Introdução e exploração da colher na infância em contexto familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3134 |
Resumo: | Durante o processo de apropriação da colher, as crianças precisam detetar e adquirir uma série de competências motoras funcionais, bem como certas normas sociais associadas ao uso deste utensílio. Com este estudo descritivo pretendemos obter informação sobre a sequenciação temporal de acesso à colher e aos outros talheres, e quais as explorações que as crianças fazem em contexto familiar português. Foram obtidos dados relativos a 115 crianças pequenas portuguesas, através de questionário estruturado on-line. Os resultados revelam que: i) há uma noção clara que a criança necessita de um objeto escalado ao tamanho da sua mão; ii) a colher favorece a oportunidade de brincar físico, funcional, solitário e social; iii) explorar colher - usar colher - explorar garfo - explorar faca é a sequência temporal de acesso aos talheres, significativamente faseada durante toda a primeira infância; iv) a criança pequena consegue explorar a colher como instrumento para outras funções que não as relacionadas com comer. Assim, a colher possui um potencial muito diversificado para aprendizagem do uso de um instrumento, para a exploração de propriedades funcionais de objetos e para o desenvolvimento social e cultural da criança pequena. |
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