O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22143 |
Resumo: | O tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente. |
id |
RCAP_35f0e09aa2c4179425df596ebf4ed640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superiorSurdosEducaçãoLGPComunicaçãoDeafEducationHigherPSLCommunicationSuperiorDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente.The theme of this master’s dissertation is the education of the Deaf, with a special focus on their schooling path. Our main goal is to identify the major problems, difficulties and obstacles that deaf people face in their academic path, from preschool to university educa-tion. To accomplish this goal we have used two different methods, albeit com-plementary. On one hand, we have analyzed the biographical narratives of three persons suffering from congenital profound deafness, trying to detect their daily constraints. Two of them have outstanding places in the world of Art – Theatre and Cinema – and the third one is the very author of this disser-tation, who is also profoundly deaf. On the other hand, we have resorted to an enquiry directed to deaf people who are graduated or still university stu-dents. The conclusions are enlightening. Because these Deaf underwent the transition from the oral methods of learning a spoken language, which was the teaching language, to the methods based on Sign Languages, now ac-cepted as natural and official languages of the Deaf, we can conclude that the schooling process of this minority group has changed radically for the better. Nowadays, we welcome deaf people in higher education in a natural way. How-ever, the empire of the oral methods has left traces that have not completely vanished yet.Baptista, Afonso NunesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMaia, André Eduardo Ferreira da2017-05-24T08:35:28Z2017-03-1620162017-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22143TID:203016521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:31.419739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
title |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
spellingShingle |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior Maia, André Eduardo Ferreira da Surdos Educação LGP Comunicação Deaf Education Higher PSL Communication Superior Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
title_full |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
title_fullStr |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
title_full_unstemmed |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
title_sort |
O sucesso dos alunos surdos no ensino superior |
author |
Maia, André Eduardo Ferreira da |
author_facet |
Maia, André Eduardo Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Afonso Nunes Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, André Eduardo Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos Educação LGP Comunicação Deaf Education Higher PSL Communication Superior Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Surdos Educação LGP Comunicação Deaf Education Higher PSL Communication Superior Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-05-24T08:35:28Z 2017-03-16 2017-03-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/22143 TID:203016521 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/22143 |
identifier_str_mv |
TID:203016521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131876852498432 |