A monitorização de redes sociais online como ferramenta de prevenção de situações de crise nas organizações. A perspetiva dos consultores de comunicação em Portugal.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21315 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social - vertente Comunicação Estratégica |
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A monitorização de redes sociais online como ferramenta de prevenção de situações de crise nas organizações. A perspetiva dos consultores de comunicação em Portugal.relações públicascomunicação estratégicapesquisa e avaliaçãomonitorizaçãoprevenção de criseredes sociais onlineconsultores de comunicaçãopublic relationsstrategic communicationmeasurement and evaluationmonitoringcrisis preventiononline social networkscommunication consultantsDissertação de Mestrado em Comunicação Social - vertente Comunicação EstratégicaO surgimento e crescente uso das redes sociais online fez com que as organizações perdessem o monopólio das mensagens difundidas sobre si. Os utilizadores veem nestas plataformas uma oportunidade de iniciarem diálogos com as organizações, que podem resultar de experiências negativas com produtos ou serviços. As organizações procuram saber o que é dito sobre si online, visando mitigar assuntos que podem evoluir para situações de crise. Com a pergunta de partida: “qual a importância atribuída pelos consultores de comunicação em Portugal à monitorização de redes sociais online na prevenção de situações de crise nas organizações?” esta investigação visa compreender a monitorização de redes sociais online como ferramenta de prevenção de situações de crise nas organizações, na perspetiva dos consultores de comunicação em Portugal. Recorreu-se ao método indutivo, realizando-se sete entrevistas semiestruturadas em profundidade a consultores de comunicação em Portugal e uma pesquisa e análise documental a conteúdos escritos, visuais, e multimédia de websites da especialidade, seguindo-se a análise interpretativa dos resultados. Através das técnicas de recolha e técnica de análise foram identificados e analisados 23 softwares de monitorização de redes sociais online. Concluiu-se que os consultores de comunicação em Portugal veem a monitorização de redes sociais online como uma importante ferramenta de prevenção de situações de crise nas organizações, ao considerarem imperativo que as organizações estejam atentas ao que é dito sobre si online.The rise and increasing use of online social networks has caused organizations to lose the monopoly on the messages spread about them. On these platforms, users see an opportunity to initiate dialogues with organizations, which may result from negative experiences with products or services. Organizations seek to know what is said about themselves online, in order to mitigate issues that can evolve into crisis situations. With the starting question: “what is the importance attributed by communication consultants in Portugal to the monitoring of online social networks in preventing crisis situations in organizations?” this investigation aims to understand the relationship of online social networks monitoring as a tool for preventing crisis situations in organizations, from the perspective of communication consultants in Portugal. The inductive method was used, conducting seven semi-structured in-depth interviews with communication consultants in Portugal and a documentary research and analysis of written, visual, and multimedia content from specialized websites, followed by an interpretative analysis of the results. Through both the collection and the analysis techniques, 23 online social networks monitoring softwares were identified and analyzed. We concluded that communication consultants in Portugal see online social networks monitoring as an important tool for preventing crisis situations in organizations, as they consider it imperative that organizations pay attention to what is said about themselves online.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia Margarida PedroRepositório da Universidade de LisboaSilva, Francisco Banha e2021-11-05T01:30:19Z2020-11-052020-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21315TID:202543684porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:55.205818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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