Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância: relato de uma experiência de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Goreti Martins Ferreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89447
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
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spelling Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância: relato de uma experiência de estágioCommunication and language in the nursery and kindergarten: an account of an internship experienceComunicaçãoCrecheJardim de infânciaLinguagemLiteratura para a infânciaCommunicationKindergartenDay care centerLanguageChildren's literatureCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio apresenta os projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos no âmbito da unidade curricular Estágio, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. Em contexto de creche, o projeto de intervenção pedagógica desenrolou-se a partir da observação de um grupo de crianças, com idades entre os doze e os vinte e quatro meses, que ainda não dominavam a linguagem oral mas com grande interesse pelas histórias, e assim, de acordo com o interesse das crianças, foram estruturadas estratégias pedagógicas que promovessem a linguagem oral, através da exploração de histórias e também de situações lúdicas. Em contexto de jardim de infância, a intervenção pedagógica surgiu a partir da observação de um grupo de crianças, com idades entre os três e os cinco anos, que apresentava um vocabulário pouco rico, ainda muito “infantilizado”, dificuldades em comunicar oralmente em diferentes contextos como narrar acontecimentos, reproduzir e/ou inventar histórias; transmitir recados... com o objetivo principal de promover aprendizagens no domínio da linguagem oral, ampliar o léxico das crianças, promover a consciência linguística e estimular a imaginação. No âmbito destes projetos foram explorados contos, histórias tradicionais, lengalengas, poesia, valorizando aspetos da nossa cultura, permitindo a comunicação, a articulação de ideias, e a expressão do pensamento, e consequentemente, a aquisição de um vocabulário mais alargado e a construção de frases mais completas. Neste relatório está retratado o processo de intervenção pedagógica, bem como a dimensão investigativa dos projetos de intervenção pedagógica com objetivo de identificar e analisar as estratégias que promovessem a ampliação lexical das crianças e a consciência linguística. A intervenção pedagógica desenvolvida permitiu importantes contributos para ampliar as oportunidades de comunicação e linguagem entre as crianças e estimular um crescente interesse por atividades em torno do domínio da linguagem oral, através do papel fulcral do educador em promover diálogos e recorrer a várias estratégias como a leitura e exploração de histórias para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.This internship report presents the pedagogical intervention projects developed within the curricular unit Internship, the Master's degree in Preschool Education, the University of Minho. In the context of daycare, the pedagogical intervention project took place based on the observation of a group of children, aged between twelve and twenty-four months, who do not yet master oral language but with great interest in stories, and thus, according to the children's interest, pedagogical strategies were structured to promote oral language, through the exploration of stories and also playful situations. In the context of kindergarten, the pedagogical intervention arose from the observation of a group of children, aged between three and five years, who presented a poorvocabulary, still very "infantilized" and had difficulties in communicating orally in different contexts such as narrating events, reproducing and/or inventing stories; transmit messages... with the main objective of promoting learning in the field of oral language, expanding the lexicon of children, promoting linguistic awareness and stimulating imagination. In the scope of this project were explored tales, traditional stories, lengalengas, poetry, valuing aspects of our culture, allowing communication, articulation of ideas, and expression of thought, and consequently, the acquisition of a broader vocabulary and the construction of more complete sentences. This report depicts the pedagogical intervention process, as well as the investigative dimension of the projects with the aim of identifying and analysing strategies that promoted the lexical expansion of children and linguistic awareness. The pedagogical intervention developed allowed important contributions to expand the opportunities of communication and language among children and stimulate a growing interest in activities around the field of oral language, through the central role of the educator in promoting dialogues and resorting to various strategies such as reading and exploring stories for the development of language and communication.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoCosta, Maria Goreti Martins Ferreira da2022-07-222022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89447por203545370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:22:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:11.795729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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