Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13008 |
Resumo: | Uma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior. |
id |
RCAP_35f40e94d7a5468491bc9b7e81e2a6c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagemHigher education in pandemic times: personalization, engagement, autonomy and new learning strategiesEnsino superiorPersonalização do ensinoRecursos pedagógicosEngajamentoAutonomiaHigher educationPersonalized learningPedagogical resourcesParticipationAutonomyUma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.A modality that is massive, distant, at massive distance, transmissive and not appealing to students, causes some issues such as lack of autonomy, lack of interest, and lack of engagement of the students. The innovative perspective of this study focuses on examining whether there are recommendations for personalizing teaching strategies using pedagogical resources, aiming to promote engaging and involving online learning for sustainable and productive dynamics as means of co-learning (IYENGAR, 2020). Diversified strategies using digital technologies in online higher education extends the development of autonomy for individual, collective, and emancipatory learning (OKADA; SHEEHY, 2020). Recent literature, some even produced during the COVID-19 pandemic, suggests that new learning approaches are based on diverse perspectives, according to needs and preferences tailored to the student’s profile (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OECD, 2020). Considering the Pandemic scenario, what types of pedagogical resources should be adopted to enable a fun learning, described as “meaningful / engaging” in online higher education? This exploratory qualitative study analyzed data generated from an online open questionnaire implemented by the UAb-PT network, aimed at higher education students from Portuguese speaking countries (Angola, Brazil and Portugal). The systematization of the data collected adopted the Discourse of the Collective Subject (DSC) technique, which facilitates grouping statements and its corresponding synthesis (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). In total, data from 570 students who answered the online questionnaire was analyzed. Fun online learning should include the use of technologies that are collaborative, individual, network-based for co-learning with differentiated activities and exercises, according to the needs and preferences of the use of virtuality. Such approach personalizes the learning based on the student’s profile, enables reflections and pedagogical approaches that are more engaging and fun for students in higher education.UEMARepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraTerçariol, Adriana Aparecida de LimaIkeshoji, Elisangela Aparecida BullaSantos, Vanessa Matos dosMello, Diene EireOta, Marcos AndreiEspírito Santo, Eniel doOkada, Alexandra2023-01-04T18:43:58Z2022-082022-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13008por2447-572610.18817/ticseademfoco.v8i2.626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:08.782680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem Higher education in pandemic times: personalization, engagement, autonomy and new learning strategies |
title |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem |
spellingShingle |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem Barros, Daniela Melaré Vieira Ensino superior Personalização do ensino Recursos pedagógicos Engajamento Autonomia Higher education Personalized learning Pedagogical resources Participation Autonomy |
title_short |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem |
title_full |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem |
title_fullStr |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem |
title_sort |
Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla Santos, Vanessa Matos dos Mello, Diene Eire Ota, Marcos Andrei Espírito Santo, Eniel do Okada, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla Santos, Vanessa Matos dos Mello, Diene Eire Ota, Marcos Andrei Espírito Santo, Eniel do Okada, Alexandra |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla Santos, Vanessa Matos dos Mello, Diene Eire Ota, Marcos Andrei Espírito Santo, Eniel do Okada, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Personalização do ensino Recursos pedagógicos Engajamento Autonomia Higher education Personalized learning Pedagogical resources Participation Autonomy |
topic |
Ensino superior Personalização do ensino Recursos pedagógicos Engajamento Autonomia Higher education Personalized learning Pedagogical resources Participation Autonomy |
description |
Uma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08 2022-08-01T00:00:00Z 2023-01-04T18:43:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13008 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2447-5726 10.18817/ticseademfoco.v8i2.626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135113880010752 |