Bullying: contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Jorge Miguel Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6761
Resumo: No presente documento segue o relatório final de estágio, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico complementa o nosso processo de formação universitária, com vista à docência em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola EB 2,3 de Vidago, no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o 1º e 2 º semestres do 1º ano de mestrado, colocando-nos assim, numa situação real e orientada de modo a desenvolver profissionais competentes e adequadamente preparados para exercer a sua profissão. Com este documento pretendo descrever a atividade desenvolvida como professor estagiário durante o ano letivo. Para tal, procedi à elaboração de um balanço para que seja feita uma introspeção ao trabalho desenvolvido, descrevendo as expectativas iniciais em relação ao ano de estágio, referindo ainda todas as tarefas realizadas quer individualmente quer pelo grupo e, com isto, elaborar uma reflexão na qual constem as dificuldades sentidas, aspetos positivos, negativos, aspetos mais difíceis de ultrapassar, o impacto do estágio na formação do professor e na formação dos alunos, importância de todo o trabalho desenvolvido, e por fim a experiência, tanto pessoal como profissional que o estágio me proporcionou e que mais-valias poderá trazer num futuro. Finalizo destacando as diferenças entre as expetativas iniciais e as experiências vividas. As experiências, em conjunto com as diferentes formas como foram abordadas e ajustadas consoante os diferentes contextos, contribuiu para a minha evolução como pessoa e como profissional na área do ensino da educação física.
id RCAP_35d16d1f466e1b164fe58ea046901135
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying: contexto escolarEducação físicaEscolaBullyingNo presente documento segue o relatório final de estágio, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico complementa o nosso processo de formação universitária, com vista à docência em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola EB 2,3 de Vidago, no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o 1º e 2 º semestres do 1º ano de mestrado, colocando-nos assim, numa situação real e orientada de modo a desenvolver profissionais competentes e adequadamente preparados para exercer a sua profissão. Com este documento pretendo descrever a atividade desenvolvida como professor estagiário durante o ano letivo. Para tal, procedi à elaboração de um balanço para que seja feita uma introspeção ao trabalho desenvolvido, descrevendo as expectativas iniciais em relação ao ano de estágio, referindo ainda todas as tarefas realizadas quer individualmente quer pelo grupo e, com isto, elaborar uma reflexão na qual constem as dificuldades sentidas, aspetos positivos, negativos, aspetos mais difíceis de ultrapassar, o impacto do estágio na formação do professor e na formação dos alunos, importância de todo o trabalho desenvolvido, e por fim a experiência, tanto pessoal como profissional que o estágio me proporcionou e que mais-valias poderá trazer num futuro. Finalizo destacando as diferenças entre as expetativas iniciais e as experiências vividas. As experiências, em conjunto com as diferentes formas como foram abordadas e ajustadas consoante os diferentes contextos, contribuiu para a minha evolução como pessoa e como profissional na área do ensino da educação física.In the present document resides the final report from my internship, on behalf of the Masters degree inTeaching Physical Education in Primary and Secondary Education from the University Tras-os-Montes and Alto Douro.The Pedagogical Internship complements our process of university education, with the aim to teach in Physical Education.The Internship was held at Escola EB 2,3 Vidago in the academic year 2013/2014 with the aim of putting into practice all the theoretical knowledge acquired during the 1st and 2nd semesters of our 1st year of the Masters degree, putting us well, in a real oriented situation in order to develop competent and adequately prepared professionals to practice their profession. With this document I intend to describe the activity performed as a trainee teacher during the school year.To do so,I proceeded to draw up a balance sheet for an introspection to the work to be done, describing the initial expectations of the internship year, referring all tasks performed either individually or by group, and with that, prepare a reflection on which included these difficulties, positive, negative aspects, the most difficult aspects to overcome, the impact of training teachers and educating students, the importance of all the work, and finally the experience, both personal and professional that the internship provided me and that capital gains could bring in the future.I conclude by highlighting the differences between initial expectations and experiences.experiences , together with the different ways in which they where dealt and adjusted according to the different contexts, contributed to my evolution as a person and as a professional in the teaching of physical education area.2016-11-08T11:16:33Z2016-11-08T00:00:00Z2016-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6761porCarneiro, Jorge Miguel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:48.707412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: contexto escolar
title Bullying: contexto escolar
spellingShingle Bullying: contexto escolar
Carneiro, Jorge Miguel Gomes
Educação física
Escola
Bullying
title_short Bullying: contexto escolar
title_full Bullying: contexto escolar
title_fullStr Bullying: contexto escolar
title_full_unstemmed Bullying: contexto escolar
title_sort Bullying: contexto escolar
author Carneiro, Jorge Miguel Gomes
author_facet Carneiro, Jorge Miguel Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Jorge Miguel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Escola
Bullying
topic Educação física
Escola
Bullying
description No presente documento segue o relatório final de estágio, no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico complementa o nosso processo de formação universitária, com vista à docência em Educação Física. O estágio foi realizado na Escola EB 2,3 de Vidago, no ano letivo de 2013/2014 com o objetivo de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos durante o 1º e 2 º semestres do 1º ano de mestrado, colocando-nos assim, numa situação real e orientada de modo a desenvolver profissionais competentes e adequadamente preparados para exercer a sua profissão. Com este documento pretendo descrever a atividade desenvolvida como professor estagiário durante o ano letivo. Para tal, procedi à elaboração de um balanço para que seja feita uma introspeção ao trabalho desenvolvido, descrevendo as expectativas iniciais em relação ao ano de estágio, referindo ainda todas as tarefas realizadas quer individualmente quer pelo grupo e, com isto, elaborar uma reflexão na qual constem as dificuldades sentidas, aspetos positivos, negativos, aspetos mais difíceis de ultrapassar, o impacto do estágio na formação do professor e na formação dos alunos, importância de todo o trabalho desenvolvido, e por fim a experiência, tanto pessoal como profissional que o estágio me proporcionou e que mais-valias poderá trazer num futuro. Finalizo destacando as diferenças entre as expetativas iniciais e as experiências vividas. As experiências, em conjunto com as diferentes formas como foram abordadas e ajustadas consoante os diferentes contextos, contribuiu para a minha evolução como pessoa e como profissional na área do ensino da educação física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08T11:16:33Z
2016-11-08T00:00:00Z
2016-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6761
url http://hdl.handle.net/10348/6761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137145781223424