A magia nas mãos no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Sofia Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1390
Resumo: No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, construiu-se este projeto final que se insere na Prática Supervisionada. Esta prática envolve assim 22 crianças com idades entre os 3 e 4 anos. O conteúdo deste projeto está direcionado para a expressão plástica onde passou pelo estudo do interesse das crianças na elaboração dos trabalhos plásticos, da preservação e da boa apresentação dos mesmos, do nível de criatividade que este grupo podia alcançar e o papel do adulto quanto à intervenção destes trabalhos. Este projeto está organizado em 3 partes, onde a primeira refere a caracterização do contexto educativo, as planificações, o envolvimento na comunidade e reflexões realizadas durante a PES II. A segunda parte consiste numa fundamentação teórica onde são evidenciados autores onde é abordado a expressão nas artes plásticas, o contributo do adulto, a criatividade e a importância da expressão plástica na educação pré-escolar. Aqui também é apresentada a metodologia que adotada bem como a análise e interpretação dos dados recolhidos ao longo deste projeto. A terceira e última parte diz respeito a uma reflexão final sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada onde apresento uma síntese de tudo aquilo que vivenciei e aprendi nesta prática. Este projeto incidiu sobre uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-me apoiado nos instrumentos de recolha de dados (notas de campo, registos audiovisuais, entrevista e observação) a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Estes resultados comprovam que as atividades desenvolvidas em torno deste projeto foram significativas para o desenvolvimento das crianças e promotoras das suas aprendizagens. A Magia nas Mãos no Pré-Escolar foi um projeto que potenciou uma abordagem à expressão plástica na educação pré-escolar, que gerou nas crianças um novo interesse pelos seus trabalhos, um cuidado acrescido sobre a sua aparência, do ponto de vista estético, tendo este chegado à restante comunidade educativa que por sua vez evidenciou interesse e curiosidade em participar e observar as atividades promovidas.
id RCAP_6d88ebf7c72031b8aa03f12753bb08bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A magia nas mãos no pré-escolarCriatividadeExpressão plásticaPré-escolarCreativityPlastic expressionPreschoolNo âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, construiu-se este projeto final que se insere na Prática Supervisionada. Esta prática envolve assim 22 crianças com idades entre os 3 e 4 anos. O conteúdo deste projeto está direcionado para a expressão plástica onde passou pelo estudo do interesse das crianças na elaboração dos trabalhos plásticos, da preservação e da boa apresentação dos mesmos, do nível de criatividade que este grupo podia alcançar e o papel do adulto quanto à intervenção destes trabalhos. Este projeto está organizado em 3 partes, onde a primeira refere a caracterização do contexto educativo, as planificações, o envolvimento na comunidade e reflexões realizadas durante a PES II. A segunda parte consiste numa fundamentação teórica onde são evidenciados autores onde é abordado a expressão nas artes plásticas, o contributo do adulto, a criatividade e a importância da expressão plástica na educação pré-escolar. Aqui também é apresentada a metodologia que adotada bem como a análise e interpretação dos dados recolhidos ao longo deste projeto. A terceira e última parte diz respeito a uma reflexão final sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada onde apresento uma síntese de tudo aquilo que vivenciei e aprendi nesta prática. Este projeto incidiu sobre uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-me apoiado nos instrumentos de recolha de dados (notas de campo, registos audiovisuais, entrevista e observação) a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Estes resultados comprovam que as atividades desenvolvidas em torno deste projeto foram significativas para o desenvolvimento das crianças e promotoras das suas aprendizagens. A Magia nas Mãos no Pré-Escolar foi um projeto que potenciou uma abordagem à expressão plástica na educação pré-escolar, que gerou nas crianças um novo interesse pelos seus trabalhos, um cuidado acrescido sobre a sua aparência, do ponto de vista estético, tendo este chegado à restante comunidade educativa que por sua vez evidenciou interesse e curiosidade em participar e observar as atividades promovidas.This final Project was built under the Mestrado de Educação Pré-Escolar which is included in the supervised practice. This practice envolves 22 children with ages between three and four years old. The content of this project is directed to plastic expression which consists of the children’s interest in elaborating practical work, of its preservation and good presentation and of the creativity level that the group can achieve and also the role of the adult regarding the intervention of this work. This project is organized in three parts. The first one refers to the characterization of the educational context, the planning of the work, the involvement of the community and the reflections made during PES II. The second part is a theoretical grounding in which authors are evidenced and the expression of the plastic arts; the creativity and the importance of plastic expression in pre-school education are approached. In this second part is also presented the adopted methodology as well as the analysis and interpretation of the data obtained. This project focused on a methodology of a qualitative nature and relied on instruments of data collection (field notes, audiovisual records, interviews and observations) in order to obtain detailed analysis and evaluations of the participants actions. These results prove that the activities developed round this project were significant to the children’s development and promoted their learning. The A Magia nas Mãos no Pré-Escolar is a project that potentiated an approach to plastic expression in pre-school education, which generated in the children a new interest in their work and an increase of care with its appearance in an esthetical point of view. All this reached the educational community which in its turn evidenced interest and curiosity in participating and observing the promoted activities.2015-11-20T15:51:00Z2013-11-25T00:00:00Z2013-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1390TID:201508508porAlves, Ana Sofia Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:41Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:15.641236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A magia nas mãos no pré-escolar
title A magia nas mãos no pré-escolar
spellingShingle A magia nas mãos no pré-escolar
Alves, Ana Sofia Cardoso
Criatividade
Expressão plástica
Pré-escolar
Creativity
Plastic expression
Preschool
title_short A magia nas mãos no pré-escolar
title_full A magia nas mãos no pré-escolar
title_fullStr A magia nas mãos no pré-escolar
title_full_unstemmed A magia nas mãos no pré-escolar
title_sort A magia nas mãos no pré-escolar
author Alves, Ana Sofia Cardoso
author_facet Alves, Ana Sofia Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Sofia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Expressão plástica
Pré-escolar
Creativity
Plastic expression
Preschool
topic Criatividade
Expressão plástica
Pré-escolar
Creativity
Plastic expression
Preschool
description No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, construiu-se este projeto final que se insere na Prática Supervisionada. Esta prática envolve assim 22 crianças com idades entre os 3 e 4 anos. O conteúdo deste projeto está direcionado para a expressão plástica onde passou pelo estudo do interesse das crianças na elaboração dos trabalhos plásticos, da preservação e da boa apresentação dos mesmos, do nível de criatividade que este grupo podia alcançar e o papel do adulto quanto à intervenção destes trabalhos. Este projeto está organizado em 3 partes, onde a primeira refere a caracterização do contexto educativo, as planificações, o envolvimento na comunidade e reflexões realizadas durante a PES II. A segunda parte consiste numa fundamentação teórica onde são evidenciados autores onde é abordado a expressão nas artes plásticas, o contributo do adulto, a criatividade e a importância da expressão plástica na educação pré-escolar. Aqui também é apresentada a metodologia que adotada bem como a análise e interpretação dos dados recolhidos ao longo deste projeto. A terceira e última parte diz respeito a uma reflexão final sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada onde apresento uma síntese de tudo aquilo que vivenciei e aprendi nesta prática. Este projeto incidiu sobre uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-me apoiado nos instrumentos de recolha de dados (notas de campo, registos audiovisuais, entrevista e observação) a fim de obter uma análise e avaliação mais pormenorizada das ações dos participantes. Estes resultados comprovam que as atividades desenvolvidas em torno deste projeto foram significativas para o desenvolvimento das crianças e promotoras das suas aprendizagens. A Magia nas Mãos no Pré-Escolar foi um projeto que potenciou uma abordagem à expressão plástica na educação pré-escolar, que gerou nas crianças um novo interesse pelos seus trabalhos, um cuidado acrescido sobre a sua aparência, do ponto de vista estético, tendo este chegado à restante comunidade educativa que por sua vez evidenciou interesse e curiosidade em participar e observar as atividades promovidas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25T00:00:00Z
2013-11-25
2015-11-20T15:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1390
TID:201508508
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1390
identifier_str_mv TID:201508508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131518560370688