COMPARAÇÃO DO IMPACTO DO ENDORSEMENT NO ENGAGEMENT CRIADO POR MICRO INFLUENCERS DIGITAIS OU POR UMA CELEBRIDADE – ESTUDO DE CASO DE UMA MARCA DE APOSTAS ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Inês da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/86624
Resumo: Intitulada “Comparação do Impacto do Endorsement no Engagement Criado por Micro Influencers Digitais ou por uma Celebridade – Estudo de Caso de uma Marca de Apostas Online”, esta dissertação visa esclarecer qual das opções – micro influencers digitais ou celebridades – gere maior impacto junto dos consumidores. A adaptação das marcas à realidade digital tem assumido uma importância crescente ao longo das últimas décadas, uma vez que se tornou condição fulcral para a obtenção de vantagem competitiva. Assim, a avaliação da propensão de técnicas de marketing que envolvam este ambiente constitui, cada vez mais, um desafio para as organizações. Avaliar a opção que crie maior engagement é uma tarefa difícil e de grande complexidade, dada a panóplia de fatores diferenciados que influenciam o seu comportamento. No sentido de ultrapassar esta dificuldade, a presente dissertação foi baseada numa rígida investigação teórica e num estudo estatístico, suportado pelos dados fornecidos de forma confidencial pelas personalidades influenciadoras e pela marca exploradora de apostas desportivas à cota e jogos de fortuna ou azar em Portugal, no sentido de identificar qual dos perfis é o mais impactante. O produto do estudo de caso demonstrou congruência nos resultados: é com um conjunto de micro influencers digitais que uma marca obtém maior engagement numa campanha nas redes sociais. Contudo, é a cara mais mediática – a celebridade – que gere mais partilhas, e por isso criação de eWOM. Deste modo, conclui-se que os micro influencers digitais estabelecem um maior nível de interações do que as celebridades, mesmo que estas apresentem um maior número de seguidores
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