Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria da Anunciação Branco da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5922
Resumo: O relatório que se apresenta evidencia a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do jardim-de-infância. Pretende-se relatar um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, a apresentar à Escola Superior de Educação de Bragança, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Neste sentido, descrevem-se algumas actividades realizadas ao longo do estágio e apresentam-se os resultados obtidos tendo presente que o objectivo final era aferir da importância da expressão plástica como factor criativo e alicerce para desenvolver outros saberes. Neste pressuposto, recorremos à revisão bibliográfica sobre a temática referida e procurámos avaliar as práticas educativas através de alguns instrumentos de recolha de dados. Neste caso, salienta-se nomeadamente a observação das crianças, utilizando o PIP, as fotografias e as suas produções gráficas com a intencionalidade de despertar e estimular nas crianças a vontade de se exprimirem de forma artística, livre e espontânea, respeitando, inteiramente o seu olhar sobre a realidade (s). Por outro lado este trabalho evidencia uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, permitiu repensar os modos de fazer, de agir e de avaliar no sentido de proporcionar às crianças aprendizagens com significado indo de encontro aos seus interesses considerando-se, na maioria das vezes, as suas ideias prévias.The report to be presented gives evidence on plastic expression as a form of creativity within a preschool environment. It is intended to present a project, developed in the framework of supervised teaching practice within the preschool context ,this to be presented to the School of Higher Education of Bragança, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. In this sense, it describes some activities held throughout the training and presents the results gained, bearing in mind the ultimate objective was to assess the importance of artistic expression as a creative factor and foundation for developing other skills. On this assumption, we reviewed the literature on the subject and that we tried to evaluate the educational practices through a number of ways to collect the needed data. In this case, it is noted in particular the observation of children, using the PIP, the photographs and their graphic productions with the intention of alerting and stimulating in children the desire to express themselves artistically, free and spontaneous, respecting fully their look on reality. Moreover this work shows a reflection of our teaching practice and therefore allows us to rethink ways of doing, acting and to assess the effect of providing children with meaningful learning going towards their interests considering, in most times their own previous ideas.
id RCAP_3666eaba3082495050a7a0de92804094
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarEducaçãoCriatividadeExpressão plásticaJardim-de-infânciaEducationCreativityO relatório que se apresenta evidencia a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do jardim-de-infância. Pretende-se relatar um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, a apresentar à Escola Superior de Educação de Bragança, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Neste sentido, descrevem-se algumas actividades realizadas ao longo do estágio e apresentam-se os resultados obtidos tendo presente que o objectivo final era aferir da importância da expressão plástica como factor criativo e alicerce para desenvolver outros saberes. Neste pressuposto, recorremos à revisão bibliográfica sobre a temática referida e procurámos avaliar as práticas educativas através de alguns instrumentos de recolha de dados. Neste caso, salienta-se nomeadamente a observação das crianças, utilizando o PIP, as fotografias e as suas produções gráficas com a intencionalidade de despertar e estimular nas crianças a vontade de se exprimirem de forma artística, livre e espontânea, respeitando, inteiramente o seu olhar sobre a realidade (s). Por outro lado este trabalho evidencia uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, permitiu repensar os modos de fazer, de agir e de avaliar no sentido de proporcionar às crianças aprendizagens com significado indo de encontro aos seus interesses considerando-se, na maioria das vezes, as suas ideias prévias.The report to be presented gives evidence on plastic expression as a form of creativity within a preschool environment. It is intended to present a project, developed in the framework of supervised teaching practice within the preschool context ,this to be presented to the School of Higher Education of Bragança, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. In this sense, it describes some activities held throughout the training and presents the results gained, bearing in mind the ultimate objective was to assess the importance of artistic expression as a creative factor and foundation for developing other skills. On this assumption, we reviewed the literature on the subject and that we tried to evaluate the educational practices through a number of ways to collect the needed data. In this case, it is noted in particular the observation of children, using the PIP, the photographs and their graphic productions with the intention of alerting and stimulating in children the desire to express themselves artistically, free and spontaneous, respecting fully their look on reality. Moreover this work shows a reflection of our teaching practice and therefore allows us to rethink ways of doing, acting and to assess the effect of providing children with meaningful learning going towards their interests considering, in most times their own previous ideas.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBSilva, Maria da Anunciação Branco da2011-07-20T16:08:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5922porSilva, Maria da Anunciação Branco da (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.284774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Silva, Maria da Anunciação Branco da
Educação
Criatividade
Expressão plástica
Jardim-de-infância
Education
Creativity
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
author Silva, Maria da Anunciação Branco da
author_facet Silva, Maria da Anunciação Branco da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria da Anunciação Branco da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Criatividade
Expressão plástica
Jardim-de-infância
Education
Creativity
topic Educação
Criatividade
Expressão plástica
Jardim-de-infância
Education
Creativity
description O relatório que se apresenta evidencia a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do jardim-de-infância. Pretende-se relatar um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, a apresentar à Escola Superior de Educação de Bragança, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Neste sentido, descrevem-se algumas actividades realizadas ao longo do estágio e apresentam-se os resultados obtidos tendo presente que o objectivo final era aferir da importância da expressão plástica como factor criativo e alicerce para desenvolver outros saberes. Neste pressuposto, recorremos à revisão bibliográfica sobre a temática referida e procurámos avaliar as práticas educativas através de alguns instrumentos de recolha de dados. Neste caso, salienta-se nomeadamente a observação das crianças, utilizando o PIP, as fotografias e as suas produções gráficas com a intencionalidade de despertar e estimular nas crianças a vontade de se exprimirem de forma artística, livre e espontânea, respeitando, inteiramente o seu olhar sobre a realidade (s). Por outro lado este trabalho evidencia uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, permitiu repensar os modos de fazer, de agir e de avaliar no sentido de proporcionar às crianças aprendizagens com significado indo de encontro aos seus interesses considerando-se, na maioria das vezes, as suas ideias prévias.The report to be presented gives evidence on plastic expression as a form of creativity within a preschool environment. It is intended to present a project, developed in the framework of supervised teaching practice within the preschool context ,this to be presented to the School of Higher Education of Bragança, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. In this sense, it describes some activities held throughout the training and presents the results gained, bearing in mind the ultimate objective was to assess the importance of artistic expression as a creative factor and foundation for developing other skills. On this assumption, we reviewed the literature on the subject and that we tried to evaluate the educational practices through a number of ways to collect the needed data. In this case, it is noted in particular the observation of children, using the PIP, the photographs and their graphic productions with the intention of alerting and stimulating in children the desire to express themselves artistically, free and spontaneous, respecting fully their look on reality. Moreover this work shows a reflection of our teaching practice and therefore allows us to rethink ways of doing, acting and to assess the effect of providing children with meaningful learning going towards their interests considering, in most times their own previous ideas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20T16:08:33Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5922
url http://hdl.handle.net/10198/5922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Maria da Anunciação Branco da (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135199730073600