (novos funcionários), e possibilitando a participação em comitês e o entrosamento com os tomadores de decisão. Nesse sentido, chegou-se a conclusão de que marketing de conteúdo associado ao advocacy apresentam benefícios e são estratégias eficientes para as bibliotecas, fazendo-se necessário um estudo mais aprofundado sobre a temática para que se torne uma realidade nas instituições.Content marketing and Advocacy are tools that the library can use to increase institutional visibility, expand the community (aiming to add value and generate exchange of content with users) and be seen as a business for decision makers, guaranteeing the resources necessary for its efficient operation. Therefore, the general objective of this work is to analyze the intellectual production in the area of Information Science and Librarianship on the application of the content marketing strategy in university libraries, between the years 2001-2021, nationally and internationally, in Portuguese, English and Spanish, demonstrating the relationship between content marketing and library advocacy. For that, a bibliographical research with a quantitative and qualitative approach was carried out, using a research protocol as a methodological instrument for the execution, presenting the results through tables, graphs and qualitative analysis of the texts. In view of this path, among the results achieved, it was possible to observe that 7 craft articles with the theme (6 in English and 1 in Portuguese), the authors Kotler, Halvorson, Blankiston and Pulizzi are the most cited and the concept of content marketing is associated with Pulizzi, being mentioned in more than one text and Halvorson known voice in Content Marketing, in addition to being mentioned on the sites of the Content Marketing Institute and RockContent, also used to define content marketing. Still according to the analysis of the data, the advantages related to the use of content marketing in university libraries stand out, as an example, there is an increase in the use of the library, a closer relationship between the library and the community, an increase in visibility in the universe digital. In addition, the benefits related to advocacy are highlighted, sustained by advocating in favor of the library through the content marketing strategy or using it specifically to advocate by showing your relevance to the leaders of the educational institutions that they are receiving, obtaining financial and human resources (new employees), and allowing participation in entourages and interaction with decision makers. In this sense, it was concluded that content marketing associated with advocacy presented benefits and are efficient strategies for libraries, making a more in-depth study on the subject necessary for it to become a reality in institutions.Submitted by Keisse Ellen Carvalho Costa (keisse.ellen@ufba.br) on 2023-07-04T18:33:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) GRADUAÇÃO_MONOGRAFIA_TCC_KEISSE CARVALHO_VERSÃO FINAL.pdf: 1755168 bytes, checksum: abf6e876ae42fe49c44ef65f491a19ae (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2023-07-06T19:25:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) GRADUAÇÃO_MONOGRAFIA_TCC_KEISSE CARVALHO_VERSÃO FINAL.pdf: 1755168 bytes, checksum: abf6e876ae42fe49c44ef65f491a19ae (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-06T19:25:07Z (GMT). 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