UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Terezinha Severino da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araujo, Eline Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações e Sociedade
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem.
id FAMA-1_2a891936cbe85a9300976e81c790a75d
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/244
network_acronym_str FAMA-1
network_name_str Organizações e Sociedade
spelling UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADESupervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica.O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Terezinha Severino daAraujo, Eline Nunes de2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 127-1362237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244/201Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.27Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
title UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
Silva, Terezinha Severino da
Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica.
title_short UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_full UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
author Silva, Terezinha Severino da
author_facet Silva, Terezinha Severino da
Araujo, Eline Nunes de
author_role author
author2 Araujo, Eline Nunes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Terezinha Severino da
Araujo, Eline Nunes de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica.
topic Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem.
description O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 127-136
2237-4779
reponame:Organizações e Sociedade
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Organizações e Sociedade
collection Organizações e Sociedade
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1678016515378511872