Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Terçariol, Adriana Aparecida de Lima, Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla, Santos, Vanessa Matos dos, Mello, Diene Eire, Ota, Marcos Andrei, Espírito Santo, Eniel do, Okada, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13008
Resumo: Uma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.
id RCAP_35f40e94d7a5468491bc9b7e81e2a6c7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagemHigher education in pandemic times: personalization, engagement, autonomy and new learning strategiesEnsino superiorPersonalização do ensinoRecursos pedagógicosEngajamentoAutonomiaHigher educationPersonalized learningPedagogical resourcesParticipationAutonomyUma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.A modality that is massive, distant, at massive distance, transmissive and not appealing to students, causes some issues such as lack of autonomy, lack of interest, and lack of engagement of the students. The innovative perspective of this study focuses on examining whether there are recommendations for personalizing teaching strategies using pedagogical resources, aiming to promote engaging and involving online learning for sustainable and productive dynamics as means of co-learning (IYENGAR, 2020). Diversified strategies using digital technologies in online higher education extends the development of autonomy for individual, collective, and emancipatory learning (OKADA; SHEEHY, 2020). Recent literature, some even produced during the COVID-19 pandemic, suggests that new learning approaches are based on diverse perspectives, according to needs and preferences tailored to the student’s profile (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OECD, 2020). Considering the Pandemic scenario, what types of pedagogical resources should be adopted to enable a fun learning, described as “meaningful / engaging” in online higher education? This exploratory qualitative study analyzed data generated from an online open questionnaire implemented by the UAb-PT network, aimed at higher education students from Portuguese speaking countries (Angola, Brazil and Portugal). The systematization of the data collected adopted the Discourse of the Collective Subject (DSC) technique, which facilitates grouping statements and its corresponding synthesis (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). In total, data from 570 students who answered the online questionnaire was analyzed. Fun online learning should include the use of technologies that are collaborative, individual, network-based for co-learning with differentiated activities and exercises, according to the needs and preferences of the use of virtuality. Such approach personalizes the learning based on the student’s profile, enables reflections and pedagogical approaches that are more engaging and fun for students in higher education.UEMARepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraTerçariol, Adriana Aparecida de LimaIkeshoji, Elisangela Aparecida BullaSantos, Vanessa Matos dosMello, Diene EireOta, Marcos AndreiEspírito Santo, Eniel doOkada, Alexandra2023-01-04T18:43:58Z2022-082022-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13008por2447-572610.18817/ticseademfoco.v8i2.626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:08.782680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
Higher education in pandemic times: personalization, engagement, autonomy and new learning strategies
title Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
spellingShingle Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
Barros, Daniela Melaré Vieira
Ensino superior
Personalização do ensino
Recursos pedagógicos
Engajamento
Autonomia
Higher education
Personalized learning
Pedagogical resources
Participation
Autonomy
title_short Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
title_full Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
title_fullStr Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
title_sort Ensino superior em tempos de pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
Santos, Vanessa Matos dos
Mello, Diene Eire
Ota, Marcos Andrei
Espírito Santo, Eniel do
Okada, Alexandra
author_role author
author2 Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
Santos, Vanessa Matos dos
Mello, Diene Eire
Ota, Marcos Andrei
Espírito Santo, Eniel do
Okada, Alexandra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Ikeshoji, Elisangela Aparecida Bulla
Santos, Vanessa Matos dos
Mello, Diene Eire
Ota, Marcos Andrei
Espírito Santo, Eniel do
Okada, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Personalização do ensino
Recursos pedagógicos
Engajamento
Autonomia
Higher education
Personalized learning
Pedagogical resources
Participation
Autonomy
topic Ensino superior
Personalização do ensino
Recursos pedagógicos
Engajamento
Autonomia
Higher education
Personalized learning
Pedagogical resources
Participation
Autonomy
description Uma modalidade massiva, distante, a distância massiva, transmissiva e não atrativa para os estudantes, ocasiona alguns fatores como falta de autonomia, desinteresse e como consequência, o não engajamento dos estudantes. A perspectiva inovadora deste estudo centra-se em examinar quais as recomendações para a personalização de estratégias didáticas através de recursos pedagógicos, visando promover uma educação on-line envolvente e engajadora para dinâmicas sustentáveis e frutíferas como formas de coaprender (IYENGAR, 2020). Diversificadas estratégias utilizando tecnologias digitais no ensino superior on-line, ampliam o desenvolvimento da autonomia para uma aprendizagem individual, coletiva e emancipadora (OKADA; SHEEHY, 2020). Literaturas mais recentes, algumas inclusive desenvolvidas durante a pandemia por COVID-19, indicam que novas abordagens de aprendizagem estão sendo fundamentadas em perspectivas diversificadas, de acordo com necessidades e preferências para o processo de adequação às condições e perfis dos estudantes (AGUADED; JARAMILLO-DENT; PONCE, 2021; FULLAN, 2020; OCDE, 2020). Quais tipos de recursos pedagógicos podem ser adotados para oportunizar uma aprendizagem divertida, destacada como “significativa - envolvente” no ensino superior on-line, considerando-se o cenário a partir do contexto da pandemia? Este estudo qualitativo exploratório analisou dados gerados de um questionário aberto on-line implementado pela rede UAb-PT voltado para estudantes durante o período de três meses no ensino superior dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil e Portugal). Para a sistematização dos dados coletados, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que propicia o agrupamento de depoimentos e sua respectiva síntese (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). Ao total, foram analisados dados de 570 estudantes respondentes do formulário on-line. A aprendizagem on-line divertida deve contemplar uso de tecnologias colaborativas, individuais, em rede para a coaprendizagem com atividades e exercícios diferenciados de acordo com as necessidades e preferências de uso da virtualidade. Esse tipo de abordagem personaliza a aprendizagem conforme o perfil do estudante, permite reflexões e abordagens pedagógicas mais envolventes e divertidas a partir do ponto de vista aliciante aos estudantes no ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08
2022-08-01T00:00:00Z
2023-01-04T18:43:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13008
url http://hdl.handle.net/10400.2/13008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2447-5726
10.18817/ticseademfoco.v8i2.626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEMA
publisher.none.fl_str_mv UEMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135113880010752