A papel da TRA no processo de tomada de decisão do consumidor: uma análise das micro celebridades no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cristiano Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69423
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
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spelling A papel da TRA no processo de tomada de decisão do consumidor: uma análise das micro celebridades no InstagramMicro celebridadesMarketing digitalAtitudeProcesso de tomada de decisãoTheory of reasoned actionInstagramMicro celebritiesAttitudeDecision making processCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaCom o desenvolvimento da internet e o crescimento exponencial do uso tecnológico assim como das novas tecnologias, têm-se originado novas formas de trabalho, criação e ligação com os clientes. Desta forma tem surgido também novas oportunidades sendo uma delas o reconhecimento profissional de uma forma completamente diferente das ideologias tradicionais, levando á criação de micro celebridades. Micro Celebridades estas que desenvolveram as suas atividades de forma online ao contrário das celebridades tradicionais que começaram na televisão, rádio ou jornais. As micro celebridades permitem criar ligações próximas com os clientes e mais diretas com o seu nicho, podendo ser tanto ou mais impactantes que as celebridades tradicionais no processo de tomada de decisão dos consumidores. Desta forma, esta dissertação visa explorar este mesmo fenómeno, a influência das micro celebridades no processo de tomada de decisão, assim como a atitude dos consumidores em relação as mesmas e diversos fatores que podem influenciar esta mesma atitude como o perfil de utilizador e áreas de interesse. A necessidade de obtenção de estudos nesta área ainda pouco explorada, deu origem a uma pesquisa de caracter exploratório utilizando uma abordagem quantitativa com recursos a questionários a mais de 200 consumidores de várias faixas etárias e de diferentes partes de Portugal. De entre os resultados obtidos nesta dissertação, é possível notar que as micro celebridades têm impacto nas diferentes etapas do processo de tomada de decisão assim como os consumidores têm uma atitude positiva em relação as micro celebridades, dependendo das faixas etárias, além de que é possível observar as áreas de interesse e perfis que podem permitir uma melhor abordagem em relação as micro celebridades.With internet development and the exponential growth of the technological usage as well as new technologies, it has been created new ways of working, exploring, creation and connection with consumers. This way, new opportunities have also emerged, one of which is professional recognition in a completely different way from traditional ideologies, leading to the creation of micro celebrities. Micro celebrities who developed their activities online, unlike traditional celebrities who started on television, radio or newspapers. Micro celebrities make it possible to create closer connections with customers and more direct connections with their niche, which can be as much or more impactful than traditional celebrities in the decision-making process of consumers. Thus, this dissertation aims to explore this same phenomenon, the influence of micro celebrities in the decision-making process, as well as the consumers' attitude towards them and factors that can influence this same attitude such as consumers profile or areas of interest. The need to obtain studies in this area, which has not yet been deeply explored, gave rise to an exploratory research using a quantitative approach using questionnaires to more than 200 consumers of various age groups as well as from different parts of Portugal. Among the results obtained in this dissertation, it is possible to clearly notice that micro celebrities have an impact on the different stages of the decision-making process as well as consumers having a positive attitude towards micro celebrities, depending on the age groups, it is also possible to look at the areas of interest and consumers profiles that can allow a better approach in relation with micro celebrities.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoCoelho, Cristiano Pereira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69423por202536610info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:41.882718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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