Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7293 |
Resumo: | A avaliação determina o processo de ensino-aprendizagem e está presente durante a sua realização, sendo, deste modo, entendida como instrumento regulador das práticas pedagógicas (Pires, 1995). O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado na educação pré-escolar e, de forma particular, no 1ºciclo do ensino básico, uma vez que foi neste ciclo de ensino que realizámos a prática de avaliação das aprendizagens integrada no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna. Daí que este trabalho se estruture por duas partes: na primeira é apresentado o enquadramento teórico e normativo que orientou a prática de ensino supervisionada e na segunda fazemos a apresentação e a reflexão sobre essa prática, de forma mais detalhada sobre aquela relativa à avaliação das aprendizagens no contexto do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Com base na investigação teórica que fundamentou a reflexão sobre a prática de ensino supervisionado, verificou-se que os instrumentos de avaliação utilizados no modelo pedagógico do MEM não só auxiliam como são parte fundamental para a concretização da avaliação dos alunos no sentido de estimular a sua aprendizagem. |
id |
RCAP_365999e874ce11aac086fb6344c3bf6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola modernaAvaliaçãoMovimento da Escola ModernaInstrumentosA avaliação determina o processo de ensino-aprendizagem e está presente durante a sua realização, sendo, deste modo, entendida como instrumento regulador das práticas pedagógicas (Pires, 1995). O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado na educação pré-escolar e, de forma particular, no 1ºciclo do ensino básico, uma vez que foi neste ciclo de ensino que realizámos a prática de avaliação das aprendizagens integrada no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna. Daí que este trabalho se estruture por duas partes: na primeira é apresentado o enquadramento teórico e normativo que orientou a prática de ensino supervisionada e na segunda fazemos a apresentação e a reflexão sobre essa prática, de forma mais detalhada sobre aquela relativa à avaliação das aprendizagens no contexto do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Com base na investigação teórica que fundamentou a reflexão sobre a prática de ensino supervisionado, verificou-se que os instrumentos de avaliação utilizados no modelo pedagógico do MEM não só auxiliam como são parte fundamental para a concretização da avaliação dos alunos no sentido de estimular a sua aprendizagem.The assessment determines the teaching-learning process and is present during its realization, being thus understood as regulatory instrument of pedagogical practices (Pires, 1995). This report of training course aims to present and reflect on the work developed in the practice of supervised education in pre-school education and, in particular, in the first cycle of basic education, as it was in this cycle of education that held the practice of evaluation of integrated learning in the pedagogical model of Modern School Movement. That is why this work is structured in two parts: the first are the theoretical and normative framework that guided supervised teaching practice and in the second we do the presentation and consideration of this practice, in more detail about that on the assessment of learning in the context of the pedagogical model of the Modern School movement. Based on theoretical research that substantiate the reflection on the practice of supervised education, it was found that the assessment tools used on the pedagogical model of MEM not only assist as are a fundamental part for the implementation of the evaluation of students in order to stimulate their learning.2017-02-15T12:37:43Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7293TID:201980037porFerraz, Rita Catarina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:39.584421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
title |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
spellingShingle |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna Ferraz, Rita Catarina Ferreira Avaliação Movimento da Escola Moderna Instrumentos |
title_short |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
title_full |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
title_fullStr |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
title_full_unstemmed |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
title_sort |
Os instrumentos de avaliação da aprendizagem no contexto do modelo pedagógico do movimento da escola moderna |
author |
Ferraz, Rita Catarina Ferreira |
author_facet |
Ferraz, Rita Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Rita Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Movimento da Escola Moderna Instrumentos |
topic |
Avaliação Movimento da Escola Moderna Instrumentos |
description |
A avaliação determina o processo de ensino-aprendizagem e está presente durante a sua realização, sendo, deste modo, entendida como instrumento regulador das práticas pedagógicas (Pires, 1995). O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado na educação pré-escolar e, de forma particular, no 1ºciclo do ensino básico, uma vez que foi neste ciclo de ensino que realizámos a prática de avaliação das aprendizagens integrada no modelo pedagógico Movimento da Escola Moderna. Daí que este trabalho se estruture por duas partes: na primeira é apresentado o enquadramento teórico e normativo que orientou a prática de ensino supervisionada e na segunda fazemos a apresentação e a reflexão sobre essa prática, de forma mais detalhada sobre aquela relativa à avaliação das aprendizagens no contexto do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Com base na investigação teórica que fundamentou a reflexão sobre a prática de ensino supervisionado, verificou-se que os instrumentos de avaliação utilizados no modelo pedagógico do MEM não só auxiliam como são parte fundamental para a concretização da avaliação dos alunos no sentido de estimular a sua aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-15T12:37:43Z 2017-02-15T00:00:00Z 2017-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7293 TID:201980037 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7293 |
identifier_str_mv |
TID:201980037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137122228109312 |