Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Mário Daniel Carneiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3208
Resumo: O presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professor, durante todo este ano lectivo destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Sé – Guarda, que se insere no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo de estudos, em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 2 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas seis grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, findando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste ano lectivo, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. No segundo capítulo apresento um estudo sobre o papel do professor como agente motivador nas aulas de educação física. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório.
id RCAP_362e6308a614a84cd03b82781939c29d
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - GuardaEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Escola - Ensino-aprendizagemEducação física - Professor - AlunoActividade física - Ensino secundárioO presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professor, durante todo este ano lectivo destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Sé – Guarda, que se insere no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo de estudos, em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 2 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas seis grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, findando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste ano lectivo, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. No segundo capítulo apresento um estudo sobre o papel do professor como agente motivador nas aulas de educação física. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório.This document aims to project a real image of my growth process and development as a teacher, throughout this school year for the Teacher Training held at the Cathedral School - Guard, which falls within the 2nd year of 2nd cycle Studies in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, University of Beira Interior. The division of the probation report was made in Chapter 2, these being subdivided into several sections. The first chapter scribed six major sections, beginning with an introduction, which appear just below the objectives of both the teaching practice as of school / group discipline, general characterization of the school organization, description and analysis of an introduction, which appear just below the objectives of both the teaching practice as the activities, taking into account two very important categories, such as organizing and management of teaching and learning and participation in school and community relations. On completion of this chapter come the last two sections that describe the reflection carried out on contribution of teaching practice, ending with the final remarks, when I try to synthesize some of the key points of this school year, addressing me, and reflecting on my learning and development as a teacher. In the second chapter I present a study on the role the teacher as a motivator in physical education classes. Different knowledge, renovated roles of teaching, greater freedom and a sense of responsibility are emancipated some of the goals, challenges and demands portrayed in this report.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumAndré, Mário Daniel Carneiro2015-04-08T09:35:06Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:41.772945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
title Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
André, Mário Daniel Carneiro
Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Escola - Ensino-aprendizagem
Educação física - Professor - Aluno
Actividade física - Ensino secundário
title_short Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
title_full Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
title_sort Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
author André, Mário Daniel Carneiro
author_facet André, Mário Daniel Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Mário Daniel Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Escola - Ensino-aprendizagem
Educação física - Professor - Aluno
Actividade física - Ensino secundário
topic Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Escola - Ensino-aprendizagem
Educação física - Professor - Aluno
Actividade física - Ensino secundário
description O presente documento visa projectar uma imagem real do meu processo de crescimento e desenvolvimento como professor, durante todo este ano lectivo destinado ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Sé – Guarda, que se insere no âmbito do 2º ano do 2º Ciclo de estudos, em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. A divisão deste relatório de estágio foi efectuada em 2 Capítulos, estando estas subdivididas em várias secções. No primeiro capítulo, aparecem descritas seis grandes secções, começando com uma introdução, onde aparecem logo de seguida os objectivos tanto do estágio pedagógico como da escola/grupo disciplinar, caracterização geral da organização da escola, descrição e análise das actividades desenvolvidas, tendo em conta duas subsecções muito importantes, como a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem e a participação na escola e relação com a comunidade. Na finalização deste capítulo surgem as últimas duas secções que relatam a reflexão efectuada sobre o contributo do estágio pedagógico, findando com as considerações finais, em que procuro sintetizar alguns dos pontos chaves deste ano lectivo, debruçando-me e reflectindo acerca da minha aprendizagem e evolução enquanto docente. No segundo capítulo apresento um estudo sobre o papel do professor como agente motivador nas aulas de educação física. Diferentes conhecimentos, renovados papéis de docência, uma maior liberdade e um emancipado sentido de responsabilidade são alguns dos objectivos, desafios e exigências retratados neste relatório.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2015-04-08T09:35:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3208
url http://hdl.handle.net/10400.6/3208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344012750848