A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64498 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
id |
RCAP_3689ad9e8861c1f90ec5290d4d2740e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64498 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INLThe communication of science and the approach strategies to the society: the case of INLComunicação de ciênciaComunicação estratégicaComunidadeGabinetes de comunicaçãoINLCommunication of scienceCommunication officesCommunityStrategic communicatiCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Nos últimos anos, o distanciamento entre a ciência e a sociedade tem vindo a preocupar as organizações científicas. Pela importância que assume na vida humana, é fundamental que a ciência se aproxime da comunidade, através da divulgação externa das suas investigações. Por outro lado, a legitimação da ciência é feita por meio do reconhecimento social e da sua aceitação por parte da sociedade. Desta forma, é necessário que a comunidade científica procure os canais e ferramentas de comunicação mais adequados e eficazes para que o público não científico seja passível de compreender as diversas mensagens científicas. Importa, por isso, avaliar a forma como os centros de investigação científica comunicam, nomeadamente perceber a sua capacidade de adaptar a complexidade do discurso científico à linguagem comum da população e as estratégias de interação com os públicos. Neste sentido, um dos temas a abordar ao longo deste relatório será o conceito de public engagement of science e public understanding of science, importantes para perceber o envolvimento da sociedade nos temas relacionados com a ciência. No caso do INL, organização em estudo, foi possível constatar essa preocupação no sentido de aproximar a sociedade da ciência e da nanotecnologia, recorrendo a diversas estratégias e iniciativas criadas com o objetivo de promover o trabalho desenvolvido pelos cientistas e, ao mesmo tempo, envolver a comunidade nesses projetos científicos. Assim, é necessário analisar os modelos de comunicação de ciência e perceber como pode a comunicação estratégica constituir um papel fundamental para a comunicação de ciência. Além disso, é importante avaliar o papel dos gabinetes de comunicação na relação entre as organizações científicas e a sociedade. O presente Relatório de Estágio visa compreender de que forma as estratégias de comunicação levadas a cabo pelas organizações científicas contribuem para aproximar a sociedade da ciência. Tendo por base perspetivas críticas de diversos autores na área da ciência e a própria experiência de estágio, a comunicação estratégica será abordada como parte integrante da comunicação de ciência.Over the last few years, the gap between science and society has been worrying scientific organizations. Due to the importance that science assumes in human life, it is crucial that science approaches the community through the external dissemination of its investigations. On the other hand, the legitimation of science is done through social recognition and its acceptance by society. In this way, the scientific community needs to search for the most appropriate and effective channels and communication tools so that the non-scientific public can be able to understand the various scientific messages. Consequently, it is important to evaluate how scientific research centers communicate, namely to understand their ability to adapt the complexity of scientific discourse to the common language and their strategies of interaction with the public. In this way, one of the themes to be addressed throughout this report will be the concept of public engagement of science and public understanding of science, which they are both important for understanding society's involvement in science-related issues. In the case of INL, the organization under study, it was possible to notice this concern in order to bring society closer to science and nanotechnology, using various strategies and initiatives created with the main purpose of promoting the work developed by scientists. At the same time, these strategies seek to involve the community in these scientific projects. Therefore, it is necessary to analyse the communication models of science and understand how strategic communication can play an important role in communication of science. In addition, it is important to evaluate the role of communication offices in the relationship between scientific organizations and society. This internship report aims to understand how communication strategies undertaken by scientific organizations contribute to bring society closer to science. Based on critical perspectives from various authors in the field of science and the internship experience itself, strategic communication will be approached as an essential part of the science communication.Silva, Elsa Costa eUniversidade do MinhoFortes, Mariana Costa Pires Gil20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64498por202370526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:24.108591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL The communication of science and the approach strategies to the society: the case of INL |
title |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
spellingShingle |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL Fortes, Mariana Costa Pires Gil Comunicação de ciência Comunicação estratégica Comunidade Gabinetes de comunicação INL Communication of science Communication offices Community Strategic communicati Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
title_full |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
title_fullStr |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
title_full_unstemmed |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
title_sort |
A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
author |
Fortes, Mariana Costa Pires Gil |
author_facet |
Fortes, Mariana Costa Pires Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Elsa Costa e Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortes, Mariana Costa Pires Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de ciência Comunicação estratégica Comunidade Gabinetes de comunicação INL Communication of science Communication offices Community Strategic communicati Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação de ciência Comunicação estratégica Comunidade Gabinetes de comunicação INL Communication of science Communication offices Community Strategic communicati Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64498 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202370526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132667140112384 |