O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tafoi, Belisanda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/528
Resumo: O enfoque deste estudo está colocado no papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas, a partir das percepções dos formandos que participaram na formação contínua, no Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), dirigido a docentes do 1º ciclo do ensino básico. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que ocorreram mudanças nas práticas pedagógicas. O impacto das metodologias e estratégias inovadoras espelhou-se na dinâmica de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos. O contacto com a experiência de supervisão colocou estes docentes perante uma realidade que lhes devolveu um outro olhar acerca das suas práticas. Salienta-se ainda o trabalho colaborativo do qual emergiu uma comunidade de aprendizagem e uma cultura de partilha e construção conjunta de conhecimento. - The focus of this study is the supervision component of the Programme of Continuous Training in Portuguese (Programa Nacional de Ensino do Português – PNEP), intended for primary school teachers. Its purpose was to know and understand the perceptions of the teachers attending the course, as far as the impact of PNEP in changing pedagogic practices is concerned. Based on the results and impact caused by the training, where innovative strategies and methodologies were introduced, we can affirm that significant changes have occurred in the teaching practice. We would also like to point out the collaboration shown, promoting the creation of a learning community and a culture of sharing and knowledge building.
id RCAP_369ae296cf34b050192305444ab1f04e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicasSupervisãoPrática pedagógicaComunidade de aprendizagemO enfoque deste estudo está colocado no papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas, a partir das percepções dos formandos que participaram na formação contínua, no Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), dirigido a docentes do 1º ciclo do ensino básico. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que ocorreram mudanças nas práticas pedagógicas. O impacto das metodologias e estratégias inovadoras espelhou-se na dinâmica de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos. O contacto com a experiência de supervisão colocou estes docentes perante uma realidade que lhes devolveu um outro olhar acerca das suas práticas. Salienta-se ainda o trabalho colaborativo do qual emergiu uma comunidade de aprendizagem e uma cultura de partilha e construção conjunta de conhecimento. - The focus of this study is the supervision component of the Programme of Continuous Training in Portuguese (Programa Nacional de Ensino do Português – PNEP), intended for primary school teachers. Its purpose was to know and understand the perceptions of the teachers attending the course, as far as the impact of PNEP in changing pedagogic practices is concerned. Based on the results and impact caused by the training, where innovative strategies and methodologies were introduced, we can affirm that significant changes have occurred in the teaching practice. We would also like to point out the collaboration shown, promoting the creation of a learning community and a culture of sharing and knowledge building.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTafoi, Belisanda2011-08-19T23:43:06Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/528porTafoi, B. (2011). O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas. Revista Interacções,19(7),38-551646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.223342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
title O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
spellingShingle O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
Tafoi, Belisanda
Supervisão
Prática pedagógica
Comunidade de aprendizagem
title_short O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
title_full O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
title_fullStr O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
title_sort O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas
author Tafoi, Belisanda
author_facet Tafoi, Belisanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Tafoi, Belisanda
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Prática pedagógica
Comunidade de aprendizagem
topic Supervisão
Prática pedagógica
Comunidade de aprendizagem
description O enfoque deste estudo está colocado no papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas, a partir das percepções dos formandos que participaram na formação contínua, no Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), dirigido a docentes do 1º ciclo do ensino básico. A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que ocorreram mudanças nas práticas pedagógicas. O impacto das metodologias e estratégias inovadoras espelhou-se na dinâmica de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos. O contacto com a experiência de supervisão colocou estes docentes perante uma realidade que lhes devolveu um outro olhar acerca das suas práticas. Salienta-se ainda o trabalho colaborativo do qual emergiu uma comunidade de aprendizagem e uma cultura de partilha e construção conjunta de conhecimento. - The focus of this study is the supervision component of the Programme of Continuous Training in Portuguese (Programa Nacional de Ensino do Português – PNEP), intended for primary school teachers. Its purpose was to know and understand the perceptions of the teachers attending the course, as far as the impact of PNEP in changing pedagogic practices is concerned. Based on the results and impact caused by the training, where innovative strategies and methodologies were introduced, we can affirm that significant changes have occurred in the teaching practice. We would also like to point out the collaboration shown, promoting the creation of a learning community and a culture of sharing and knowledge building.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19T23:43:06Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/528
url http://hdl.handle.net/10400.15/528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tafoi, B. (2011). O papel da supervisão na mudança das práticas pedagógicas. Revista Interacções,19(7),38-55
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021782917120