Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5922 |
Resumo: | O relatório que se apresenta evidencia a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do jardim-de-infância. Pretende-se relatar um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, a apresentar à Escola Superior de Educação de Bragança, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Neste sentido, descrevem-se algumas actividades realizadas ao longo do estágio e apresentam-se os resultados obtidos tendo presente que o objectivo final era aferir da importância da expressão plástica como factor criativo e alicerce para desenvolver outros saberes. Neste pressuposto, recorremos à revisão bibliográfica sobre a temática referida e procurámos avaliar as práticas educativas através de alguns instrumentos de recolha de dados. Neste caso, salienta-se nomeadamente a observação das crianças, utilizando o PIP, as fotografias e as suas produções gráficas com a intencionalidade de despertar e estimular nas crianças a vontade de se exprimirem de forma artística, livre e espontânea, respeitando, inteiramente o seu olhar sobre a realidade (s). Por outro lado este trabalho evidencia uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, permitiu repensar os modos de fazer, de agir e de avaliar no sentido de proporcionar às crianças aprendizagens com significado indo de encontro aos seus interesses considerando-se, na maioria das vezes, as suas ideias prévias.The report to be presented gives evidence on plastic expression as a form of creativity within a preschool environment. It is intended to present a project, developed in the framework of supervised teaching practice within the preschool context ,this to be presented to the School of Higher Education of Bragança, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. In this sense, it describes some activities held throughout the training and presents the results gained, bearing in mind the ultimate objective was to assess the importance of artistic expression as a creative factor and foundation for developing other skills. On this assumption, we reviewed the literature on the subject and that we tried to evaluate the educational practices through a number of ways to collect the needed data. In this case, it is noted in particular the observation of children, using the PIP, the photographs and their graphic productions with the intention of alerting and stimulating in children the desire to express themselves artistically, free and spontaneous, respecting fully their look on reality. Moreover this work shows a reflection of our teaching practice and therefore allows us to rethink ways of doing, acting and to assess the effect of providing children with meaningful learning going towards their interests considering, in most times their own previous ideas. |
id |
RCAP_3666eaba3082495050a7a0de92804094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarEducaçãoCriatividadeExpressão plásticaJardim-de-infânciaEducationCreativityO relatório que se apresenta evidencia a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do jardim-de-infância. Pretende-se relatar um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, a apresentar à Escola Superior de Educação de Bragança, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Neste sentido, descrevem-se algumas actividades realizadas ao longo do estágio e apresentam-se os resultados obtidos tendo presente que o objectivo final era aferir da importância da expressão plástica como factor criativo e alicerce para desenvolver outros saberes. Neste pressuposto, recorremos à revisão bibliográfica sobre a temática referida e procurámos avaliar as práticas educativas através de alguns instrumentos de recolha de dados. Neste caso, salienta-se nomeadamente a observação das crianças, utilizando o PIP, as fotografias e as suas produções gráficas com a intencionalidade de despertar e estimular nas crianças a vontade de se exprimirem de forma artística, livre e espontânea, respeitando, inteiramente o seu olhar sobre a realidade (s). Por outro lado este trabalho evidencia uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, permitiu repensar os modos de fazer, de agir e de avaliar no sentido de proporcionar às crianças aprendizagens com significado indo de encontro aos seus interesses considerando-se, na maioria das vezes, as suas ideias prévias.The report to be presented gives evidence on plastic expression as a form of creativity within a preschool environment. It is intended to present a project, developed in the framework of supervised teaching practice within the preschool context ,this to be presented to the School of Higher Education of Bragança, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. In this sense, it describes some activities held throughout the training and presents the results gained, bearing in mind the ultimate objective was to assess the importance of artistic expression as a creative factor and foundation for developing other skills. On this assumption, we reviewed the literature on the subject and that we tried to evaluate the educational practices through a number of ways to collect the needed data. In this case, it is noted in particular the observation of children, using the PIP, the photographs and their graphic productions with the intention of alerting and stimulating in children the desire to express themselves artistically, free and spontaneous, respecting fully their look on reality. Moreover this work shows a reflection of our teaching practice and therefore allows us to rethink ways of doing, acting and to assess the effect of providing children with meaningful learning going towards their interests considering, in most times their own previous ideas.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBSilva, Maria da Anunciação Branco da2011-07-20T16:08:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5922porSilva, Maria da Anunciação Branco da (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.284774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar Silva, Maria da Anunciação Branco da Educação Criatividade Expressão plástica Jardim-de-infância Education Creativity |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar |
author |
Silva, Maria da Anunciação Branco da |
author_facet |
Silva, Maria da Anunciação Branco da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Anunciação Branco da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Criatividade Expressão plástica Jardim-de-infância Education Creativity |
topic |
Educação Criatividade Expressão plástica Jardim-de-infância Education Creativity |
description |
O relatório que se apresenta evidencia a expressão plástica como forma de criatividade em contexto do jardim-de-infância. Pretende-se relatar um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, a apresentar à Escola Superior de Educação de Bragança, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Neste sentido, descrevem-se algumas actividades realizadas ao longo do estágio e apresentam-se os resultados obtidos tendo presente que o objectivo final era aferir da importância da expressão plástica como factor criativo e alicerce para desenvolver outros saberes. Neste pressuposto, recorremos à revisão bibliográfica sobre a temática referida e procurámos avaliar as práticas educativas através de alguns instrumentos de recolha de dados. Neste caso, salienta-se nomeadamente a observação das crianças, utilizando o PIP, as fotografias e as suas produções gráficas com a intencionalidade de despertar e estimular nas crianças a vontade de se exprimirem de forma artística, livre e espontânea, respeitando, inteiramente o seu olhar sobre a realidade (s). Por outro lado este trabalho evidencia uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, permitiu repensar os modos de fazer, de agir e de avaliar no sentido de proporcionar às crianças aprendizagens com significado indo de encontro aos seus interesses considerando-se, na maioria das vezes, as suas ideias prévias.The report to be presented gives evidence on plastic expression as a form of creativity within a preschool environment. It is intended to present a project, developed in the framework of supervised teaching practice within the preschool context ,this to be presented to the School of Higher Education of Bragança, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. In this sense, it describes some activities held throughout the training and presents the results gained, bearing in mind the ultimate objective was to assess the importance of artistic expression as a creative factor and foundation for developing other skills. On this assumption, we reviewed the literature on the subject and that we tried to evaluate the educational practices through a number of ways to collect the needed data. In this case, it is noted in particular the observation of children, using the PIP, the photographs and their graphic productions with the intention of alerting and stimulating in children the desire to express themselves artistically, free and spontaneous, respecting fully their look on reality. Moreover this work shows a reflection of our teaching practice and therefore allows us to rethink ways of doing, acting and to assess the effect of providing children with meaningful learning going towards their interests considering, in most times their own previous ideas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-20T16:08:33Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5922 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Maria da Anunciação Branco da (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135199730073600 |