Plano de marketing e comunicação: Biblioteca Municipal do Seixal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24492 |
Resumo: | A presente Tese aborda as oportunidades únicas que os canais digitais e as redes sociais vieram proporcionar no que respeita ao acesso, disseminação e disponibilização de informação com vista à promoção da biblioteca e dos seus serviços, das suas iniciativas e carteira de literacias para além dos suportes físicos, bem como, a importância da formação para aquisição de competências em literacia digital para uma total inclusão do cidadão. O acesso a este modelo de informação obriga a um acompanhamento e reajuste na visão de gestão das Bibliotecas Públicas, nomeadamente na perceção de que ciência do Marketing assume uma importância crucial, não só na promoção e divulgação de serviços, como na gestão da comunicação e na relação de proximidade e interação com os utilizadores. Este estudo pretende reconhecer o poder da esfera digital e das redes sociais, num momento em que o papel do profissional de Documentação e Informação se torna mais exigente e pluridisciplinar ao ter de enfrentar desafios múltiplos que vão desde a formação em literacias, à sua ampla divulgação e promoção em interação com os utilizadores, quer no espaço físico, quer no digital. Consequentemente, aborda áreas e estratégias cruciais como o Marketing Social e Digital essenciais para o posicionamento e reconhecimento futuro das Bibliotecas Públicas como um serviço distinto, útil e relevante. Numa perspetiva de melhoria da estratégia de comunicação entre a Biblioteca Municipal do Seixal e os respetivos serviços de comunicação e divulgação da Câmara Municipal do Seixal, e de estruturar um modelo de comunicação eficaz e eficiente promotor das iniciativas desenvolvidas com vista ao estabelecimento de uma maior proximidade com o utilizador, maior captação de público e um maior reconhecimento, procuram definir-se objetivos e etapas a alcançar. A finalidade deste trabalho de projeto centra-se, assim, em demonstrar a eficiência e eficácia do marketing nas bibliotecas públicas e em estruturar um Plano de Comunicação e Marketing que se aplique e enquadre na visão e missão da Biblioteca Municipal do Seixal e Câmara Municipal, que vise a melhoria dos serviços e o acompanhamento da evolução digital, posicionando a organização como local de referência com vista a atingir o máximo impacto junto dos potenciais utilizadores. |
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Plano de marketing e comunicação: Biblioteca Municipal do SeixalSeixal. Biblioteca MunicipalBibliotecas públicas - MarketingBibliotecas - Relações públicasMarketing públicoRedes sociais - BibliotecasTeses de mestrado - 2015A presente Tese aborda as oportunidades únicas que os canais digitais e as redes sociais vieram proporcionar no que respeita ao acesso, disseminação e disponibilização de informação com vista à promoção da biblioteca e dos seus serviços, das suas iniciativas e carteira de literacias para além dos suportes físicos, bem como, a importância da formação para aquisição de competências em literacia digital para uma total inclusão do cidadão. O acesso a este modelo de informação obriga a um acompanhamento e reajuste na visão de gestão das Bibliotecas Públicas, nomeadamente na perceção de que ciência do Marketing assume uma importância crucial, não só na promoção e divulgação de serviços, como na gestão da comunicação e na relação de proximidade e interação com os utilizadores. Este estudo pretende reconhecer o poder da esfera digital e das redes sociais, num momento em que o papel do profissional de Documentação e Informação se torna mais exigente e pluridisciplinar ao ter de enfrentar desafios múltiplos que vão desde a formação em literacias, à sua ampla divulgação e promoção em interação com os utilizadores, quer no espaço físico, quer no digital. Consequentemente, aborda áreas e estratégias cruciais como o Marketing Social e Digital essenciais para o posicionamento e reconhecimento futuro das Bibliotecas Públicas como um serviço distinto, útil e relevante. Numa perspetiva de melhoria da estratégia de comunicação entre a Biblioteca Municipal do Seixal e os respetivos serviços de comunicação e divulgação da Câmara Municipal do Seixal, e de estruturar um modelo de comunicação eficaz e eficiente promotor das iniciativas desenvolvidas com vista ao estabelecimento de uma maior proximidade com o utilizador, maior captação de público e um maior reconhecimento, procuram definir-se objetivos e etapas a alcançar. A finalidade deste trabalho de projeto centra-se, assim, em demonstrar a eficiência e eficácia do marketing nas bibliotecas públicas e em estruturar um Plano de Comunicação e Marketing que se aplique e enquadre na visão e missão da Biblioteca Municipal do Seixal e Câmara Municipal, que vise a melhoria dos serviços e o acompanhamento da evolução digital, posicionando a organização como local de referência com vista a atingir o máximo impacto junto dos potenciais utilizadores.Abstract: This thesis approaches the unique opportunities that digital channels and social networks offer in what concerns the access, spreading and information means for the promotion of libraries and its services. It also involves its initiatives, literacy supports beyond physical means, as well as the importance of training in the acquisition of digital literacy skills directed to a more satisfying inclusion of citizens. The access to this communication model implies guidance and readjustment in the way public libraries are perceived. It also redefines the perception of the importance of Marketing as a Science with particular techniques, not only in the promotion and publicizing of services but also in the monitoring of communication in the proximity and interaction with users. This study aims to recognize the power of the digital sphere and social networks, at a time when the role of a information and documentation professional becomes more demanding and multitasking, having to face multiple challenges going from literacy training, its wide publicizing as its promotion and interaction with users, both in physical and digital fields. This work will identify crucial areas as Social and Digital Marketing, pointing to the creation of public services and products important for the positioning and ultimate recognition of Public Libraries as a differentiated, useful and relevant service. Taking into account the improvement of the communication strategy between the Seixal Public Library and the communication services of the Seixal Municipal Chamber and the building of an efficient communication model designed to promote initiatives to establish a better proximity with the user, attract more public and ensure a larger recognition, this project will try to define goals and stages to achieve it. The main objective of this project work focus on showing the efficiency and effectiveness of Marketing in public libraries and in designing a Communication and Marketing Plan, which may embody the vision and mission of the Seixal Public Library and as it pushes the improvement of services and embraces digital evolution, will position the organization in the market as a reference mark aiming to reach its maximum impact with its potential users.Furtado, RodrigoRevez, JorgeRepositório da Universidade de LisboaAlpalhão, Ana Sofia Nascimento2016-08-08T10:00:09Z2016-01-212015-09-302016-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24492TID:201890518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:37.147629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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