O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Priscila Zacarias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12974
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_ba5bea239ead6ec9f81a07443a118441
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12974
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola ModernaGrupo heterogéneoMovimento da escola modernaRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarNo âmbito da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, como resultado da Prática Profissional Supervisionada I, foi elaborado o presente relatório que ilustra todo o percurso vivenciado. A ação prática decorreu ao longo de quatro meses, do dia 07 de outubro de 2019 a 24 de janeiro de 2020, na valência de pré-escolar. A sala de atividades era composta por um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. Neste processo da ação pedagógica, foi possível delinear as intencionalidades educativas, assim como intervir nas diversas dimensões do processo educativo, como a observação, documentação, planeamento, avaliação. Como instrumento da prática, foi construído um portefólio ao longo do processo, como forma de suporte para a reflexão sobre a prática, com notas de campo, reflexões diárias e semanais. Como parte da ação educativa, foi realizada uma investigação em jardim de infância sendo a problemática identificada sobre a composição heterogénea do grupo numa sala de atividades que se rege pelo Movimento da Escola Moderna. O estudo teve como principal objetivo compreender de que forma esta composição heterogénea do grupo influencia o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de uma metodologia de natureza qualitativa e do método de estudo de caso, recorreu-se às seguintes técnicas de recolha de dados: observação direta (participante e não participante), consulta documental, entrevista à educadora cooperante e a aplicação de um inquérito por questionário às famílias das crianças. Os resultados obtidos permitem chegar a algumas conclusões: através das observações realizadas, as crianças com diferentes idades têm uma interação de cooperação e entreajuda, i) nos momentos da higienização; ii) nos momentos da refeição; iii) nos vários tempos da rotina como nas atividades/projetos; e iv) por incentivo do adulto. Para os pais e para a equipa educativa, a constituição do grupo de forma heterogénea é uma mais valia para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois esta fomenta a cooperação e entreajuda entre as crianças, justificando que estes princípios são essenciais para uma educação de qualidade.ABSTRACT As part of the training of the Master in Pre-School Education, as a result of Supervised Professional Practice I, this report was prepared that illustrates the entire experience. The practical action took place over the course of four months, from October 7, 2019 to January 24, 2020, in the preschool environment. The activity room consisted of a group of twenty-four children aged between 3 and 5 years. In this process of pedagogical action, it was possible to outline educational intentions, as well as to intervene in the various dimensions of the educational process, such as observation, documentation, planning, evaluation. As a tool for practice, a portfolio was built throughout the process, as a way of supporting the reflection of the practice, with field notes, daily and weekly reflections. As part of the educational action, an investigation was carried out in a kindergarten, the problem being identified about the heterogeneous composition of the group in an activity room governed by the Modern School Movement. The main objective of the study was to understand how this heterogeneous composition of the group influences children's development and learning. Through a qualitative methodology and a case study approach, the following data collection techniques were used: direct observation (participant and non-participant). The results obtained allow us to reach some conclusions: through the observations, children with different ages have an interaction of cooperation and mutual help, i) at the moments of hygiene; ii) at meal times; iii) in the various times of the routine as in the activities / projects; and iv) by adult incentive. For parents and the educational team, the formation of the group in a heterogeneous way is an asset for the development and learning of children, as this fosters cooperation and mutual assistance between children, justifying that these principles are essential for a quality education.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLCarvalho, Priscila Zacarias2021-02-26T11:37:38Z2020-07-012020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12974TID:202628655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:00.243905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
spellingShingle O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
Carvalho, Priscila Zacarias
Grupo heterogéneo
Movimento da escola moderna
title_short O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_full O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_fullStr O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_full_unstemmed O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
title_sort O grupo heterogéneo no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
author Carvalho, Priscila Zacarias
author_facet Carvalho, Priscila Zacarias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Priscila Zacarias
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo heterogéneo
Movimento da escola moderna
topic Grupo heterogéneo
Movimento da escola moderna
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
2020-07-01T00:00:00Z
2021-02-26T11:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12974
TID:202628655
url http://hdl.handle.net/10400.21/12974
identifier_str_mv TID:202628655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133479801192448