Música e literatura: a melodia das emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiros, Inês Isabel Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/14103
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, mais concretamente, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), em Loulé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este estudo tem como objetivo a sensibilização para a importância da educação emocional, interligando-a com outras áreas do conhecimento, neste caso, a literatura para a infância e a música. Para além disso, tem, também, o propósito de analisar as associações feitas pelas crianças entre excertos musicais e emoções/sentimentos/comportamentos presentes em ilustrações de um livro e emojis; visa, ainda, identificar a interpretação, a nível emocional, que cada criança faz dos mesmos excertos musicais. Para o desenvolvimento desta investigação, foram postas em prática várias atividades: leitura mediada do livro O Museu, de Susan Verde; associação de ilustrações do livro a excertos musicais; associação de emojis a excertos musicais; “O que sentes ao ouvir esta música?”. Com estas atividades, foram recolhidas as informações para esta investigação, que foram analisadas e interpretadas, de modo a obter algumas respostas e conclusões. Deste modo, no final da investigação, verificou-se que as crianças se tornaram mais conscientes das emoções que as músicas transmitem e ficaram mais sensibilizadas para o entendimento das suas próprias emoções e das dos outros.
id RCAP_fb176054b8a5af2117e587d617999e66
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música e literatura: a melodia das emoçõesEducação pré-escolarLiteratura para criançasEducação musicalEmoçõesInterdisciplinaridadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, mais concretamente, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), em Loulé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este estudo tem como objetivo a sensibilização para a importância da educação emocional, interligando-a com outras áreas do conhecimento, neste caso, a literatura para a infância e a música. Para além disso, tem, também, o propósito de analisar as associações feitas pelas crianças entre excertos musicais e emoções/sentimentos/comportamentos presentes em ilustrações de um livro e emojis; visa, ainda, identificar a interpretação, a nível emocional, que cada criança faz dos mesmos excertos musicais. Para o desenvolvimento desta investigação, foram postas em prática várias atividades: leitura mediada do livro O Museu, de Susan Verde; associação de ilustrações do livro a excertos musicais; associação de emojis a excertos musicais; “O que sentes ao ouvir esta música?”. Com estas atividades, foram recolhidas as informações para esta investigação, que foram analisadas e interpretadas, de modo a obter algumas respostas e conclusões. Deste modo, no final da investigação, verificou-se que as crianças se tornaram mais conscientes das emoções que as músicas transmitem e ficaram mais sensibilizadas para o entendimento das suas próprias emoções e das dos outros.The following report was developed within the framework of the Supervised Teaching Practice course, in a kindergarten context, specifically in a Private Social Solidarity Institution (I.P.S.S.) in Loulé, with a group of children with ages from 3 to 5 years. This study aims to raise awareness of the importance of emotional education, linking it with other areas of knowledge, in this case, children’s literature and music. In addition, it also intendeds to analyze the associations made by children, between musical excerpts and emotions / feelings / behaviors present in book illustrations and emojis; It also aims to identify the emotional interpretation that each child makes of the same musical excerpts. To develop this investigation, several activities were implemented: mediated reading of the book The Museum, by Susan Verde; association of book illustrations with musical excerpts; association of emojis with musical excerpts; "How do you feel hearing this song?". With these activities, information was collected for this investigation, which was analyzed and interpreted, in order to obtain some answers and conclusions. Thus, at the end of the investigation, it was found that children became more aware of the emotions that songs convey and became more aware of their own and others' emotions.Fonseca, Olga Maria Costa daCorreia, Maria RaquelSapientiaRibeiros, Inês Isabel Soares2020-07-21T10:08:33Z2020-01-162020-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14103TID:202488900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:20Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:09.475669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música e literatura: a melodia das emoções
title Música e literatura: a melodia das emoções
spellingShingle Música e literatura: a melodia das emoções
Ribeiros, Inês Isabel Soares
Educação pré-escolar
Literatura para crianças
Educação musical
Emoções
Interdisciplinaridade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Música e literatura: a melodia das emoções
title_full Música e literatura: a melodia das emoções
title_fullStr Música e literatura: a melodia das emoções
title_full_unstemmed Música e literatura: a melodia das emoções
title_sort Música e literatura: a melodia das emoções
author Ribeiros, Inês Isabel Soares
author_facet Ribeiros, Inês Isabel Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Olga Maria Costa da
Correia, Maria Raquel
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiros, Inês Isabel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Literatura para crianças
Educação musical
Emoções
Interdisciplinaridade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Literatura para crianças
Educação musical
Emoções
Interdisciplinaridade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, mais concretamente, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), em Loulé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este estudo tem como objetivo a sensibilização para a importância da educação emocional, interligando-a com outras áreas do conhecimento, neste caso, a literatura para a infância e a música. Para além disso, tem, também, o propósito de analisar as associações feitas pelas crianças entre excertos musicais e emoções/sentimentos/comportamentos presentes em ilustrações de um livro e emojis; visa, ainda, identificar a interpretação, a nível emocional, que cada criança faz dos mesmos excertos musicais. Para o desenvolvimento desta investigação, foram postas em prática várias atividades: leitura mediada do livro O Museu, de Susan Verde; associação de ilustrações do livro a excertos musicais; associação de emojis a excertos musicais; “O que sentes ao ouvir esta música?”. Com estas atividades, foram recolhidas as informações para esta investigação, que foram analisadas e interpretadas, de modo a obter algumas respostas e conclusões. Deste modo, no final da investigação, verificou-se que as crianças se tornaram mais conscientes das emoções que as músicas transmitem e ficaram mais sensibilizadas para o entendimento das suas próprias emoções e das dos outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T10:08:33Z
2020-01-16
2020-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/14103
TID:202488900
url http://hdl.handle.net/10400.1/14103
identifier_str_mv TID:202488900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133290015227904