Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15163
Resumo: O desenvolvimento da inteligência emocional desde a infância é crucial para que as crianças aprendam a reconhecer e a controlar as suas próprias emoções. A música é uma linguagem universal e uma fonte de prazer que nos proporciona um misto de sensações e emoções. Por conseguinte, denota um enorme potencial educativo/formativo, na medida em que é capaz de desenvolver nas crianças competências intelectuais, emocionais, sociais e linguísticas. A música e a inteligência emocional são responsáveis e capazes de construir bases para a aprendizagem. A investigação desenvolvida neste estudo, de natureza qualitativa de cariz exploratório, visa compreender como o desenvolvimento emocional em crianças de três anos pode ser potenciado pelas experiências musicais. Desta forma, aborda-se e evidencia-se a importância do desenvolvimento emocional nesta faixa etária, bem como da importância da abordagem contínua da música. O trabalho foi realizado num jardim de infância de Faro, com um grupo de crianças na faixa etária dos três anos, na qual a investigadora procurou responder à principal questão: “Será que o desenvolvimento emocional em crianças de três anos de idade pode ser potenciado pelo contacto com experiências musicais?”. A partir da vivência de um conjunto de atividades lúdicas, tais como, histórias, jogos, desenhos, procurou-se responder aos objetivos específicos do estudo, a fim de compreender se: as crianças associam determinadas emoções a certos tipos de música; a música auxilia no autoconhecimento das emoções básicas; as crianças expressam as emoções que conhecem através de diferentes formas artísticas. Como instrumento de recolha de dados utilizaram-se notas de campo, fotografias, vídeo-gravações e as produções das crianças. Com o desenvolvimento desta investigação, os resultados mostram que as crianças respondem emocionalmente a determinadas músicas e expressam-nas também, a partir de diferentes formas artísticas, tais como a dança e as artes visuais.
id RCAP_36268f8e07e8f11b10894596b93e989b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anosEducação pré-escolarCriançasEmoçõesMúsicaArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO desenvolvimento da inteligência emocional desde a infância é crucial para que as crianças aprendam a reconhecer e a controlar as suas próprias emoções. A música é uma linguagem universal e uma fonte de prazer que nos proporciona um misto de sensações e emoções. Por conseguinte, denota um enorme potencial educativo/formativo, na medida em que é capaz de desenvolver nas crianças competências intelectuais, emocionais, sociais e linguísticas. A música e a inteligência emocional são responsáveis e capazes de construir bases para a aprendizagem. A investigação desenvolvida neste estudo, de natureza qualitativa de cariz exploratório, visa compreender como o desenvolvimento emocional em crianças de três anos pode ser potenciado pelas experiências musicais. Desta forma, aborda-se e evidencia-se a importância do desenvolvimento emocional nesta faixa etária, bem como da importância da abordagem contínua da música. O trabalho foi realizado num jardim de infância de Faro, com um grupo de crianças na faixa etária dos três anos, na qual a investigadora procurou responder à principal questão: “Será que o desenvolvimento emocional em crianças de três anos de idade pode ser potenciado pelo contacto com experiências musicais?”. A partir da vivência de um conjunto de atividades lúdicas, tais como, histórias, jogos, desenhos, procurou-se responder aos objetivos específicos do estudo, a fim de compreender se: as crianças associam determinadas emoções a certos tipos de música; a música auxilia no autoconhecimento das emoções básicas; as crianças expressam as emoções que conhecem através de diferentes formas artísticas. Como instrumento de recolha de dados utilizaram-se notas de campo, fotografias, vídeo-gravações e as produções das crianças. Com o desenvolvimento desta investigação, os resultados mostram que as crianças respondem emocionalmente a determinadas músicas e expressam-nas também, a partir de diferentes formas artísticas, tais como a dança e as artes visuais.The intelligence of the emotional development since childhood it is crucial so that the kids can learn to recognise and control their own emotions. The music it is a universal language and a source of pleasure that got us a mix of sensation and emotions. This discovery as a enormous educative potencial, in the mesure that is capable of developing the intelectual, emotional, social and linguistic competences of children. The music and the emotions are responsable and capable of builting bases to learning. The investigation developed in this study, of qualititive nature and exploratory caracter, aims to understand how emotional development in three-year-old children can be enhanced by musical experiences This way, aproach and highlight the importance of the development of emotion, on this age line, well as the continuos aproach of music and their correlacion. This work was realized in a kindergarten in Faro, with a group of childreens in the age line of 3 years old, where the researcher searched to answer to the main question: “Can emotional development in three-year-old children be enhanced by contact with musical experiences?” Starting by playful-diversified activities, as storytales, games and drawings, we tried to anwser to the especific study objectives, to find out if: do the children associate certain emotions to certain types of music; the music assists in the self knowledge of the basic emotions; do the children express the emotion that they know of through diferent types of artistic forms. As a tool in the data collection we used field, notes, photos, videos, recordings and the childreen production. With the development of this investigation the results shows that the children respond emocionally to certain musics and also express them, from different artistic forms, such as dance and visual arts.Santos, JorgeLudovico, OlgaSapientiaSilva, Adriana Melo2021-03-03T15:30:52Z2020-12-102020-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15163TID:202651819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:03.772406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
title Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
spellingShingle Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
Silva, Adriana Melo
Educação pré-escolar
Crianças
Emoções
Música
Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
title_full Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
title_fullStr Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
title_full_unstemmed Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
title_sort Educação emocional e música: um estudo com crianças de 3 anos
author Silva, Adriana Melo
author_facet Silva, Adriana Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Jorge
Ludovico, Olga
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Crianças
Emoções
Música
Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação pré-escolar
Crianças
Emoções
Música
Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O desenvolvimento da inteligência emocional desde a infância é crucial para que as crianças aprendam a reconhecer e a controlar as suas próprias emoções. A música é uma linguagem universal e uma fonte de prazer que nos proporciona um misto de sensações e emoções. Por conseguinte, denota um enorme potencial educativo/formativo, na medida em que é capaz de desenvolver nas crianças competências intelectuais, emocionais, sociais e linguísticas. A música e a inteligência emocional são responsáveis e capazes de construir bases para a aprendizagem. A investigação desenvolvida neste estudo, de natureza qualitativa de cariz exploratório, visa compreender como o desenvolvimento emocional em crianças de três anos pode ser potenciado pelas experiências musicais. Desta forma, aborda-se e evidencia-se a importância do desenvolvimento emocional nesta faixa etária, bem como da importância da abordagem contínua da música. O trabalho foi realizado num jardim de infância de Faro, com um grupo de crianças na faixa etária dos três anos, na qual a investigadora procurou responder à principal questão: “Será que o desenvolvimento emocional em crianças de três anos de idade pode ser potenciado pelo contacto com experiências musicais?”. A partir da vivência de um conjunto de atividades lúdicas, tais como, histórias, jogos, desenhos, procurou-se responder aos objetivos específicos do estudo, a fim de compreender se: as crianças associam determinadas emoções a certos tipos de música; a música auxilia no autoconhecimento das emoções básicas; as crianças expressam as emoções que conhecem através de diferentes formas artísticas. Como instrumento de recolha de dados utilizaram-se notas de campo, fotografias, vídeo-gravações e as produções das crianças. Com o desenvolvimento desta investigação, os resultados mostram que as crianças respondem emocionalmente a determinadas músicas e expressam-nas também, a partir de diferentes formas artísticas, tais como a dança e as artes visuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2020-12-10T00:00:00Z
2021-03-03T15:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15163
TID:202651819
url http://hdl.handle.net/10400.1/15163
identifier_str_mv TID:202651819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133301649178624