Bullying: contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6761 |
Resumo: | No presente documento segue o relatório final de estágio, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico complementa o nosso processo de formação universitária, com vista à docência em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola EB 2,3 de Vidago, no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o 1º e 2 º semestres do 1º ano de mestrado, colocando-nos assim, numa situação real e orientada de modo a desenvolver profissionais competentes e adequadamente preparados para exercer a sua profissão. Com este documento pretendo descrever a atividade desenvolvida como professor estagiário durante o ano letivo. Para tal, procedi à elaboração de um balanço para que seja feita uma introspeção ao trabalho desenvolvido, descrevendo as expectativas iniciais em relação ao ano de estágio, referindo ainda todas as tarefas realizadas quer individualmente quer pelo grupo e, com isto, elaborar uma reflexão na qual constem as dificuldades sentidas, aspetos positivos, negativos, aspetos mais difíceis de ultrapassar, o impacto do estágio na formação do professor e na formação dos alunos, importância de todo o trabalho desenvolvido, e por fim a experiência, tanto pessoal como profissional que o estágio me proporcionou e que mais-valias poderá trazer num futuro. Finalizo destacando as diferenças entre as expetativas iniciais e as experiências vividas. As experiências, em conjunto com as diferentes formas como foram abordadas e ajustadas consoante os diferentes contextos, contribuiu para a minha evolução como pessoa e como profissional na área do ensino da educação física. |
id |
RCAP_35d16d1f466e1b164fe58ea046901135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6761 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying: contexto escolarEducação físicaEscolaBullyingNo presente documento segue o relatório final de estágio, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico complementa o nosso processo de formação universitária, com vista à docência em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola EB 2,3 de Vidago, no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o 1º e 2 º semestres do 1º ano de mestrado, colocando-nos assim, numa situação real e orientada de modo a desenvolver profissionais competentes e adequadamente preparados para exercer a sua profissão. Com este documento pretendo descrever a atividade desenvolvida como professor estagiário durante o ano letivo. Para tal, procedi à elaboração de um balanço para que seja feita uma introspeção ao trabalho desenvolvido, descrevendo as expectativas iniciais em relação ao ano de estágio, referindo ainda todas as tarefas realizadas quer individualmente quer pelo grupo e, com isto, elaborar uma reflexão na qual constem as dificuldades sentidas, aspetos positivos, negativos, aspetos mais difíceis de ultrapassar, o impacto do estágio na formação do professor e na formação dos alunos, importância de todo o trabalho desenvolvido, e por fim a experiência, tanto pessoal como profissional que o estágio me proporcionou e que mais-valias poderá trazer num futuro. Finalizo destacando as diferenças entre as expetativas iniciais e as experiências vividas. As experiências, em conjunto com as diferentes formas como foram abordadas e ajustadas consoante os diferentes contextos, contribuiu para a minha evolução como pessoa e como profissional na área do ensino da educação física.In the present document resides the final report from my internship, on behalf of the Masters degree inTeaching Physical Education in Primary and Secondary Education from the University Tras-os-Montes and Alto Douro.The Pedagogical Internship complements our process of university education, with the aim to teach in Physical Education.The Internship was held at Escola EB 2,3 Vidago in the academic year 2013/2014 with the aim of putting into practice all the theoretical knowledge acquired during the 1st and 2nd semesters of our 1st year of the Masters degree, putting us well, in a real oriented situation in order to develop competent and adequately prepared professionals to practice their profession. With this document I intend to describe the activity performed as a trainee teacher during the school year.To do so,I proceeded to draw up a balance sheet for an introspection to the work to be done, describing the initial expectations of the internship year, referring all tasks performed either individually or by group, and with that, prepare a reflection on which included these difficulties, positive, negative aspects, the most difficult aspects to overcome, the impact of training teachers and educating students, the importance of all the work, and finally the experience, both personal and professional that the internship provided me and that capital gains could bring in the future.I conclude by highlighting the differences between initial expectations and experiences.experiences , together with the different ways in which they where dealt and adjusted according to the different contexts, contributed to my evolution as a person and as a professional in the teaching of physical education area.2016-11-08T11:16:33Z2016-11-08T00:00:00Z2016-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6761porCarneiro, Jorge Miguel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:48.707412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying: contexto escolar |
title |
Bullying: contexto escolar |
spellingShingle |
Bullying: contexto escolar Carneiro, Jorge Miguel Gomes Educação física Escola Bullying |
title_short |
Bullying: contexto escolar |
title_full |
Bullying: contexto escolar |
title_fullStr |
Bullying: contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Bullying: contexto escolar |
title_sort |
Bullying: contexto escolar |
author |
Carneiro, Jorge Miguel Gomes |
author_facet |
Carneiro, Jorge Miguel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Jorge Miguel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Escola Bullying |
topic |
Educação física Escola Bullying |
description |
No presente documento segue o relatório final de estágio, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico complementa o nosso processo de formação universitária, com vista à docência em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola EB 2,3 de Vidago, no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o 1º e 2 º semestres do 1º ano de mestrado, colocando-nos assim, numa situação real e orientada de modo a desenvolver profissionais competentes e adequadamente preparados para exercer a sua profissão. Com este documento pretendo descrever a atividade desenvolvida como professor estagiário durante o ano letivo. Para tal, procedi à elaboração de um balanço para que seja feita uma introspeção ao trabalho desenvolvido, descrevendo as expectativas iniciais em relação ao ano de estágio, referindo ainda todas as tarefas realizadas quer individualmente quer pelo grupo e, com isto, elaborar uma reflexão na qual constem as dificuldades sentidas, aspetos positivos, negativos, aspetos mais difíceis de ultrapassar, o impacto do estágio na formação do professor e na formação dos alunos, importância de todo o trabalho desenvolvido, e por fim a experiência, tanto pessoal como profissional que o estágio me proporcionou e que mais-valias poderá trazer num futuro. Finalizo destacando as diferenças entre as expetativas iniciais e as experiências vividas. As experiências, em conjunto com as diferentes formas como foram abordadas e ajustadas consoante os diferentes contextos, contribuiu para a minha evolução como pessoa e como profissional na área do ensino da educação física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-08T11:16:33Z 2016-11-08T00:00:00Z 2016-11-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6761 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137145781223424 |