Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Rita Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7293
Resumo: A avaliação determina o processo de ensino-aprendizagem e está presente durante a sua realização, sendo, deste modo, entendida como instrumento regulador das práticas pedagógicas (Pires, 1995). O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado na educação pré-escolar e, de forma particular, no 1ºciclo do ensino básico, uma vez que foi neste ciclo de ensino que realizámos a prática de avaliação das aprendizagens integrada no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna. Daí que este trabalho se estruture por duas partes: na primeira é apresentado o enquadramento teórico e normativo que orientou a prática de ensino supervisionada e na segunda fazemos a apresentação e a reflexão sobre essa prática, de forma mais detalhada sobre aquela relativa à avaliação das aprendizagens no contexto do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Com base na investigação teórica que fundamentou a reflexão sobre a prática de ensino supervisionado, verificou-se que os instrumentos de avaliação utilizados no modelo pedagógico do MEM não só auxiliam como são parte fundamental para a concretização da avaliação dos alunos no sentido de estimular a sua aprendizagem.
id RCAP_365999e874ce11aac086fb6344c3bf6d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola modernaAvaliaçãoMovimento da Escola ModernaInstrumentosA avaliação determina o processo de ensino-aprendizagem e está presente durante a sua realização, sendo, deste modo, entendida como instrumento regulador das práticas pedagógicas (Pires, 1995). O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado na educação pré-escolar e, de forma particular, no 1ºciclo do ensino básico, uma vez que foi neste ciclo de ensino que realizámos a prática de avaliação das aprendizagens integrada no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna. Daí que este trabalho se estruture por duas partes: na primeira é apresentado o enquadramento teórico e normativo que orientou a prática de ensino supervisionada e na segunda fazemos a apresentação e a reflexão sobre essa prática, de forma mais detalhada sobre aquela relativa à avaliação das aprendizagens no contexto do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Com base na investigação teórica que fundamentou a reflexão sobre a prática de ensino supervisionado, verificou-se que os instrumentos de avaliação utilizados no modelo pedagógico do MEM não só auxiliam como são parte fundamental para a concretização da avaliação dos alunos no sentido de estimular a sua aprendizagem.The assessment determines the teaching-learning process and is present during its realization, being thus understood as regulatory instrument of pedagogical practices (Pires, 1995). This report of training course aims to present and reflect on the work developed in the practice of supervised education in pre-school education and, in particular, in the first cycle of basic education, as it was in this cycle of education that held the practice of evaluation of integrated learning in the pedagogical model of Modern School Movement. That is why this work is structured in two parts: the first are the theoretical and normative framework that guided supervised teaching practice and in the second we do the presentation and consideration of this practice, in more detail about that on the assessment of learning in the context of the pedagogical model of the Modern School movement. Based on theoretical research that substantiate the reflection on the practice of supervised education, it was found that the assessment tools used on the pedagogical model of MEM not only assist as are a fundamental part for the implementation of the evaluation of students in order to stimulate their learning.2017-02-15T12:37:43Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7293TID:201980037porFerraz, Rita Catarina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:39.584421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
title Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
spellingShingle Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
Ferraz, Rita Catarina Ferreira
Avaliação
Movimento da Escola Moderna
Instrumentos
title_short Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
title_full Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
title_fullStr Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
title_full_unstemmed Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
title_sort Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
author Ferraz, Rita Catarina Ferreira
author_facet Ferraz, Rita Catarina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Rita Catarina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Movimento da Escola Moderna
Instrumentos
topic Avaliação
Movimento da Escola Moderna
Instrumentos
description A avaliação determina o processo de ensino-aprendizagem e está presente durante a sua realização, sendo, deste modo, entendida como instrumento regulador das práticas pedagógicas (Pires, 1995). O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado na educação pré-escolar e, de forma particular, no 1ºciclo do ensino básico, uma vez que foi neste ciclo de ensino que realizámos a prática de avaliação das aprendizagens integrada no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna. Daí que este trabalho se estruture por duas partes: na primeira é apresentado o enquadramento teórico e normativo que orientou a prática de ensino supervisionada e na segunda fazemos a apresentação e a reflexão sobre essa prática, de forma mais detalhada sobre aquela relativa à avaliação das aprendizagens no contexto do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Com base na investigação teórica que fundamentou a reflexão sobre a prática de ensino supervisionado, verificou-se que os instrumentos de avaliação utilizados no modelo pedagógico do MEM não só auxiliam como são parte fundamental para a concretização da avaliação dos alunos no sentido de estimular a sua aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15T12:37:43Z
2017-02-15T00:00:00Z
2017-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7293
TID:201980037
url http://hdl.handle.net/10348/7293
identifier_str_mv TID:201980037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137122228109312