Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3248 |
Resumo: | A competência comunicativa oral compreende as habilidades verbais, paraverbais e não-verbais usadas para comunicar em diferentes contextos. O presente estudo sustenta o uso sistemático de uma grelha de observação em sala de aula, útil para promover a formação de leitores fluentes e competentes. A amostra foi constituída por 82 alunos do 7.º (N=61) e do 9.º (N=61) anos de escolaridade, que foram observados com recurso à grelha de Registo de Observação e Avaliação da Competência Comunicativa Oral (Monteiro, 2011a). Esta grelha apresenta três componentes da comunicação: verbal, paraverbal e não-verbal. Em termos da fiabilidade da medida, os resultados demonstram que as cotações dos professores e investigadora para a competência comunicativa oral global e para as habilidades de comunicação verbal e paraverbal estão significativamente associadas, revelando um bom acordo interjuízes. Embora os alunos do 9.º ano apresentem resultados ligeiramente superiores aos do 7.º ano, a competência comunicativa oral não difere significativamente entre estes dois grupos (U<995,000, p>0,058). Verificou-se, contudo, que os alunos com melhor realização escolar em Língua Portuguesa revelam melhor competência comunicativa oral [rs=0,559 (p<0,001)]. Palavras-chave Competência comunicativa oral; Grelha de registo de observação e avaliação; Língua Portuguesa; Ensino Básico |
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Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratórioL’évaluation de la compétence communicative orale au second degré: une étude exploratoireAvaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratórioArtigosA competência comunicativa oral compreende as habilidades verbais, paraverbais e não-verbais usadas para comunicar em diferentes contextos. O presente estudo sustenta o uso sistemático de uma grelha de observação em sala de aula, útil para promover a formação de leitores fluentes e competentes. A amostra foi constituída por 82 alunos do 7.º (N=61) e do 9.º (N=61) anos de escolaridade, que foram observados com recurso à grelha de Registo de Observação e Avaliação da Competência Comunicativa Oral (Monteiro, 2011a). Esta grelha apresenta três componentes da comunicação: verbal, paraverbal e não-verbal. Em termos da fiabilidade da medida, os resultados demonstram que as cotações dos professores e investigadora para a competência comunicativa oral global e para as habilidades de comunicação verbal e paraverbal estão significativamente associadas, revelando um bom acordo interjuízes. Embora os alunos do 9.º ano apresentem resultados ligeiramente superiores aos do 7.º ano, a competência comunicativa oral não difere significativamente entre estes dois grupos (U<995,000, p>0,058). Verificou-se, contudo, que os alunos com melhor realização escolar em Língua Portuguesa revelam melhor competência comunicativa oral [rs=0,559 (p<0,001)]. Palavras-chave Competência comunicativa oral; Grelha de registo de observação e avaliação; Língua Portuguesa; Ensino BásicoThe oral communicative competence comprises verbal, para-verbal and nonverbal skills, used to communicate in different contexts. The present study defends the systematic use of an observation grid in the classroom, which is useful to promote the formation of fluent and competent readers. Methodologically speaking, there were observed 82 students from the 7th and 9th grades, using the Oral Communicative Competence Observation and Assessment Register Grid (Monteiro, 2011a), which contains three communication components: verbal, para-verbal and non-verbal. In terms of the reliability of the measure, results show that the teachers’ and the investigator’s quotation for global oral communication competence and for verbal and para-verbal communication skills are significantly associated, revealing a good interjudgemental agreement. Even though the 9th grade students present slightly superior results from the 7th grade students, the oral communication competence do not significantly differs between these two groups (U<995,000, p>0,058). Nevertheless, students with a better academic performance in Portuguese language show a better oral communicative competence [rs=0,559 (p<0,001)]. Keywords Oral communication competence; Observation and assessment grid; Portuguese Language; Elementary SchoolLa compétence communicative orale englobe les habiletés verbales, paraverbales et non-verbales utilisées pour communiquer en différents contextes. Cette étude soutient l’emploi systématique, en salle de classe, d’une grille d’observation nécessaire à la formation de lecteurs fluents et compétents. En thermes méthodologiques, 82 élèves de 5ème (N=61) et de 3ème (N=61) ont été observés à l’aide de cette Grille de Registre d’Observation et d’Évaluation de la Compétence Communicative Orale (Monteiro, 2011a), qui présente trois composantes de la communication: le verbal, le para-verbal et le non-verbal. En ce qui concerne la fiabilité de la mesure, les résultats démontrent que les notes attribuées par les professeurs et l’investigatrice pour la compétence communicative orale globale et pour les dextérités de communications verbales et para-verbales sont très proches, ce qui révèle une conciliation de jugements. Bien que les élèves de 3ème aient obtenus des résultats légèrement supérieurs aux élèves de 5ème, la compétence communicative orale ne diffère pas significativement entre les deux groupes (U<995,000, p>0,058). Cependant, les élèves ayant un meilleur rendement scolaire à la Langue Portugaise montrent une compétence communicative orale supérieure [rs=0,559 (p<0,001)]. Mots-clé Compétence communicative orale; Grille de registre d’observation et évaluation; Langue Portugaise; Second DegréInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3248por2183-04520871-9187Monteiro, CarlaViana, FernandaMoreira, EmíliaBastos, Aliceinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:29.663269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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