O sucesso dos alunos surdos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, André Eduardo Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22143
Resumo: O tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente.
id RCAP_35f0e09aa2c4179425df596ebf4ed640
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sucesso dos alunos surdos no ensino superiorSurdosEducaçãoLGPComunicaçãoDeafEducationHigherPSLCommunicationSuperiorDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente.The theme of this master’s dissertation is the education of the Deaf, with a special focus on their schooling path. Our main goal is to identify the major problems, difficulties and obstacles that deaf people face in their academic path, from preschool to university educa-tion. To accomplish this goal we have used two different methods, albeit com-plementary. On one hand, we have analyzed the biographical narratives of three persons suffering from congenital profound deafness, trying to detect their daily constraints. Two of them have outstanding places in the world of Art – Theatre and Cinema – and the third one is the very author of this disser-tation, who is also profoundly deaf. On the other hand, we have resorted to an enquiry directed to deaf people who are graduated or still university stu-dents. The conclusions are enlightening. Because these Deaf underwent the transition from the oral methods of learning a spoken language, which was the teaching language, to the methods based on Sign Languages, now ac-cepted as natural and official languages of the Deaf, we can conclude that the schooling process of this minority group has changed radically for the better. Nowadays, we welcome deaf people in higher education in a natural way. How-ever, the empire of the oral methods has left traces that have not completely vanished yet.Baptista, Afonso NunesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMaia, André Eduardo Ferreira da2017-05-24T08:35:28Z2017-03-1620162017-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22143TID:203016521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:31.419739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
title O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
spellingShingle O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
Maia, André Eduardo Ferreira da
Surdos
Educação
LGP
Comunicação
Deaf
Education
Higher
PSL
Communication
Superior
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
title_full O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
title_fullStr O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
title_full_unstemmed O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
title_sort O sucesso dos alunos surdos no ensino superior
author Maia, André Eduardo Ferreira da
author_facet Maia, André Eduardo Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Afonso Nunes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, André Eduardo Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos
Educação
LGP
Comunicação
Deaf
Education
Higher
PSL
Communication
Superior
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Surdos
Educação
LGP
Comunicação
Deaf
Education
Higher
PSL
Communication
Superior
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-05-24T08:35:28Z
2017-03-16
2017-03-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22143
TID:203016521
url http://hdl.handle.net/10400.14/22143
identifier_str_mv TID:203016521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131876852498432