UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações e Sociedade |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem. |
id |
FAMA-1_2a891936cbe85a9300976e81c790a75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/244 |
network_acronym_str |
FAMA-1 |
network_name_str |
Organizações e Sociedade |
spelling |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADESupervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica.O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Terezinha Severino daAraujo, Eline Nunes de2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 127-1362237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244/201Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.27Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE Silva, Terezinha Severino da Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica. |
title_short |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
UM BREVE OLHAR PARA A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: O SUPERVISOR NA CONTEMPORANEIDADE |
author |
Silva, Terezinha Severino da |
author_facet |
Silva, Terezinha Severino da Araujo, Eline Nunes de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Eline Nunes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Terezinha Severino da Araujo, Eline Nunes de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica. |
topic |
Supervisão Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Prática Pedagógica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem. |
description |
O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da Supervisão Pedagógica, identificando a importância do papel do supervisor pedagógico para a eficiência do trabalho do professor e melhoria do ensino-aprendizagem. Faz-se também uma reflexão sobre o papel da Supervisão Pedagógica no acompanhamento das práticas pedagógicas do professor e dos desafios do supervisor na contemporaneidade. Dentre os autores que fundamentam este trabalho se encontram: Alarcão (2001), Anjos (1988), Cambi (1999), Cardoso (2011), Ferreira (1999, 2003), Nérici (1986), Villas Boas (2011) e Ronca e Gonçalves (2011) e outros. Na elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, segundo Marconi e Lakatos (1992), é o levantamento de toda bibliografia já publicada, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com o material escrito sobre determinado assunto. A mesma pode ser considerada também como o primeiro passo das pesquisas científicas. As questões abordadas neste trabalho buscam contribuir, de modo significativo, para rever e repensar a ação supervisora realizada no cotidiano escolar, analisando os desafios do supervisor pedagógico na contemporaneidade, em busca de uma Supervisão Pedagógica participativa que valoriza o trabalho docente e prioriza a qualidade do ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/244/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 127-136 2237-4779 reponame:Organizações e Sociedade instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Organizações e Sociedade |
collection |
Organizações e Sociedade |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1678016515378511872 |